Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2010

Domingo de mudanças no trânsito

29 de maio de 2010 0

Os moradores da Zona Sul e quem vai se deslocar no domingo para essa região de Porto Alegre devem ficar atentos ao trânsito. Em função do jogo entre Inter e Atlético-PR, às 16h, no Beira-Rio, haverá alterações em algumas ruas e avenidas próximas ao estádio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai disponibilizar 20 agentes para monitorar e organizar o tráfego. A partir das 14h, seis ônibus Futebol sairão do Largo Glênio Peres em direção ao Beira-Rio

Confira as mudanças:

Será bloqueada a conversão à esquerda na rua Otávio Dutra com avenida Padre Cacique

A avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) terá sentido único, Centro-bairro, a partir das 14h

Os veículos vindos da zona sul terão acesso pela Edvaldo Pereira Paiva somente até o estádio, a partir das 14h

A avenida Padre Cacique, sentido Centro-bairro, terá sua faixa de rolamento da esquerda dividida, para que os veículos sigam livremente a partir da lombada eletrônica

Conselheiros e donos de box locados ou fixos terão acesso ao estádio pelo portão de entrada do Gigantinho, pelo pórtico principal na Padre Cacique ou pela Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio)

O estacionamento do estádio, com entrada pelo pórtico principal da Avenida Padre Cacique, é para sócios e não sócios. Com a lotação esgotada do espaço, ele terá o acesso bloqueado

Modificações de trânsito para o final do jogo Será bloqueada a conversão à esquerda na Otávio Dutra com Padre Cacique Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) terá sentido único, bairro-Centro, a partir dos estacionamentos

Veículos que saem dos estacionamentos da avenida Padre Cacique poderão retornar pela avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) ou pela rótula da Padre Cacique com Taquari

Largada oficial na duplicação da Diário

28 de maio de 2010 0

Foi dada a largada para a segunda etapa da duplicação da Avenida Diário de Notícias. O prefeito José Fortunati assinou, nesta sexta-feira, a ordem de serviço para o começo das obras. A retomada dos trabalhos será entre as avenidas Guaíba e Wenceslau Escobar.

A via deve receber pavimentação, nova rede de drenagem, sinalização, iluminação. A ciclovia também deverá ser concluída. A expectativa é que os serviços sejam concluídos em três meses. Isso, claro, se o tempo ajudar.

A Diário de Notícias já teve 1,6 quilômetro duplicado entre as avenidas Chuí e Guaíba. O investimento na obra é de cerca de R$ 14 milhões.

Uma edição especial para fechar maio

28 de maio de 2010 0

A última edição do ZH Zona Sul de maio chega nesta sexta-feira às bancas. O legal é que já na capa o leitor vai deparar com uma boa notícia: a retomada dos trabalhos de duplicação da Avenida Diário de Notícias, reivindicação antiga dos moradores.

Na seção Minha Turma, um dos destaques é a movimentação cultural no Colégio Marista Ipanema, que, por meio de duas iniciativas bacanas, aproximou ainda mais a gurizada da literatura, do cinema e de outras expressões artísticas.

Como é tradição no ZH Zona Sul, os moradores também manifestam suas reclamações quanto aos serviços, à infraestrutura e a outras questões envolvendo o cotidiano nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Então, é só correr para uma das bancas da região (no caso de assintantes de Zero Hora, aguardar a chegada do jornal) e curtir mais uma edição fresquinha. Aproveitem!

Cristal terá Feira da Saúde

27 de maio de 2010 0

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Divisa está organizando a Feira da Saúde, que pretende levar à população do bairro Cristal informações sobre prevenção de doenças, educação em saúde e outras orientações. O evento será na Associação Amigos do Cristal (Rua Curupaiti), das 9h às 16h.

A programação conta com estandes temáticos, oficinas, serviços em saúde e até distribuição de escovas de dente e creme dental. A saúde ambiental também será abordada na feira por meio de apresentações de trabalhos. E já que as atividades ocorrem num fim de semana, atrações culturais também têm vez na Feira da Saúde. Haverá espaço com apresentações artísticas e o Brincalhão, ônibus da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, artesanato e brechó.

Quarta-feira é dia de Boteco

25 de maio de 2010 0

O Ponto de Cultura da Assunção prepara os últimos detalhes para mais uma edição do Boteco em Homenagem às Mulheres. O evento será nesta quarta-feira, dia 26, e vai entregar o Troféu Margarida (foto ao lado) para seis mulheres de muita garra, exemplos de dedicação em suas comunidades e de compromisso com o mundo em que vivem.

O nome da honraria tem tudo a ver com as homenageadas. A margarida é uma flor aparentemente frágil, mas que é capaz de sobreviver aos ambientes mais adversos. O troféu foi criado por Maria Rosa Velho, uma das integrantes da oficina de papel artesanal do Ponto de Cultura da Assunção. O legal é que a estrutura relembra fatos importantes na ascensão feminina dentro da sociedade, como a conquista do direito ao voto.

O Boteco será na sede do Ponto de Cultura da Assunção (Rua Bororó, 21), na sede da Associação Comunitária Sargento Raimundo Correa Garcia, às 20h, e promete uma noite animadíssima, regada a muito samba.

Confira quem são as homenageadas:

Maria Carmosina Vieira Cruz

Maria Iara Santos Deodoro

Cândida Gonçalves da Silva

Marta Susana Pinheiro Siqueira

Jussara Nunes de Melo

Rosângela Fischer Reckziegel

Há perigo também na Avenida Cavalhada

24 de maio de 2010 0

Texto enviado por Sandra Thiesen Suñol

Lendo a matéria sobre a Avenida Otto Niemeyer no caderno ZH Zona Sul, observo que, lamentavelmente, poucas são as ruas de Porto Alegre que não enfrentam problemas de desreipeito à vida, com motoristas “correndo alucinadamente”. Moro no Menino Deus, próximo à esquina da Rodolfo Gomes com a Múcio Teixeira, e, diariamente, tenho muita dificuldade para atravessar a Mucio. Apesar de existir uma sinaleira na esquina com Botafogo, os carros passam em altíssima velocidade e, frequentemente, não respeitam sequer a faixa de segurança da própria sinaleira.

Trabalho na Avenida Cavalhada, outro local perigosíssimo, na frente da Escola Santa Teresa de Jesus. Apesar de três sinaleiras bem próximas, os carros não respeitam a sinaleira de pedestre em frente à escola, colocando em risco os pedestres, entre eles, crianças pequenas que chegam e saem da escola. Antigamente, havia, pelo menos nos horários de entrada e saída da escola, agentes da EPTC controlando o tráfego. Hoje, isso não existe. Se o pedestre atravessar logo que o sinal abre para ele corre o risco de morrer atropelado em cima da faixa de segurança, tal a velocidade que passa a maioria dos veículos, mesmo vendo que o sinal está fechado.

A Rua Santa Flora, sentido único da Avenida Cavalhada para a Campos Velho é outra pista de corrida, somente para citar algumas onde transito diariamente.

Ponto de táxi na mira das reclamações

22 de maio de 2010 2

Texto enviado por Morgana Glaudi Laux, do Conselho de Blogueiros

No final de abril, um dos taxistas do ponto localizado na Rua Armando Barbedo, na esquina com a Wesceslau Escobar, no bairro Tristeza, declarou, durante entrevista, que está insatisfeito com a estrutura onde os veículos estão estacionados. Wesceslau Dantas, motorista há 24 anos na região, revelou que os passageiros também apontam queixas em relação ao estacionamento oblíquo.

Os condutores dos táxis criticam a mudança da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizada há mais de um ano. Para os 20 taxistas que estão localizados no ponto, há dois problemas por ele ser oblíquo: após o embarque do passageiro, o carro precisa sair em marchá a ré, possibilitando acidentes de trânsito, e o cliente reclama nos dias de chuva. Perto do local, há um shopping e uma lanchonete. No horário de pico, para sair com o automóvel, taxistas dependem do bom senso dos motoristas.

Insatisfeito, Wesceslau Dantas recorreu à Câmara de Vereadores para mudar a organização do local. Na EPTC, segundo o motorista, há um croqui com alterações viáveis.

– Queremos só mudar esse ponto, não queremos mais carros, por exemplo. Isso só depente dela (EPTC) – afirmou.

Wesceslau Dantas, assim como outros taxistas, tem como objetivo fazer melhorias para os usuários do sistema de táxi:

- Eu quero que o carro fique embaixo do abrigo, e os passageiros possam entrar sem se molhar nos dias em que está chuvendo. É o único ponto de Porto Alegre em que tu sais de ré.

Alterações no trânsito da Zona Sul

21 de maio de 2010 0

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou mudanças no trânsito de algumas ruas da Zona Sul nos próximos dias. Confira as alterações para não perder a viagem:

Bloqueio de ruas

Av. Icaraí (entre as ruas Tamandaré e Cel. Claudino) – Ficará em 1/3 de pista, até o dia 3 de junho, das 9h às 17h

Rua José Domingos Varela (entre as ruas Cel. Massot e Stephan Zweig) – Interrompida até o dia 2 de junho, das 9h às 17h

Rua Márcio Dias (entre as ruas Canto e Melo e Gregório da Fonseca) – Em meia pista até o dia 2 de junho, das 9h às 17h

Av. Cavalhada (entre as ruas João Vedana e Otto Niemeyer, sentido bairro/Centro) – Em 1/3 de pista até o dia 30

Av. Alcides S. Severiano (próximo à Av. Francisco Silveira Bittencourt) – Em meia pista até o dia 30

Rua Victor Cravo Teixeira (perto da Rua Rodolfo Herschdorfer) – Interrompida até o dia 17 de junho

Festa para celebrar a família

21 de maio de 2010 0

Texto enviado pelo leitor Alfredo Fedrizzi, sobre a Festa da Família, realizada em 15 de maio, na Aldeia da Fraternidade, na Tristeza

Logo na abertura do evento, foi fácil perceber que a comunidade acolheu a proposta de participação das diversas pessoas que compõem as famílias. Além da trivial presença das mães e pais das crianças, a festa foi apreciada por avós, primos, tios, tias, vizinhos, padrastos, madrastas e amigos dos educandos. Não sabíamos que a adesão seria tão forte. Um ônibus foi fretado para deslocar as famílias da Aldeia do Módulo Hípica. Convém lembrar que esse foi o nosso primeiro evento com a presença efetiva deles.

As apresentações dos educandos dos três programas foram a abertura da festa. Em seguida, a assistente social Manoela (nossa querida Mano) foi homenageada pelos colegas de trabalho e pela comunidade assistida, com direito a uma linda declaração de gratidão feita pela avó de quatro educandos. Afinal, dia 15 foi o Dia do Assistente Social. As atrações foram bem aproveitadas por todos. Filas se formaram para o acesso ao brechó, aos brinquedos e às oficinas. Foi muito gratificante oportunizar momentos de integração entre os educandos e seus familiares.

Ao circular pela festa, foi possível ver mães e filhos desenhando, avós brincando, pais jogando futebol, mães pintando as unhas, crianças fazendo e recebendo massagens de seus cuidadores, pessoas dançando e aproveitando cada momento com sua família. A comunidade educativa se envolveu com a proposta. Contamos com o apoio do pai de uma criança, que é DJ para embalar a festa com músicas do início ao fim. Algumas mães ajudaram na distribuição de pipocas e na limpeza dos espaços.

A festa terminou às 17h, com um mutirão de recolhimento de lixo e organização dos espaços envolvendo todos. Nossa mensagem final: “Há muitas maneiras de ser uma família. Sua família é especial independentemente do tipo que ela é.”

Mais uma edição caprichada nas bancas

21 de maio de 2010 0

E chega mais uma sexta-feira e, com ela, outra edição caprichada do ZH Zona Sul, que circula em nove bairros do sul de Porto Alegre e para assinantes de Zero Hora nessa região. Entre os destaques, está a preocupação dos moradores com a falta de respeito dos motoristas aos limites de velocidade na Avenida Otto Niemeyer.

Na seção O Nome, os leitores poderão conferir a história de Maria Sulamita Giffoni, 86 anos, uma professora aposentada que se dedica à pintura e faz da arte uma aliada das causas sociais. Claro, não faltam as divertidas fotos do Meu Mascote e os registros fotográficos históricos da coluna Em Foco. Não percam!

Ajuda para manter a praça limpa

20 de maio de 2010 0

Texto e foto enviada pelo leitor Carlos Arce

Olhem uma propaganda inteligente de uma marca de ração para cachorros que colocou, na Praça João Bergmann, na Vila Assunção, um dispensador de sacos plásticos, para incentivar o recolhimento de dejectos dos animais

Padre Cacique abre espaço de convivência

19 de maio de 2010 0

Com o objetivo de aumentar a integração com a comunidade, o Asilo Padre Cacique inaugura na quinta-feira, 20/05, às 15h, o Centro de Convivência. Os idosos moradores da instituição e seus familiares, assim como idosos da comunidade, terão um espaço de promoção do envelhecimento ativo, fortalecendo a autonomia, a saúde e a socialização.

O centro vai disponibilizar oficinas e cursos gratuitos como informática, oficina de pão e cuca, alfabetização, oficina literária, aulas de expressão corporal, dança, hidroginástica, oficinas de jogos (como pife), oficina de chás e flores caseiros, entre outros. Os cursos estão com as inscrições abertas e podem ser feitas pelos telefones 3233-1691 e 3233-5725 ou na Avenida Padre Cacique, 1.178.

Festa na Aldeia da Fraternidade

15 de maio de 2010 0

A Aldeia da Fraternidade (Rua Dona Paulina, 700, Tristeza) realiza hoje, 15 de maio, a Festa da Família. A partir das 14h, o local estará aberto à comunidade. Confira a programação:

14h: recepção das famílias e divisão por cores (com fitas no pulso) para a participação guiada nas oficinas

14h30min: abertura do evento com discurso do presidente

14h40min: apresentações dos educandos

15h: abertura das atividades, com brechó, brincadeiras e atrações

17h: encerramento com a entrega de lembrancinhas confeccionadas pelos educandos.

Outras atrações ao longo do sábado serão jogos cooperativos, futebol, cama elástica, piscina de bolinhas, Espaço Zen, Canto da Arte, Espaço da Beleza, dança e distribuição de pipoca. Participe!

Uma delícia de baguete no Iberê

14 de maio de 2010 0

O Grupo Press Gastronomia conquistou dois prêmios na edição 2010 do Guia Comer & Beber, da Veja Porto Alegre: sanduíche e restaurante brasileiro, o Bah. É possível conferir o cardápio na região: nas cafeterias do BarraShoppingsul e da Fundação Iberê Camargo e no restaurante, também no Barra. Abaixo, a receita do sanduíche vencedor.

Sanduíche Francesco

Ingredientes:

- Um pão baguete

- Manteiga com sal

- Cinco fatias de queijo prato

- Cinco fatias de presunto

- Rúcula

- Seis meia-rodelas de tomate Longa Vida

Modo de fazer:

Abrir o pão baguete. Passar a manteiga na parte de dentro do pão. Colocar, primeiramente, as fatias de presunto. Por cima do presunto, colocar as cinco fatias de queijo, distribuindo bem. Levar ao forno por, em média, quatro minutos a 180ºC – até derreter bem o queijo. Retirar do forno. Acrescentar as fatias de tomate dentro da baguete. Acrescentar a rúcula.

Hoje, nas bancas da região

14 de maio de 2010 0

No ZH Zona Sul que circula hoje, na região, a matéria de capa é do leitor-repórter Daniel Fraga, morador do bairro Cristal e estudante de Jornalismo. Intrigado com o fenômeno da multiplicação de guaritas de segurança privada na zona sul da Capital, Daniel foi atrás desses profissionais e mostrou com funciona a contratação dos vigias.

Além disso, a matéria da edição passada, sobre as podas que prejudicam o trânsito, teve efeito sobre a prefeitura. Já no final de semana foram realizadas intervenções nos pontos citados no caderno. Para completar o seu ZH Zona Sul, um questionário sobre a região com a maquiadora Nani Souza.

Outros assuntos: o desfile de uma noiva, durante um Chá de Panela, no meio da Avenida Wenceslau Escobar, o carinho do leitor Roberto Pelegrini Coral pela Praça Souza Gomes, na Tristeza, e um buraco na calçada que preocupa moradores da Rua Porto Calvo.