Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2010

A Icaraí vira um lago

31 de agosto de 2010 1

Por Pedro Augusto Toledo Moneiro, do Conselho de Blogueiros do ZH Zona Sul

Algumas coisas que acontecem em nossa vida são compulsórias e não temos escolha sobre seus desígnios. Um exemplo disso são os fenômenos climáticos que se apresentam e se retiram quando a natureza julga prudente e necessária sua aparição. Por vezes, somos compelidos ao calor ou ao frio extremo causando mal-estar e certas limitações e dissabores quando sua estada é prolongada, dando a impressão de que essa situação é interminável.

Além disso, temos a chuva que muito embora, às vezes, seja possível prever sua chegada, quando em excesso, traz transtornos e revela alguns problemas estruturais que nossa cidade tem. Quantas vezes tu já não pensaste “Bah, se chover muito vai alagar a Avenida Icaraí“?. Certamente muitas. O que incomoda não é apenas a questão de mobilidade que o excesso de chuva traz, mas a inoperância que a prefeitura demonstra em não ter uma solução definitiva para um problema conhecido como esse.

Se fosse algo imprevisível, mas não. É um fato que se sabe de sua existência e moléstia e não se resolve. Os moradores da Zona Sul até já sabem quais são os pontos críticos em que isso ocorre. Portanto, não seria o momento da prefeitura fazer um mapeamento dessas áreas e elaborar um planejamento para solucionar essa questão dos alagamentos?

Sabemos que a natureza é soberana e pode até não pedir licença quando se manifesta, mas não é por isso que temos de viver à mercê de uma situação incômoda que pode ser contornada com planejamento e trabalho sério. Uma obra que precisa ser feita para a população e que não se concretiza, impacta principalmente na crença de que os responsáveis pela execução da obra não trabalham pelo bem comum, e isso nos leva a crer que pagamos caro para ter muitos benefícios e recebemos o mínimo.

Sarau literário encerra agosto

30 de agosto de 2010 0

O último dia de agosto foi reservado para mais um Sarau Literário Zona Sul. Nesta terça-feira, a partir das 19h30min, Cristina Macedo celebra a 19ª edição da iniciativa que reúne música e boa poesia. O ponto de encontro é o Iaiá Bistro (Rua Chavantes, 636, Assunção).

Ronald Augusto fará o show da noite, em voz e violão. O sarau é aberto ao público e já se tornou um dos tradicionais eventos literários da Zona Sul.

Vale conferir!

Música e sapateado no Praia de Belas

28 de agosto de 2010 0

O primeiro andar do Shopping Praia de Belas recebe, neste domingo, às 18h, o espetáculo JAM – Dos Pés à Cabeça, Sapateado & Música, do Grupo Experimental Groovin’Tap, que une música ao vivo e dança.

O grupo apresenta diversos gêneros musicais (jazz, baião, funk, tango e samba) em uma linguagem jovem e moderna. No elenco, Nicola Spolidoro (violão), Rodrigo Panassolo (baixo, violão, harmônica e voz), Rafael Marques (percussão) e Matheus Kleber (acordeon e teclados).

Caroline Bicocchi, Gabriela Santos e Leonardo Dias comandam os sapatos sob direção cênica de João Pedro Madureira e Vinicius Meneguzzi e produção de Antônia Spohr Moro. A entrada é franca. Informações pelo fone 3131-1700.

Passeio de bike na Zona Sul

27 de agosto de 2010 2

Outra novidade envolvendo o Paseo Zona Sul, shopping que em breve abre as portas na Avenida Wenceslau Escobar: a rede de estacionamentos Moving, responsável pelas 170 vagas que serão oferecidas no local, vai promover um passeio de bicicleta na Zona Sul. Saída da Wenceslau, 1.823.

No sábado e no domingo, entre 10h e 17h30min, moradores e visitantes da região a partir de 16 anos terão 10 bicicletas à disposição para curtir a paisagem. O passeio poderá durar até uma hora. Para garantir as pedaladas, o participante precisará apresentar a carteira de identidade e assinar um termo de utilização do veículo. A Moving ainda fornecerá capacetes e pretende promover o evento, chamado Moving Bike, em outros finais de semana.

Nova edição da Pier

26 de agosto de 2010 0

O Chairs Resto Lounge (Dr. Barcelos, 43, Tristeza) será o endereço do lançamento da 8ª edição da Revista Pier. O evento ocorre nesta sexta-feira. O tema da vez da publicação é a forma como a revista trata assuntos como moda, cultura, esportes, lazer, entre outros. A Pier também está com uma ação social, em que os leitores podem doar alimentos e agasalhos.

São Vicente Mártir em festa

26 de agosto de 2010 0

Texto de Arocildo Bueno, sobre as festividades na Igreja São Vicente Mártir (Rua Victor Silva, 186)

“Falar em Simplicidade, humildade, fidelidade, entrega total, coragem, ardor e fé, é falar de São Vicente Mártir. Diácono espanhol, natural de Huesca, filho de família nobre. Desde menino entregue à direção de Dom Valério, bispo de Saragossa, teve sua formação na piedade e instrução na ciência da religião e nas letras humanas. Recusando-se a adorar os deuses do Império, foi vítima de tortura até a morte. Mas, para ele, foi uma honra morrer por Jesus Cristo.

Para nós, é uma graça termos tal exemplo de vida como padroeiro de nossa paróquia. Por isso, neste final de semana, conduzidos pelo nosso pároco, padre Sérgio Belmonte, estamos em festa. Celebrando o nosso padroeiro, que há 45 anos vem intercedendo a Deus e a Nossa Senhora pela nossa igreja.”

Programação

Sexta-feira

20h - Noite das Pastorais, Movimentos e Serviços

Tema: Caridade, Oração e Ação

Sábado

18h30min - Noite dos Jovens e Crianças

Tema: “Centenário da Arquidiocese de Poa” Encenação da Vida de São Vicente Mártir

Domingo

Festa do padroeiro

9h15min - Carreata com benção dos veículos

10h - Missa Solene

Meio-Dia - Almoço festivo

Informações: 3268-1509.

Obra do Paseo para ver na internet

25 de agosto de 2010 1

A Goldsztein Patrimonial, empresa do Grupo Goldsztein, organizou um site interativo para os moradores mais curiosos da Zona Sul acompanharem a evolução da construção do Shopping Paseo, previsto para inagurar em setembro.

No espaço virtual, o passo a passo desde as fundações até a conclusão do projeto. Além disso, há fotos atualizadas diariamente. Quem quiser bisbilhotar no futuro shopping da Avenida Wenceslau Escobar pode acessar http://www.paseozonasul.com.br/

O empreendimento promete aproximadamente 90 pontos comerciais, entre lojas e escritórios, exclusivamente para locação, estacionamento coberto para mais de 170 vagas, setor de facilidades, praça de alimentação, entre outras atrações.

Ajudar é chique

24 de agosto de 2010 0

O Centro de Reabilitação São João Batista, o Educandário, está precisando de ajuda, e contribuir pode garantir novidades no seu guarda-roupas. A partir desta quarta-feira, até sexta, a instituição está organizando um Brechó Chic na Zona Sul. Roupas novas e usadas de boas marcas, acessórios e sapatos estarão à disposição do público na Casa Amarela, loja de móveis e decoração na Avenida Wenceslau Escobar, 1.631, que cedeu espaço para a iniciativa.

É que a dona da loja, Maria Eva Carvalho, já foi vice-presidente do Educandário e sabe bem as necessidades do lugar que há mais de 70 anos se dedica a cuidar de crianças e adolescentes pobres e portadores de deficiências.

O brechó é uma das formas de colaborar. Alimentos, roupas, material de higiene e limpeza e voluntários também são bem-vindos. A instituição, que fica em Ipanema, ainda aceita doações em dinheiro por meio de depósitos no Banrisul (agencia 0085, conta corrente 06.031.666.0-6, CNPJ: 92967702/0001-67) e via FunCriança. Informações pelo fone 3246-5655.

Café com nome de fruta

22 de agosto de 2010 0

Por Carmencita, do Conselho de Blogueiros

Paula Macedo Brickmann (foto) é dona do Café Cereja, na Rua Almirante Delamare 245 (Rua dos Arcos), na Tristeza. O lugar é acolhedor e com muitas curiosidades. Oferece sopa ao meio-dia (sempre três tipos), empréstimo e locação de livros, wireless e telentrega. O nome da cafeteria vem do próprio café, que, quando maduro, parece com a cereja.

A Paula é administradora e seu hobby é ser goumert. Ela mesma faz as sopas, mas seu carro-chefe é o café do mercado, também vendido ao público para ser passado em casa. A torta Amsterdã faz o maior sucesso. É um creme de manteiga com chocolate branco, creme de leite e pedaços de chocolate preto. A empada no prato, o cachorro-quente e os beirutes (sanduíches prensados) também são atrações no lugar, atendido pela própria Paula, pela Patrícia e pela Ana Luangela.

Vale a pena aproveitar os bons livros, as revistas, os jornais do dia e o maravilhoso café.

Adolescer no Colégio Ipanema

21 de agosto de 2010 0

O Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, foi comemorado no Colégio Marista Ipanema com a apresentação da peça Adolescer, no salão de eventos da escola. Na plateia, alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a da 3ª série do Ensino Médio.

O espetáculo tem a direção e roteiro de Vanja Ca Michel e promove a reflexão sobre temas como drogas, baladas, bullying, sexualidade, déficit de atenção em esquetes inteligentes, humoradas e criativas sobre o cotidiano da gurizada. Adolescer já foi vista por mais de 100 mil pessoas em 50 cidades.

Noite de cair no samba

20 de agosto de 2010 0

A sexta-feira vai terminar em ritmo de samba. O Bistrô Zona Sul promove, a partir das 20h30min, uma roda de samba com o grupo Inspirasamba. Clássicos do ritmo devem integrar o repertório dos músicos. Couvert artístico a R$ 3. O Bistrô Zona Sul fica na Avenida Wenceslau Escobar, 1.973, loja 2. Informações: 3029-5969

Por escrito, um pedido de ajuda

20 de agosto de 2010 0

Mais um ZH Zona Sul chega às bancas e às casas dos assinantes de Zero Hora. Como sempre, o caderno vem recheado de informações importantes para quem vive na região, reclamações de leitores, sugestões e dicas legais para desbravar os bairros. Mas a reportagem de capa tem um sabor especial: trata de solidariedade.

O Educandário São João Batista, instituição que soma mais de 70 anos de apoio a crianças deficientes, está precisando de ajuda. Faltam alimentos, materiais de higiene e limpeza e até voluntários para dar conta da assistência a 130 crianças de famílias pobres.

O ZH Zona Sul mostra como ajudar a instituição e conta um pouco do trabalho grandioso que profissionais e apoiadores do Educandário tentam manter vivo. Dessa vez, a reportagem, sempre preocupada em ser a voz dos moradores da Zona Sul, quer ecoar nos ouvidos dessas comunidades, para que escutem o apelo de uma casa que esteve sempre aberta para ajudar. Boa leitura!

Chá beneficente na AABB

19 de agosto de 2010 0

Já estão à venda os ingressos para o tradicional chá beneficente da AABB Porto Alegre. O evento, em sua 23ª edição, ocorre no sábado, às 15h30min, no Salão Ipanema (Avenida Coronel Marcos, 1.000)

Durante o encontro, além de muitos quitutes, haverá sorteios de brindes, e os participantes poderão conhecer as tendências da próxima estação no desfile das lojas Portella Mulher, LipStick Girls e Auguri Jóias.

Ingressos a R$ 20 na Central de Atendimento do Clube ou com as patronessesda festa. A renda do evento será destinada às entidades assistidas pelo Grupo Bem-Me-Quer e à Apae. Informações 3243-1021.

Ruas esburacadas

18 de agosto de 2010 0

Na Déa Coufal, tapa-buracos tenta amenizar problemaTexto enviado por Gustavo Maciel, do Conselho de Blogueiros do ZH Zona Sul

Em minhas andanças pela Zona Sul, seja de carro ou a pé, tenho percebido que cada dia que passa a pavimentação das ruas piora ainda mais. Isso vem ocorrendo há algum tempo, e os motivos são diversos, como por exemplo obras, movimentação de veículos de grande porte, perfurações e até mau acabamento das vias. A grande quantidade de chuvas e o desleixo com a manutenção também ajudam.

Esse fato pode não parecer algo muito importante e até passar despercebido para as pessoas que não fazem uso de automóveis próprios, mas, de certa forma, elas acabam sendo atingidas também. A passagem de ônibus em Porto Alegre é uma das mais caras do país, a manutenção dos veículos das frotas de transporte público é um dos fatores que influenciam esse valor para as empresas prestadoras desse serviços. Com as ruas esburacadas e em péssimas condições para trafegar, os ônibus e lotações acabam sofrendo com isso.

Podemos citar também os ciclistas, que acabam se arriscando ao desviar de buracos em meio aos carros. O jeito é cobrarmos das autoridades competentes que observem melhor esses fatos que estão ocorrendo agilizar melhorias para reparar os estragos causados pelas chuvas, agora que o tempo começará a estabilizar e que o acabamento das obras seja feito com uma melhor qualidade, deixando as vias com a mesma qualidade, ou melhor, de que se encontrava.

Educandário precisa doações

13 de agosto de 2010 1

O Centro de Reabilitação São João Batista, conhecido como Educandário, está precisando do apoio da comunidade. Como o trabalho da entidade, que fica em Ipanema, só é possível com doações, toda a ajuda será bem-vinda. Roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza são as maiores urgências no momento.

Há 70 anos, o Educandário promove a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências físicas ou mentais de famílias pobres. Entre os serviços oferecidos estão tratamentos de fisioterapia, hidroterapia, psicologia, serviço social e fonoaudiologia. Informações sobre como ajudar pelo fone 3246-5655 ou pelo e-mail comunicacao@educandario.org.br.

O Centro de Reabilitação São João Batista fica na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, em Ipanema, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sugestões de doações: Farinha de trigo e milho, açúcar, fermento, achocolatado, ovos, enlatados como milho, ervilha, sardinha, suco em pó, produtos de higiene e limpeza, roupas e sapatos

Doações em dinheiro com depósito em conta corrente:

Banrisul

Agência: 0085

Conta corrente: 06.031.666.0-6

CNPJ: 92967702/0001-67