Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 14 fevereiro 2010

Visitas de pássaros da região

14 de fevereiro de 2010 2

Texto e imagem enviados pela artista plástica Tenini (Teresinha Canini Avila, foto abaixo), moradora da Zona Sul

“Já contei que tenho bebedouros para beija-flores no sacadão da minha casa. Além dos beija-flores, são as maricotinhas que se deliciam com as águas açucaradas que coloco ali. Às vezes, me preocupo se estou fazendo bem ou mal aos passarinhos porque eles estão cada vez mais numerosos e mais rápidos em esvaziar os bebedouros. Mas sei que eles gostam aqui de casa.

Não sentem medo com a minha proximidade, nem da minha empregada, nem tampouco dos meus cães que se acostumaram com os pássaros e não os perseguem. Mas, se deixo a porta de entrada do salão e a porta que dá para sacada abertas, eles, sem cerimônia alguma, entram por uma e saem pela outra, e eu fico feliz por vê-los voar dentro de casa. Às vezes, eles se perdem atrás das cortinas e ficam se debatendo, e a gente tem de salvá-los conduzindo-os até à liberdade.

Mas, nesta semana, minha empregada achou uma maricotinha morta, embaixo do sofá. Como ela foi parar ali, não sei, nada percebi, não ouvi seu pedido de socorro, nem sequer barulho de asas. Fiquei triste de ver a maricotinha morta, já gelada, embaixo do sofá.

O que teria ocorrido? Teria se sentido mal e procurou abrigo ali? O consolo é que ela morreu sabendo que estava em lugar seguro e amigo. Assim como nós que esperamos morrer nos braços dos nossos entes mais queridos.

À tardinha, como uma homenagem à maricotinha que partiu, pássaros em profusão entoaram os mais belos cantos em trinados que me pareceram divinais.

Uma coisa tenho certeza: na outra encarnação, será bem possível que eu retorne como um pássaro alegre e saltitante, sempre em busca das doçuras de viver em liberdade, ainda que pague com a vida por ela.”