Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 13 fevereiro 2010

A Ilha das Pedras Brancas

13 de fevereiro de 2010 7

Sobrevoando a Ilha das Pedras Brancas, voltei a me questionar por que, até agora, as autoridades não tomaram a iniciativa de aproveitar aquele local como um ponto turístico.

Esses barcos que fazem passeios no delta do Guaíba (Cisne Branco, Noiva do Cai etc.) poderiam muito bem criar uma rota alternativa com parada nessa ilha, de onde se desfruta bela paisagem de ambas as margens.

O site www.popa.com.br, do velejador Danilo Chagas Ribeiro, apresenta farto material com fotos do interior da ilha e descrevendo a história e fatos ocorridos na ilha. O site também apresenta interessantes notícias e histórias sobre navegação.

Como se pode ver pelas fotos do site de Danilo, o local está completamente abandonado: o antigo prédio da casa da guarda foi depredado, levaram as telhas, o madeiramento, as portas e as janelas. Só ficaram em pé as paredes e o prédio da prisão, um autêntico bunker em concreto armado.

Permanecem também duas guaritas, como lembrança do seu passado como presídio.
Sugiro uma campanha para que aquele local seja revitalizado com uma boa infraestrutura para receber visitantes, com um cais ou trapiche, restaurante e um mirante.

Se fosse em um outro país, logo estaria repleto de visitantes em barcos particulares e de turismo.

*Por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros