Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de março 2011

Rafinha Bastos na Fnac

31 de março de 2011 1

Ainda dentro da programação comemorativa aos 239 anos de Porto Alegre, a Fnac promove um encontro com Rafinha Bastos (foto), nesta sexta-feira, às 19h, na loja do BarraShoppingSul.

O comediante lançará o DVD A Arte do Insulto, registro do primeiro solo de seu stand-up comedy após quatro anos de apresentações pelo país. No espetáculo que o projetou, Rafinha destila humor e muita polêmica. O DVD traz nos extras um documentário de 30 minutos com o primeiro show dele em sua cidade natal, Porto Alegre. A entrada é franca.

Lajotas estão sumindo do calçadão de Ipanema

30 de março de 2011 2

Texto e foto enviado pelo blogueiro Luiz Pedro Borgmann

Sou frequentador do calçadão de Ipanema quase que diariamente. Como sabemos, esse calçadão, devidamente pavimentado com lajotas de basalto, passa pelos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, em uma extensão de aproximadamente 4 km. Na passagem do calçadão pelo bairro Espírito Santo (proximidade do mirante dos arcos), estão ocorrendo furtos das pedras e, como se pode ver pelas fotos, algumas parecem ter sido retiradas recentemente. É oportuno mencionar que naquele local também já se registraram furtos no sistema de iluminação, em parte desativado pelo motivo apresentado, o que impossibilita passar por ali à noite por motivos óbvios.

A reportagem do ZH Zona Sul levou o problema apontado pelo blogueiro para a prefeitura. O comandante da Guarda Municipal, Roben Roges Martins, explica que durante o verão, os guardas mantiveram patrulhas pela orla, da Usina do Gasômetro a Ipanema. Foi verificada a existência de algumas peças retiradas ao longo do passeio, e a questão seria encaminhada à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). A assessoria de imprensa da secretaria garantiu que o problema seria encaminhado à Divisão de Conservação de Vias Urbanas para avaliação e manutenção.

Sarau literário homenageia Scliar

28 de março de 2011 0

A volta do Sarau Literário Zona Sul, tradicional evento cultural da região, será em grande estilo. Nesta terça-feira, o Iaiá Bistrô (Rua Chavantes, 636, Vila Assunção) recebeu Cíntia Moscovich e Abrão Slavutsky.

A primeira edição de 2011 será dedicada ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, morto no final de fevereiro. O evento está amrcado para as 19h30min e é coordenado e apresentado por Cristina Macedo, uma incansável divulgadora da produção literária da região. A entrada é franca.

Inscricões para o debut da AABB

25 de março de 2011 0

Meninas entre 13 e 15 anos que quiserem participar do Baile de Debutantes da AABB já têm compromisso na agenda para este sábado. Nesse dia, o clube de Ipanema vai receber as inscrições para a edição deste ano da festa.

As debutantes participarão de atividades pré-debut, entre agosto e outubro. Nas aulas, elas receberão lições de valsa, maquiagem, etiqueta, participarão de sessão de fotos e de ações socioambientais, além da tradicional festa jovem.

Para controlar a ansiedade, as meninas poderão compartilhar dicas e experiências sobre o universo das debutantesno blog http://www.debutantesaabb.blogspot.com/

Guaíba mais baixo

24 de março de 2011 1

Texto enviado pelo blogueiro Luiz Pedro Borgmann

 Como sabemos, a falta de chuvas nos últimos dias também atingiu o nosso Guaíba. Para quem passa com frequência pelas margens do curso d’água, especialmente em Ipanema, pode observar o recuo devido ao volume das águas estar reduzido. As fotos registram isso no bairro Ipanema, junto ao trapiche, no calçadão.


Feirão da Spaan em abril

24 de março de 2011 0

A Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) já agendou o primeiro Feirão Beneficente do ano. O evento será no segundo sábado de abril, dia 9, na sede da entidade, na Avenida Nonoai, 600. O evento pretende arrecadar recursos para manter os cerca de 150 idosos que vivem na Spaan.

Os visitantes poderão comprar roupas novas e usadas, sapatos, móveis, eletrodomésticos usados por valores simbólicos, a partir de R$ 1. As peças foram doadas pela comunidade. O que excede às necessidades ou não pode ser aproveitado pelos idosos é colocado à venda no feirão. Esta será a 53ª edição do evento, que começa às 9h e segue até as 17h.

A beleza da alvorada na Zona Sul

22 de março de 2011 0

O blogueiro José Augusto Roth acordou cedinho hoje e registrou as belas imagens que a alvorada desta terça-feira reservava aos moradores da Vila Assunção. As fotografias foram feitas na direção oeste e mostram que a Lua foi dormir mais tarde. Roth não perdeu tempo e enviou os cliques para compartilhar com os leitores do blog.


Brigada Militar visita a Redação

21 de março de 2011 1

Na tarde desta segunda-feira, a redação do ZH Zona Sul recebeu a visita do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM), tenente-coronel Clóvis Reis da Silva Júnior, e do subcomandante do batalhão, o major Evandro José Horn. A dupla veio conversar com a equipe para adiantar novidades e planos para a região.

No próximo dia 29, a Brigada Militar fará uma reunião com lideranças comunitárias da Zona Sul e de outros bairros da área de abrangência do 1º BPM para alinhavar uma parceria entre população e BM no combate à violência. O encontro será na AABB, na Avenida Coronel Marcos, e os detalhes estarão na próxima edição do ZH Zona Sul.


Copa Cidade de Porto Alegre movimenta clubes da região

19 de março de 2011 0

Tem movimentação nas águas do Guaíba neste fim de semana. Sábado e domingo, o Clube dos Jangadeiros sedia a 17º Copa Cidade de Porto Alegre para embarcações da classe Oceano. A competição terá cinco categorias e deve reunir mais de 100 velejadores nas regatas com largada e chegada na raia da Tristeza, em frente à Ilha dos Jangadeiros.

Os clubes da região, Veleiros do Sul, Iate Clube Guaíba e do Sava Clube, já garantiram presença no evento. Nos dois dias de regatas, a sinalização para a largada das provas será feita às 13h. Os resultados e premiação das classes RGS Geral, Divisão A, Divisão B, Estreannte, J-24, Microtoner, Solitário e Velejaço ocorrem no domingo, às 19h, no deck do restaurante da Ilha dos Jangadeiros.

Rock genuíno da região

18 de março de 2011 0

Neste ano, a banda Cartel da Cevada, que tem moradores da Zona Sul entre seus integrantes, completa seis anos. O grupo começou em uma garagem do Cristal, misturando letras escrachadas com o bom bairrismo gaúcho e, como eles costumam dizer “no melhor estilo Gildo de Freitas e Velhas Virgens”.

A turma promoveu muitos showrrascos neste lugar, e muitas bandas passaram por lá. Uma iniciativa curiosa da banda é interpretar no palco o Hino Rio-Grandense, com a bandeira do Estado em punho. A banda venceu o Pré-Cosquin e levou o nome do Rio Grande do Sul para Córdoba, na Argentina, no dia 13 de fevereiro deste ano. Suas influências musicais são Black Sabbath , Kiss, AC/DC e mais atualmente por Corrosion of Conformity, Black Label Society e Spiritual Beggars.

O Cartel da Cevada é formado por Ígor Assunção (vocal e guitarra), Nando Rosa (guitarras), Richard Zimmer(baixo) e Samuel Sbaraini (bateria), além de Diabo Santto, e lançou, em 2010, o primeiro disco no formato SMD (tecnologia brasileira que dispensa a maioria dos metais usados nas mídias e usa material reciclado na capa e no encarte). Hoje o grupo toca na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Mais no http://www.myspace.com/carteldacevada

Como foi o Carnaval na Cel. Massot

17 de março de 2011 1

Texto e fotos enviados por Eleonora Spinato, do Ponto de Cultura Assunção

No dia 12 deste mês, rolou samba na Cel. Massot. De todos os cantos, chegaram foliões com suas fantasias e adereços ou simplesmente com suas camisetas e a alegria. Crianças, adultos, idosos postaram-se ao longo da avenida no bairro Cristal. No início, mais tímidos, aplaudindo a Vila do Campinho e ensaiando alguns passos. A alegria explodiu com a entrada do Bloco Afrosul -Odomodê, com as crianças à frente. Blocos como Beija-Flor/Amavitron, Fundo de Cristal e a Vida Continua mostraram a diversidade do Carnaval. Casa de Nazaré e Unidos da São Gabriel acompanharam todos os blocos com as crianças mantendo o ritmo e garantindo a festa.

O Bloco To No Ponto, ao som de fogos e do refrão Eu Tô Maluco, Eu Tô Feliz, Eu Tô no Ponto, entrou na avenida tazendo a boneca Elisete, criação da Escola Especial Elyseu Paglioli, parceira no Projeto Bolsa Escola Viva com o Ponto de Cultura Assunção. O bloco trouxe uma ala de convidados: a Unidos da São Gabriel e a Associação Sargento Raimundo Correa Garcia. Todos cantavam “a Bororó vai explodir fazendo samba pra você curtir“. Seu Paulo e Dona Cléa, moradores da Cel. Massot, levaram suas cadeiras para, acomodados, assistirem a tribo Os Guainazes passar.

Em seguida, o público entendeu ao recado do caminhão de som e saiu a sambar, recepcionando a Escola União da Cohab Cavalhada. Às 22h, ao som dos tamborins, com a batida dos surdos e o samba no pé da comunidade, o Carnaval Comunitário, realizado pela Coordenação de Descentralização da Cultura, prometeu voltar o ano que vem. Dona Maria recolheu sua cadeira e comentou:

-  Tínhamos de ter mais atividades assim. Isso une a comunidade.Vou dormir mais feliz.

Exposição traz objetos reais do Titanic

16 de março de 2011 0

Começa nesta quinta-feira a exposição sobre o naufrágio do Titanic, no centro de eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300). Visitada por mais de 22 milhões de pessoas em 85 cidades do mundo, a exposição apresenta 243 objetos autenticos da embarcação. Em 15 de abril de 1912, o Titanic, maior navio do mundo na época, afundou depois de colidir com um iceberg, provocando a morte de mais de 1,5 mil pessoas.

Os visitantes recebem, na entrada da mostra, uma réplica do cartão de embarque no Titanic. Montada em ordem cronológica, Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais tem oito galerias distribuídas em 1,5 mil metros quadrados que relembram a história do Titanic e de seus passageiros. A exposição fica aerta todos os dias com horários variados. A entrada custa R$ 40, com meia-entrada para idosos, estudantes e professores. Mais informações pelo site www.titanicaexposicao.com.br

Às compras para ajudar o Educandário

14 de março de 2011 0

Um evento tradicional do calendário beneficente da Zona Sul tem sua primeira edição em 2011 na próxima terça-feira. O Brechó Chic na Casa Amarela colocará à venda uma variedade de roupas, sapatos e acessórios de boas marcas doados por moradores da região que ajudam o Centro de Reabilitação São João Batista, o Educandário. O lucro com as vendas do brechó será revertido à instituição que atende a crianças e a adolescentes portadores de deficiências e de famílias pobres.

O Brechó Chic será na Casa Amarela, uma loja de móveis e decoração na Tristeza que pertence a primeira vice-presidente do centro de reabilitação, Maria Eva Carvalho, que já presidiu a entidade filantrópica. A ideia é buscar recursos para manter as atividades do Educandário, mas, atende tudo, é divulgar o trabalho feito na instituição filantrópica e mobilizar a comunidade a colaborar. Roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza e materiais escolares são sempre necessários. Quem quiser colaborar também pode fazer depósitos bancários ou fazer as doações via Funcriança, com dedução no imposto de renda devido.

Brechó Chic

Quando: 15, 16, 17 e 19 de março

Onde: Casa Amarela ( Avenida Wenceslau Escobar, 1.631 Tristeza)

Para ajudar o Educandário entre em contato pelo fone 3246-5655 ou pelo email educandario@educandario.org.br.

Curso de vela para iniciantes

12 de março de 2011 0

A vela é bem popular na Zona Sul, mas muita gente ainda não colocou em prática o gosto por esse esporte náutico por pura falta de oportunidade de encará-lo. Neste final de semana, haverá uma chance bacana para isso. A Escola de Vela Barra Limpa dá a largada para o Curso de Iniciação à Vela neste sábado.

As atividades ocorrem no Clube dos Jangadeiros até 3 de abril e são abertas para sócios e não sócios do entidade. As inscrições podem ser feitas na sede da escola (Clube dos Jangadeiros, na Rua Ernesto Paiva, 139, Tristeza), por telefone (3268-0080, ramal 7) ou por e-mail (escoladevela@jangadeiros.com.br). O valor do curso é de R$ 300 para sócios e R$ 400 para não sócios. As aulas ocorrem sempre aos sábados e domingos, em barcos das classes Laser, Day Sailer, Tropical, Dingue e Flash 165.

Bruna Surfistinha na Fnac

11 de março de 2011 0

Na onda da estreia do filme Bruna Surfistinha, Raquel Pacheco (foto), a própria Bruna Surfistinha, estará hoje no Fórum Fnac para autografar o livro O Doce Veneno do Escorpião, livro que inspirou o filme estrelado por Deborah Secco. Mas a ex-prostituta não parou por aí em suas aventuras pelo mundo literário.

Depois de O Doce Veneno..., ela escreveu O que Aprendi com Bruna Surfistinha - Lições de uma Vida Nada Fácil e Na Cama com Bruna Surfistinha - Receitas de Prazer e Sedução. O bate-papo com Bruna Surfistinha está marcado para as 19h na Fnac do BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300).