Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2010

Horário especial neste feriado

30 de abril de 2010 0

Neste feriado do Dia do Trabalhador, as redes de supermercados da Capital estarão fechadas. Nos shoppings, as lojas terão abertura opcional. Haverá passe livre nas linhas de ônibus da Capital.

No BarraShoppingSul, a parte de alimentação e lazer estará em funcionamento das 11h às 23h. As lojas têm abertura opcional, das 11h às 23h.

Conheça o Chico

30 de abril de 2010 0

Ele mora no Foro Regional da Tristeza e é o mascote da comunidade. Conheça um ganso muito especial, o Chico, e sua nova companheira, a Gisele.

Hoje, nas bancas da região

30 de abril de 2010 0

Hoje o ZH Zona Sul chega às bancas da região e às casas dos assinantes de Zero Hora recheado de informações sobre os bairros ao sul da Capital. Na capa, saiba como escapar do desvio da Avenida Coronel Marcos, que deve durar mais oito meses.

Além disso, há posts sobre deste blog publicados no caderno, a reclamação de um morador sobre fios que estão aparentes em uma das praças da Zona Sul e telefones e informações úteis para a comunidade – como os postos onde tomar a vacina contra a gripe A.

Para completar, conheça personagens do bairro, fotos de mascotes e um texto sobre a relação do uruguaio Carlos Arce com a região onde vive. Também um projeto da Escola Criare para tornar mais atrativo ensino da história da escrita para as crianças.

Tudo isso nas suas mãos. Aproveite.

Vamos criar um Zona Sul Tour?

28 de abril de 2010 5

Por Fernanda Nedwed, Conselho de Blogueiros

Uma vez passei uns dias em Fortaleza (CE), em companhia de uma família de lá, com a qual tive uma verdadeira aula de ‘Cearalogia’. Muito agradecida por isso, coloquei-me à disposição para quando viessem a Porto Alegre.

E aí, o que lecionar sobre ‘Gauchologia’? Por onde andar na minha cidade e, principalmente, o que mostrar, que caminhos percorrer da minha zona, a Zona Sul? Há dois anos, o pessoal veio a Porto Alegre, em uma viagem de um dia apenas. A minha criatividade sumiu e acabei apresentando somente a beira do rio e algumas ruas bem arborizadas da Assunção…

O que vocês teriam feito no meu lugar? Que tal montarmos, juntos, um roteiro turístico expresso para a Zona Sul? As edições anteriores deste caderno e do blog contêm várias dicas bacanas, pena que se encontram um tanto dispersas… Quem sabe conseguimos até formalizar o ‘Zona Sul Tour’ para a Copa de 2014? Quem se habilita?

Todas as idéias são muito bem-vindas!

Pensar na Zona Sul também para turistas

26 de abril de 2010 1

Por Pedro Augusto Toledo Moneiro, Conselho de Blogueiros

Como é bom viajar e conhecer lugares novos. Além de sair da rotina temos a oportunidade de absorver o que outros ambientes nos proporcionam ao apresentarem suas características endêmicas.

Muitas vezes somos influenciados por opiniões alheias que nos fazem gostar ou não de coisas e lugares que achamos interessantes de serem visitados. É isso que faz cada pessoa ser diferente uma da outra. Talvez isso explique, em parte, porque temos populações tão distintas convivendo juntas em determinadas cidades e regiões.

Pode-se dizer até que este aprendizado depende muito de nossa sensibilidade, pois diferentes interpretações podem ser tiradas quanto mais de uma pessoa se expressa ao ser questionada sobre o que achou de determinado lugar. Por isso, é importante conhecermos por nós mesmos o que temos curiosidade e nos interessa, se não, como poderemos ter saudade de algum lugar que nunca visitamos?

Mas o que tudo isso tem a ver com a zona sul de Porto Alegre? Simplesmente pelo fato de não vivermos em um mundo isolado onde nossas opiniões são desprezadas e as atitudes ignoradas. Temos a obrigação de contribuir para a criação e manutenção de um ambiente agradável para se viver, não bastando que a consideremos um espaço geográfico com um fim em si mesmo.

O valor de um povo não está apenas na cultura escrita mas principalmente na educação e nas atitudes que são praticadas e repassadas aos que nos assistem, sejam moradores ou turistas. Sendo assim, façamos a nossa parte da melhor maneira possível para que todos saibam que a nossa querida Zona Sul tem um papel muito importante em nossas vidas, e que necessitamos fazer dela um local agradável para morarmos, e sobretudo vivermos. Ela é uma extensão de nossa casa e um espelho de nossas atitudes, ficando claro para todos que a conhecem que somos um pouquinho da Zona Sul e ela é um pouquinho de nós também.

Que rua é essa?

24 de abril de 2010 3

Em Foco, por Arivaldo Chaves

A avenida retratada na foto começa na Avenida Eduardo Prado e se situa na Aberta dos Morros. Você sabe qual é? Escreva para zonasul@zerohora.com.br ou deixe um comentário neste post, até o meio-dia de segunda-feira. Participe!

Hoje, nas bancas da região

23 de abril de 2010 1

No ZH Zona Sul que chega hoje às bancas da região, vamos mostrar para você cinco pontos onde o cuidado deve ser redobrado, para evitar que tragédias como a que aconteceu com um motociclista na semana passada não se repita. Mostramos, ainda, que os leitores do caderno já haviam alertado para o problema das obras mal fechadas.

Além disso, há textos de leitores pedindo um trapiche novo e mais seguro em Ipanema e que os pórticos sejam melhores iluminados. Para completar, uma relíquia, um mapa que mostra o trajeto do trem pela Pedra Redonda.

Também contamos a história de Lucas Pilla de Oliveira Souto. Morador das Três Figueiras e estudante de Petrópolis, o colorado fanático pesquisou as torcidas do Inter, que preenchem o Estádio Beira-Rio a cada partida.

Divirta-se com o seu ZH Zona Sul.

Uma prisão em flagrante no Cristal

22 de abril de 2010 4

Por Carmencita Hessel, Conselho de Blogueiros

A Zona Sul, especialmente o Cristal, está cansada de tanto assalto, furtos de fios, de toda a ordem etc.

No dia 9, por volta das 8h30min, este jovem de quase 23 anos, entrou no Armazém Oriente Médio e roubou pacotes de cigarros e moedas para o consumo de crack. A nossa Brigada Militar chegou a tempo de pegá-lo após o mesmo ter passado por vários telhados de casa e se esconder em uma churrasquerira.

Este jovem está em liberdade provisória pelo artigo 155, e continua a praticar os mesmos delitos. Fui recebida pelo sargento Leal do 1° Batalhão de Polícia Militar, que me explicou que estes dados são alarmantes devido ao uso de crack por estes jovens, que não têm medo e estão prontos para qualquer ato.

Obrigada à valorosa Brigada Militar que, com seus parcos salários, ainda tenta nos defender. O Cristal agradece, mas precisamos de mais ação, mais polícia na rua e mais incentivo para o combate a este mal.

O circo chegou

21 de abril de 2010 0

Por Viviane Magalhães, Conselho de Blogueiros

Achei bem interessante o antes e o depois  da paisagem do BarraShoppingSul com as lonas do Cirque du Soleil, que neste mês começa as apresentações do espetáculo Quidam. Você pretende ir?

Cavalgada movimentará a Zona Sul amanhã

20 de abril de 2010 0

Será realizada amanhã a 17ª edição da Cavalgada de São Jorge Guerreiro. Centenas de cavaleiros percorrerão cerca de 15 quilômetros entre o Belém Novo e o Lami. A festividade integra o calendário turístico de Porto Alegre e é acompanhada pela Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A imagem acima, do percurso que será feito amanhã, foi enviado pelo Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda.

Belas imagens para começar a semana

19 de abril de 2010 0

Com as fotos que ilustram este post, enviadas pelo leitor Lucio Feliciate, do belíssimo pôr do sol de Ipanema, o Blog do ZH Zona Sul deseja uma ótima semana a todos os seus leitores.

Envie você também fotos da região. O e-mail é zonasul@zerohora.com.br

Atividade diferente na São Vicente Mártir

17 de abril de 2010 0

Texto e foto enviados por Cícera Helena Magalhães

“Faço parte do grupo de catequistas da Paróquia São Vicente Mártir, coordenado pela senhora Sônia Poester. No começo de abril, realizei com a minha turma a Via-Sacra da Ressurreição. Na Quaresma, celebramos o caminho da cruz e agora celebramos o caminho da luz. Refletimos e meditamos todas as estações que expressam a ressureição de Jesus. As crianças com muita alegria cantaram a grande notícia: ‘O ressuscitado vive entre nós’.”

Para enviar as atividades realizadas por sua paróquia, escola, clube ou confraria, escreva para zonasul@zerohora.com.br

A experiência de fazer o número 100

16 de abril de 2010 0

Por Carmencita Hessel (a blogueira acompanhou durante uma tarde a edição do caderno, em Zero Hora)

Na segunda-feira, passamos uma tarde de muito aprendizado (pelo menos para mim), na Redação de Zero Hora, para a edição nº 100 do caderno ZH Zona Sul. Estávamos a Morgana e eu – ambas fundadoras do blog, em fevereiro de 2009 – e tivemos o privilégio de estar esta presente na elaboração da centésima edição do nosso caderno

Fomos recebidas pela Thais Sardá (editora de ZH), que iniciou explicando os programas que utiliza para a elaboração do caderno. Nos apresentou os programas de computador utilizados. Aqui se começa a editar o caderno, sabe-se quantas páginas vai ter, quanto comercialmente está o mesmo (este resultado sai em porcentagem e sabe-se, comercialmente, como estão os espaços publicitários).

Também nos foi apresentado o News, usado para as trocas de mensagens internas dentro da Redação, e o espelho (a estrutura do caderno com a divisão editorial e comercial – como na foto acima, a imagem na tela do computador). Retrancas, no jargão jornalistico, que até podemos chamar de relatórios, onde estão os arquivos de texto para serem incluídos no caderno, e que se vê como ficará na página do jornal. Depois, sim, que o blog está sendo feito no WordPress.

Foi um momento inesquecível, obrigada a todos pelo carinho.

Hoje, o centésimo ZH Zona Sul

16 de abril de 2010 1

Leitor, o ZH Zona Sul que chega hoje às bancas da região ou à porta da sua casa é ainda mais especial. Chegamos à edição de número cem. Para comemorar, planejamos um caderno diferente, com 100% de participação de leitores.

Nas 12 páginas, você vai ver uma receita enviada pela blogueira Viviane Magalhães, o perfil de uma cabeleireira de Ipanema escrito pela blogueira Sabrina Jung, um novo capítulo do trem da Zona Sul desenvolvido por Janete Rocha Machado. Além disso, fotos e textos de leitores, sobre problemas – como a falta de limpeza do Arroio Guarujá – e memórias – como o texto pedindo imagens do chispa-chispa.

É um prazer levar até você nossa centésima edição. Lembre-se: para participar do caderno, com textos e fotos, basta escrever para zonasul@zerohora.com.br. Delicie-se.

Recepcionista canina em Ipanema

15 de abril de 2010 3

Por Sabrina Jung, Conselho de Blogueiros

Júlia é cabeleireira. Duda, sua cachorrinha de estimação. São tão amigas que não se separam nem na hora do… Trabalho.

Isso mesmo! Júlia atende há um ano em seu salão que fica em Ipanema. Tem tanto talento com as madeixas que chega a receber clientes de cidades vizinhas, como Canoas, Viamão e Alvorada.

Não estranhe se um dia você marcar uma escova no salão da Júlia e, quando tocar a campainha, uma criatura pra lá de fofa e animada vier te receber. É ela, a Duda. Ou como é mais conhecida: Dudinha. Dudinha é um sucesso no salão de Júlia. Todas as clientes já a conhecem. É tão querida que quando ligam para marcar hora com a Júlia, já aproveitam para mandar beijos para a Dudinha.

Júlia adora levá-la para passear no calçadão, mas não gosta nem um pouco do barulho dos carros de som. Dudinha, que é uma mistura muito divertida de Yorkshire com Pincher, gosta de restinho de picolé e de frutas. Seu pêlo, tão diferente, chama a atenção das pessoas por onde passa. Já chegaram a perguntar se ela era uma espécie de animal selvagem, para espanto da dona.

Tem só três aninhos, mas sua saúde foi seriamente abalada por uma doença causada por um carrapato. Aliás, um mal da Zona Sul no verão. Passaram por um período de sufoco, aonde Júlia chegou a temer pela vida de sua amiga e companheira de salão. Aliás, salão este que não era mais o mesmo, sem a Dudinha lá para receber as clientes quando a campainha tocava.

Mas graças ao carinho e cuidado de sua dona, ela conseguiu se recuperar e está de volta à ativa. E mais serelepe do que já era! Para felicidade de Júlia. E das clientes do salão!