Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2010

Seminário discute estudo de impacto de vizinhança

30 de novembro de 2010 0

Dezembro começa com uma boa discussão na Zona Sul. Nesta quarta-feira, a Região de Planejamento 6 (RP6), com o apoio da Secretaria Municipal do Planejamento e da Escola Estadual Padre Reus, promove o Seminário Estudo de Impacto de Vizinhança, tema que tem tudo a ver com o momento da região, alvo de grandes empreendimentos e de novas construções que modificam a paisagem e o cotidiano dos moradores.

O evento será na Escola Padre Reus (Avenida Otto Niemeyer, 650, Tristeza), às 19h30min, e contará com palestras do secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely, e da arquiteta e mestre em Planejamento Urbano Denise Bonat Pegoraro. Depois da apresentação dos dois palestrantes, o público poderá participar com sugestões e perguntas. É uma boa oportunidade para discutir o estudo de impacto de vizinhança e suas implicações no desenvolvimento da cidade.

Aquarelarte abre exposição inspirada em janelas

29 de novembro de 2010 0

Tem artista da Zona Sul espraiando sua arte para outros cantos da cidade. O grupo Aquarelarte, que tem integrantes da região, inaugura hoje uma exposição Janelas de Porto Alegre e Outros Lugares no Salão Adel Carvalho, da Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255). São 30 aquarelas inspiradas nas janelas de prédio e casas, aproveitando os detalhes de diferentes estilos arquitetônicos.

As obras são de 13 artistas, coordenados pela professora Elisabeth Laki Gatti, moradora Vila Assunção. Além de Laky Gatti, formam o grupo Alice Hansen, Armando Bianchi, Djenane Luce, Elsa Avancini, Ilse Gebler, Jessi Freitas, Luiz Carlos Teixeira, Marlene Cafrruny, Nara Jobim de Azevedo, Regina Veríssimo, Vera Rossi e Úrsula RCW.

A exposição pode ser visitada até 17 de dezembro, de segundas a quintas-feiras, das 9h às 18h, e nas sextas-feiras, das 9h às 16h, e até as 15h no último dia. Informações: 3220-4392. A entrada é franca.

Domingo é Dia do Guaíba

28 de novembro de 2010 0

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) promove neste domingo o Dia do Guaíba, na Praia de Ipanema. O evento, comemorado sempre no último domingo de novembro, começa às 16h30min, próximo ao banco dos namorados Haverá dinâmica de grupo com a comunidade e, às 18h, show acústico de Rogério Armando.

A previsão é de que as atividades se encerrem com o pôr do sol, um atrativo a parte para tudo o que rola às margens do homenageado. As comemorações têm apoio de EPTC, SME, Bar Travessia, Águas Itati e Ervateira Vier.

Decoração natalina natural no Paseo

27 de novembro de 2010 0

Quem visitar o Paseo Zona Sul neste fim de semana vai encontrar o espaço totalmente redecorado. Cogumelos gigantes, musgos, troncos e elementos naturais integram o cenário especial de natal que o shopping vai exibir até 7 de janeiro. O Bosque Natalino contará com 18 peças feitas de plantas podadas em formato ornamental que reproduzem a figura de animais silvestres.

A decoração tem tudo a ver com a proposta do shopping de manter o ambiente ligado à natureza, ao estilo dos moradores da Zona Sul. Pelo menos 18,3 mil lâmpadas devem iluminar as peças e uma árvore de Natal de sete metros de altura. A novidade promete encher os olhos do público.

Largada para ampliação do posto do Camaquã

26 de novembro de 2010 0

Foi assinada pelo prefeito José Fortunati a ordem de início da obra de ampliação do Posto de Saúde da Família São Vicente Mártir, bairro Camaquã. O prefeito José Fortunati assinou hoje a ordem de serviço da obra de ampliação do PSF São Vicente Mártir, no bairro Camaquã.

A solenidade ocorreu dentro de mais uma edição do projeto Prefeitura na Comunidade, que, desta vez, visitou comunidades da região Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), que inclui bairros como Camaquã e Cavalhada. A ampliação do posto, atualmente fechado, deve facilitar o acesso da população ao atendimento básico de saúde. Moradores do Camaquã estão recorrendo ao posto da Tristeza, longe demais especialmente para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

No roteiro do prefeito pela Zona Sul, ele ainda inaugurou uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Campos do Cristal.

Esportes radicais em Ipanema

26 de novembro de 2010 0

Quem ainda não foi conferir o Festival de Kitesurf, dos Jogos Radicas de Porto Alegre, tem até domingo para marcar presença na praia de Ipanema e acompanhar as disputas. para a regata stand up, as inscrições estão abertas até hoje nas escolas de Kite e Sup e, no sábado, até o meio-dia, no local do evento. Interessados devem pagar R$ 50 e doar uma peça de roupa. Informações pelos fones 051- 8152-9779 ou 7814-1296.

Comente as novidades na rótula da Otto com a Wenceslau

26 de novembro de 2010 0

Quem nunca ficou à beira de um ataque de nervos com o trânsito na rótula entre as avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemeyer? Talvez poucos, mas certamente os moradores da Zona Sul responderão um sonoro sim para a pergunta. Neste ponto, a Empresa Pública de Transporte e Cir5culação (EPTC) instalou semáforos, que começaram a funcionar na terça-feira passada.

A edição desta sexta-feira do ZH Zona Sul coloca em discussão a medida, que faz parte de um projeto de revitalização da Otto iniciado em outubro e com previsão de término para o primeiro trimestre de 2011. A via  recebeu sinalização horizontal, como pintura de cruzamentos, faixas de segurança e limites de velocidade.

A próxima etapa será o reforço da sinalização vertical da avenida. Entre a Avenida da Cavalhada e a Rua Silvio Silveira Soares, o estacionamento será proibido e está prevista a construção de um canteiro perto da Rua Gramado, para forçar a redução de velocidade, devido à presença de uma escola e de uma parada de ônibus nas proximidades. Mas certamente a instalação das sinaleiras no cruzamento da Otto com a Wenceslau é o que mais chama a atenção de quem circula pela região.

Ainda é cedo para dizer se os semáforos resolverão o problema de congestionamentos na rótula nos horários de pico e se, com eles, os pedestres se sentirão mais seguros a atravessar as avenidas. Vale ficar atento às mudanças. Aproveite que o tema está em pauta e deixe aqui no blog um comentário sobre a medida adotada. Boa leitura

Zona Sul recebe Salão Náutico do Mercosul

25 de novembro de 2010 0

A tradição dos esportes aquáticos da Zona Sul trouxe para a região um dos grandes eventos nesse segmento. A partir deste sábado até 5 de dezembro, a quarta edição do Salão Náutico do Mercosul deve ocupar uma área de cinco mil metros quadrados, anexa ao BarraShoppingSul. Por lá, os visitantes encontrarão lanchas, veleiros, Yachts, Jets, infláveis, acessórios náuticos, automóveis e imóveis de alto padrão, além de oportunidade de negócios no setor.

O evento promete montar um paradouro às margens do Guaíba, com mais 1,2 mil metros quadrados de área social, com restaurantes e um píer. O acesso ao salão poderá ser por terra, utilizando o estacionamento do shopping, ou por água, atracando na Marina do Paradouro. O horário de visitação será das 11h às 22h

Testes drive nas embarcações, cursos ligados ao setor náutico, competições esportivas e exposições fotográficas, compõem as atrações especiais do evento. Mais detalhes no http://www.salaonauticodomercosul.com.br/

Escritores da região autografam no Paseo

25 de novembro de 2010 0

Os fiés leitores do ZH Zona Sul já estão por dentro da vocação literária da região. São vários os escritores que se aventuram no mundo das letras, e alguns deles marcaram presença na última Feira do Livro de Porto Alegre. Quem perdeu a chance de conhecê-los no evento da Praça da Alfândega terá mais uma oportunidade nesta quinta-feira.

A livraria Estação dos Livros, no Paseo Zona Sul, promove sessões de autógrafos com quatro escritores da região. A partir das 19h30min, Alcir Nicolau Pereira, com a obra Poemas de Letras e de Números, Ana Luiza Panyagua Etchalus, autora de Alma Basca – Tudo o que Tem Nome Existe, Basildes Santos Martins, que assina Kraka – O Domínio da Classe Rapinante, e Franklin Cunha, autor de A Raiz da Esperança, estarão autografando suas obras.

O quarteto já figurou no ZH Zona Sul em uma reportagem da edição de 5 de novembro sobre os escritores da região que levariam seus livros para a feira. A sessão desta quinta-feira é aberta ao público.

Sobre os escritores

Alcir Nicolau Pereira – Morador do bairro Camaquã, divide seu tempo entre a literatura e a Enfermagem.Já publicou 11 livros além de ter participado de várias coletâneas.

Ana Luiza Panyagua Etchalus – Nascida em Pelotas, morou 20 anos na Tristeza e reside atualmente na Pedra Redonda. Estreou como escritora este ano na Feira do Livro, quando lançou a obra que aborda suas origens familiares. Para a redação do livro, a autora viajou até Euskadi, o País Basco, que fica entre o norte da Espanha e o sudoeste da França

Basildes Santos Martins – Engenheiro de 80 anos, trocou os números pelas letras e lançou sua obra na Feira do Livro deste ano. A ideia do título para o livro Kraka – O Domínio da Classe Rapinante veio de uma visita a uma fábrica socializada em Coimbra, Portugal. Com essa experiência o autor decidiu chamar de kraka, uma classe social que ganha mas não produz trabalho útil.

Franklin Cunha – Morador da Assunção, ée médico aposentado e está em seu terceiro livro. Fez mais de cem ensaios sobre política, economia e outros temas da atualidade. Em 2005, o autor ganhou o prêmio de melhor livro de crônicas pela Associação Gaúcha de Escritores com a obra A Lei Primordial.

Fiés preparam romaria na Zona Sul

24 de novembro de 2010 0

Os devotos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós já estão se preparando para a quinta edição da romaria dedicada à santa. No dia 4 de dezembro, a imagem será levada, em carreata, da Igreja São Vicente Mártir (Rua Victor Silva, 186, Camaquã) até a Igreja Nossa Senhora das Graças (Av. Wenceslau Escobar, Tristeza). A procissão partirá dessa igreja, às 9h do dia 5 de dezembro, até a Igreja São Vicente Mártir, onde será celebrada uma missa campal.

Mas as manifestações de fé começam bem antes. Desta quinta-feira até o dia 3, ocorre a novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na Igreja São Vicente Mártir, templo que, por iniciativa do padre Sérgio Augusto Belmonte, promove a novena desde 2005, às quartas-feiras, às 6h30min, às 9h30min, às 15h30min e às 19h.

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós começou em Augsburg, na Alemanha há aproximadamente 300 anos atrás. É invocada como aquela que ajuda os fiéis a enfrentar aflições queos tornam infelizes e pessimistas. No Brasil, há santuários de Nossa Senhora Desatadora dos Nós no Rio de Janeiro, em Campinas (SP) e em Porto Alegre na Igreja São Vicente Mártir.

Confira a programação com os temas da novena preparatória

25 de novembro

20h30min – Projeto de Deus, com padre Roque Machado

26 de novembro

20h30min – Família, Santuário da Vida, com o padre Luciano Massulo

27 de novembro

20h30min _ Família, escola de valores humanos e cristãos, com o padre José Antônio Sauthier

28 de novembro

20h30min – Família, a exemplo de Maria, escuta a palavra, com o padre Cláudio Mosso Damé

29 de novembro

20h30min – Família, acolhe Jesus como Salvador, com padre Alexandre Griebler

30 de novembro

20h30min – Família, berço ads vocações, com padre Jaime Caspary

1º de dezembro

20h30min – Família, cuidadora da vida, com padre Túlio Wavigniak

2 de dezembro

20h30min – A igreja na programação da família e bênção da torre e das reformas, com dom Dadeus Grings

3 de dezembro

20h30min – Família missionária, com padre frei Carlos Sebastiany

Começam a funcionar sinaleiras na rótula da Otto com a Wenceslau

23 de novembro de 2010 0

A partir de hoje, os motoristas que circularem pela rótula da Wenceslau Escobar com a Otto Niemeyer, na Tristeza, deverão ficar atentos à nova sinalização. Os semáforos que foram instalados na semana passada começaram a funcionar na manhã desta terça-feira. Os equipamentos fazem parte de um projeto de revitalização da Otto, iniciado em outubro e com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2011.

Pela primeira etapa do plano, a sinalização horizontal, como pintura de cruzamentos, faixas de segurança e limites de velocidade, foi reforçada. A próxima fase será melhorar a sinalização vertical, que inclui a instalação de placas. Para 2011, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretende colocar entre suas prioridades a revitalização da Avenida Wenceslau Escobar, sempre fonte de reclamação entre motoristas e moradores

Fotógrafa da Zona Sul ganha prêmio nacional

23 de novembro de 2010 0

Tem morador da Zona Sul fazendo bonito por aí. A fotógrafa Roberta Borges, que vive na Tristeza, venceu o Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010, na categoria Revelação (prêmio nacional) com o ensaio Passatempo. A premiação é voltada a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil. Nesta edição, pelo menos 24,9 mil trabalhos foram analisados.

O ensaio Passatempo conta com sete fotografias que têm como temas o mar e o tempo. Os trabalhos ficarão expostos no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, e integrarão o acervo da instituição. Na próxima quinta-feira, Roberta deve participar da premiação na capital paulista.

A fotografa foi a primeira campeã brasileira de surfe em 1985 e começou suas experiências com as câmeras aos 16 anos. A relação fotografia/mar ganhou força depois que ela passou sete meses na Califórnia, nos Estados Unidos. De lá para cá, o life style do surfe entrou no foco do trabalho da moça, que, de volta ao Brasil, publicou suas fotos nas revistas Fluir, Fluir Girls, Alma Surf, Voe GOL,TPM, SulSports e nos sites Waves, Surfers Village (EU) e Lat.34 (USA). Confira o ensaio vencedor no http://www.robertaborges.com.br/

Reminiscências Sava Clube

22 de novembro de 2010 2

Texto e foto enviados por Vitor Guerra Sporleder

Hoje com 68 anos de existência, a maioria dos seus próprios sócios desconhece a verdadeira origem do Sava Clube, que começou suas atividades em 26 de julho de 1942, quando um grupo de moradores da Vila Assunção se reuniu para fundar a Sociedade Amigos da Vila Assunção (Sava). Quase nada se consegue da história do período imediatamente posterior à sua fundação, a não ser que perdeu boa parte de sua área original em processos de usucapião.

Em 1967, sua denominação passou a ser Sava Clube, e o ingresso ao quadro social foi expandido a todos os porto-alegrenses, mas suas modestas atividades continuaram as mesmas. Para tentar dar um novo alento ao clube, foram colocados à venda títulos de sócios remidos, os chamados Títulos Ouro, mas a venda não correspondeu à expectativa. Atualmente alguns proprietários desses títulos estão pensando em fazer valer os direitos de remidos já que o Conselho Deliberativo desconsiderou a remissão e decidiu pela cobrança de taxas não cabíveis a esse tipo de título.

O auge das atividades sociais do Sava Clube foi na década de 80, quando jantares e bailes eram realizados, inclusive com grandes conjuntos musicais. Lembro-me bem da época em que fui vice-presidente social, quando foram promovidos vários eventos, como Jantar à Italiana, Noite das Rosas, Noite de Queijos e Vinhos, jantares femininos, jantares só para homens, bailes de Carnaval, jantares da Comenda do Por do Sol e outros que faziam a alegria dos sócios, principalmente dos casais, que abrilhantavam essas festividades. Até mesmo um bloco carnavalesco o clube formou. Havia um grande congraçamento com os melhores clubes sociais da Capital.

O Sava Clube era presença constante nas crônicas sociais, principalmente na coluna do jornalista Saul Junior, de Zero Hora. A partir da década de 90, assim como os demais clubes de Porto Alegre, o Sava deixou morrer suas atividades sociais externas e passou a cuidar apenas de suas instalações para o lazer familiar de seus sócios que, costumeiramente, utilizam suas churrasqueiras internas e quadras de tênis e futebol.

Com uma localização privilegiada à beira do Guaíba, uma área invejável _ com a única piscina se sobrepondo às águas, quadras de tênis e de futebol, além de atracadouro para veleiros e lanchas, e com uma sede modesta mas que atende ao seu reduzido quadro de aproximadamente 200 sócios ativos _, o Sava Clube, apesar de reformas que o modernizaram fisicamente, atualmente tem se restringido ao atendimento dos sócios “barqueiros” e à locação de seus salões para festas e eventos. Mesmo no verão, na temporada de piscinas, a freqüência de sócios e familiares é muito baixa se levarmos em consideração o potencias de sua estrutura.

Apesar de tudo, é um clube tradicional da Zona Sul e vem se mantendo, modestamente, com a reduzida participação de seu quadro social. Vamos torcer para que ele se desenvolva e consiga novamente alcançar uma posição de destaque entre os clubes sociais de Porto Alegre. Estamos na torcida.

Clima de Natal no comércio

20 de novembro de 2010 0

A Casa Amarela já está no clima de Natal. O espaço já conta com uma exposição de guirlandas, pingentes e de artigos de decoração de mesas natalinas no Alisson da Wenceslau. A partir do dia 1º de dezembro, haverá uma feira de produtos voltados para os festejos de fim de ano.

Os artigos são artesanatos de artistas plásticos que mandam bem em arte francesa e telas. Uma dica para quem gosta de deixar a casa no clima natalino.

Poesia e ilustrações no Atelier do Bonde

19 de novembro de 2010 0

Quem gosta de poesia e design gráfico tem encontro marcado neste sábado no Atelier do Bonde (Avenida Otto Niemeyer, 1.173). Às 19h, será aberta uma exposição de poemas ilustrados da professora Karen Raquel Tanski Paraná.

Os textos ganharam representações desenhadas por um grupo de ilustradores e estudantes de Designer da Uniritter. À fotógrafa Luísa Hervé coube organizar o material. O texto de apresentação é do autor e jornalista Sergio Becker. Vale conferir a novidades.