Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2010

Pebolim em tempo real na web

30 de setembro de 2010 0

Texto e foto enviados pelo professor Cassiano Noimann Leal

Foi realizado na última quarta-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, o 1º Torneio de Pebolim com transmissão ao vivo pela internet. Organizada e desenvolvida pelo professor de Educação Física Cassiano Noimann Leal, em parceria com o estagiário de informática Bruno Porto da Silva, a atividade envolveu cerca de 120 alunos de diversas turmas.

Os participantes receberam certificados, e os melhores de cada turma (campeões e vice-campeões) receberam medalhas personalizadas alusivas ao evento, assim como os campeões e vice-campeões gerais da escola. Foi uma atividade diferenciada tanto pela modalidade esportiva quanto pela inovação tecnológica, transmitindo o que estava ocorerndo em tempo real a quem quisesse assistir. Certamente, foi um marco na rede municipal de educação da Capital. Na foto, a turma B23.

Lembranças de Iberê

30 de setembro de 2010 0

Outubro começa com novidades na Fundação Iberê Camargo. A partir deste sábado, a exposição Os Meandros da Memória apresenta o olhar do curador francês Jacques Leenhardt sobre a trajetória de Iberê Camargo. São 52 obras – 14 pinturas, 30 desenhos, 7 gravuras e uma foto – expostas no quarto andar da instituição.

Leenhardt, que é diretor da Escola de Altos Estudos Sociais em Paris e presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (Aica), baseou o trabalho em um longo garimpo sobre documentos, cartas, entrevistas e textos literários, principalmente sobre o livro de memórias Gaveta dos Guardados, escrito pelo artista e recentemente relançado pela editora Cosac Naify.

A mostra também comemora os 15 anos da Fundação Iberê Camargo e estará aberta ao púbico até 3 de abril. A Fundação Iberê Camargo fica na Avenida Padre Cacique, 200, e abre de terça a domingo, do meio-dia às 19h e, nas quintas-feiras, do meio-dia às 21h.

Música para fechar o mês farroupilha

29 de setembro de 2010 0

Para fechar com chave de ouro o mês dos festejos farroupilhas, a Fnac recebe nesta quarta-feira, às 19h30min, a dupla César Oliveira e Rogério Melo, que lança o CD Cantiga para Meu Chão, um resgate de grandes canções do início da carreira dos dois músicos.

O playlist ainda contará com músicas inéditas e já antecipa o que deve ser o próximo trabalho da dupla, a ser lançado no ano que vem. O pocket-show ocorre no Fórum Fnac Porto Alegre (BarraShoppingSul) e tem entrada franca. Vale conferir!

Nova pista da Diário deve ser liberada nesta quinta-feira

28 de setembro de 2010 0

Começa a contagem regressiva para a liberação da segunda pista da Avenida Diário de Notícias, no novo trecho duplicado. A previsão é que, na quinta-feira, os veículos já possam usar a nova faixa. Assim, a pista que ficou pronta primeiro deixa de ter duas mãos e servirá apenas para o fluxo no sentido bairro-Centro.

No começo desta semana, os operários trabalham na pintura da sinalização e nos últimos reparos nos acessos secundários da via. Falta colocar duas sinaleiras para garantir a liberação da nova pista.

Educandário precisa de brinquedos

27 de setembro de 2010 0

O Centro de Reabilitação São João Batista precisa de doações para a Festa do Dia da Criança, que deve ocorer na primeira semana de outubro, em data a ser confirmada. A entidade pede jogos pedagógicos, livros infantis e brinquedos diversos para distribuir para 130 crianças que são atendidas no local.

A festa será aberta ao público. Para maiores informações sobre como ajudar o Educandário entre em contato com Eveline Borges Streck no fone 3246-5655 ou pelo email comunicacao@educandario.org.br

A professora que se tornou empresária

26 de setembro de 2010 1

Por Sônia Faillace

Irene de Moraes Streck mora na Vila Assunção – mais precisamente na sua principal artéria, a Avenida Pereira Passos. Sua história se soma a de todas as mulheres inovadoras do século 20 e 21 que tomaram a decisão de romper com o velho modelo da existência feminina e obtiveram sucesso e satisfação em atividades que, há algum tempo, eram exclusivamente masculinas. Assim, uma legião de executivas reinvindicou um lugar para a mulher no mundo dos negócios.

Nada estava pronto neste novo universo de trabalho feminino. Foi preciso esforço, conhecimento de mercado, coragem, ousadia e competência para que elas fossem reconhecidas nos seus setores de trabalho. Munida de todas essas qualidades, Irene - logo após a sua aposentadoria do magistério estadual - resolveu investir numa fatia do mercado que ainda era incipiente no Brasil: a decoração natalina. O bom gosto e a delicadeza para a decoração sempre fizeram parte de sua personalidade. Inspirada nos motivos natalinos que viu durante uma de suas viagens aos Estados Unidos – para visitar seu filho Adroaldo, que lá residia -, resolveu importar lindos e modernos enfeites nalinos.

Assim, em 1994, nasceu a empresa I M Streck, conquistando sucesso já nos primeiros quiosques abertos nos principais shoppings da nossa Capital. Entusiasmada com a aceitação de seus produtos, Irene resolveu ir direto às fontes que abasteciam os revendedores americanos, situadas no mercado asiático. Novas perspectivas de negócios se abriram ao visitar essas feiras.

Há mais de 15 anos, a empresa participa de três feiras na capital paulista. Seu negócio se expandiu tanto que ela pediu a participação em tempo integral do seu filho Paulo, que é engenheiro, e da ex-colega de magistério Marilene Aozani. O show room na Pereira Passos que atende exclusivamente a lojistas recebe pedidos de todo o país. Além de ser um orgulho para a Zona Sul, a I M Streck é, também, uma referência no mercado de decoração.

Os patins vão deslizar na Zona Sul

25 de setembro de 2010 0

Cerca de 170 atletas vão deslizar na Zona Sul durante o fim de semana. O Ginásio Campestre Macabi vai sediar a 1ª Copa AABB de Patinação, que deve contar com a participação de 10 clubes. O evento começa às 10h de sábado e segue até a tarde de domingo.

Os competidores disputarão prêmios nas modalidades livre, figuras obrigatórias, free dance, dupla livre e dupla de dança. Os ingressos estão à venda no ginásio, que fica na Avenida Coronel Marcos, 1.345, Pedra Redonda, a R$ 5. Outras informações pelo telefone (51) 8125-5700.

Passeio ao Morro do Osso

24 de setembro de 2010 0

A 14ª Semana da Bicicleta/Mountain Bike, evento da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), chega em sua reta final, mas os moradores da Zona Sul ainda podem aproveitar as atividades.

Neste sábado, está programado um passeio ecológico no Morro do Osso. A largada será da Praça da Tristeza, às 9h30min. Se o tempo estiver bom, vale a pena pegar a bike e curtir a paisagem na companhia de outros ciclistas e celebrar o uso desse meio de transporte que faz bem ao  ambiente e ainda garante boa forma.

Zona Sul ganha Tudo Fácil

24 de setembro de 2010 0

Os moradores da Zona Sul pediram e levaram. A Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado inaugura, na próxima terça-feira, uma unidade da Central de Serviços ao Cidadão – TudoFácil na Avenida Wenceslau Escobar, 2.666. Essa reivindicação havia sido feita no começo do mês por lideranças comunitárias da Tristeza que fazem parte do Grupo Empresarial Tristeza (GET) e integram o Centro de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção.

A Central de Serviços ao Cidadão – TudoFácil foi inaugurada em Porto Alegre em 1° de junho de 1998 para concentrar, em um único espaço, os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos. Atualmente, a rede conta com duas unidades de atendimento presencial (Centro e Zona Norte) e com o Portal TudoFácil Eletrônico (http://www.tudofacil.rs.gov.br/).

Diariamente, são atendidos mais de 8 mil pessoas nas duas unidades presenciais. Agora, os moradores da Zona Sul poderão ter acesso a certos serviços, como fazer a carteira de identidade e de trabalho e retirar atestado de antecedentes criminais, sem precisar sair da região.

Viva o Centro na Zona Sul

24 de setembro de 2010 0

O projeto Viva o Centro a Pé sairá dos domínios da região central para visitar a Zona Sul neste sábado. Os participantes serão levados ao Jockey Club do Rio Grande do Sul e à Fundação Iberê Camargo (foto). A saída está marcada para as 10h, do totem do Caminho dos Antiquários, na Rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho. A visita será de aproximadamente duas horas.

Quem quiser garantir lugar no passeio deve fazer a inscrição pelo e-mail viva ocentroape@gmail.com ou pelos telefones 3333-1873 e 3289-3738. O valor é um quilo de feijão, um litro de óleo de cozinha ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais de Porto Alegre.

A caminhada será orientada pelo professor de História da Arquitetura e Projeto Arquitetônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Cláudio Calovi Pereira, doutor em Arquitetura pelo MIT (Cambridge, EUA). Mais informações em www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Um túnel no caminho de todos

24 de setembro de 2010 0

Alguns leitores poderão se indagar ao deparar com o ZH Zona Sul desta sexta-feira: que diabos faz esta reportagem sobre as obras do Túnel da Conceição no caderno da Zona Sul? Pode parecer estranho, mas a primeira reforma da estrutura não é assunto só para quem vive na área central de Porto Alegre. Ela deve afetar a vida de vários moradores, mesmo daqueles que vivem bem longe dali, como é o caso das pessoas que moram na Zona Sul.

A partir deste sábado, as ruas Garibaldi e Santo Antônio mudarão de sentido, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deve começar a orientar os motoristas que trafegam na região sobre as alterações.

O túnel é usado por milhares de pessoas e é um dos principais acessos à Capital e à rodoviária da cidade. Ele também é um dos caminhos que levam os moradores da Zona Sul ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Por esses e por outros motivos, o ZH Zona Sul também achou conveniente dar destaque ao assunto. Tudo para garantir o máximo de informações possível aos moradores. Além das alterações em função da reforma do túnel, esta edição mostra como os candidatos destas eleições estão irritando os moradores da região com suas propagandas. É mais uma edição caprichada para os nossos leitores! Aproveitem!

Encontro discute violência na escola

23 de setembro de 2010 0

O Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, e a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus estão unidos para combater a violência escolar. A proposta do projeto Escola Sem Violência – idealizado pelo professor Aloízio Pedersen e em prática na instituição de ensino desde 2006 – será a base de um evento sobre o tema.

O encontro Violência Escolar Tem Saída! nesta sexta-feira, das 14h às 17h30min, no auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) pretende debater com a gurizada medidas para tornar a escola um local de paz. A programação será integralmente comandada por alunos do projeto e inclui um seminário sobre bullying, ilustrado com vídeos, músicas, teatro, cartazes e blogs.

O alvo do evento são alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio das redes municipal e estadual da Capital. Cada escola poderá inscrever até cinco estudantes e um professor, que receberão pastas com material e certificados. As inscrições vão até esta quinta-feira, pelos fones 3295-1201 e 3395-1174 ou pelo caoinfancia@mp.rs.gov.rs. Os participantes podem levar brinquedos para a campanha que o Ministério Público está organizando para o Dia da Criança.

Os inscritos deverão ser selecionados em suas escolas com o intuito de serem multiplicadores de ações de combate à violência. Eles retornarão ao mesmo espaço, em 5 de novembro, para relatar as atividades que fizeram em prol da paz em sua escola. Saiba mais nos blogs padrereuscontraobullying.blogspot.com, padrereuscontraasdrogas.blogspot.compadrereusartecontraviolencia.blogspot.com.

Abertura do Paseo Zona Sul

22 de setembro de 2010 1

Há pouco, jornalistas e convidados conheceram em primeira mão o Paseo Zona Sul, novo shopping da região que começa a funcionar nesta quinta-feira na Avenida Wenceslau Escobar, na Tristeza. A obra, da Goldsztein Patrimonial, levou cinco meses para ficar pronta e deve ser mais uma opção de compras e lazer na Zona Sul.

A proposta do Paseo é ficar o mais próximo possível de um ambiente natural, bem ao estilo e gosto dos moradores da Zona Sul. Serão mais de 40 lojas, espaço de recreação, praça de alimentação com gastronomia variada, além do Paseo Office, área de escritórios e consultórios. Fique de olho nos horários e vá conferir a novidade.

Paseo Zona Sul

Onde fica – Avenida Wenceslau Escobar, 1.823, Tristeza

Horários

De segunda a sábado _ 10h às 22h

Domingo _ 14h às 20h

Parte do setor de alimentação terá horários ampliados e funcionará também nos domingos ao meio-dia

Acessos

Para pedestres - Somente pela Wenceslau Escobar

Pelo estacionamento - Há dois acessos, um com escada e elevador, e outros, com escada

Estacionamento

R$ 3 - Até duas horas 

R$ 1 - A cada hora adicional

R$ 4 - Preço único das 18h às 2h30min. A partir das 2h30min, R$ 1 por hora adicional

Um papo com Carpinejar

21 de setembro de 2010 0

Quem ainda não tem programa para a noite desta terça-feira chuvosa não pode perder o bate-papo que a Fnac está promovendo a partir das 19h30min. O escritor Fabrício Carpinejar, vencedor do 51º Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas, estará conversando com o público sobre seu novo livro, Mulher Perdigueira (Editora Bertrand).

O encontro tem lugares limitados (60 disponíveis), por isso, é importante fazer reservas antecipadas e garantir lugar nesse encontro, que promete bom humor e discussões interessantes. A entrada é franca. O Fórum Fnac fica no BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300, sala 1121). Informações 3396-2035.

Remo no Guaíba

20 de setembro de 2010 0

A Associação Atlética Banco do Brasil de Porto Alegre (Coronel Marcos, 1.000) está disponibilizando aulas de remo, esporte que trabalha vários músculo e aumenta a força e a resistência.

As atividade são ministradas pelo professor José Ricardo Contieri, que atuou como técnico da seleção brasileira entre 1997 e 2002 e de 2006 a 2008. São oferecidas duas turmas de escolinha, a partir de 12 anos.

A única obrigatoriedade para participar é saber nadar. As aulas ocorrem sempre no Guaíba e de acordo com a disponibilidade de horários e de barcos. Outras informações na Central de Atendimento da AABB pelo fone (51) 3243-1021.