Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2011

Campanha "Alimente mais crianças"

30 de abril de 2011 0

A Escola de Educação Infantil Top 10 está com uma campanha de arrecadação de leite, denominada “Alimente mais crianças”, desenvolvida em parceria com a Boom Mania. A proposta visa auxiliar crianças atendidas em outros estabelecimentos de ensino com menos condições financeiras. O repasse das doações será feito à Creche Mato Grosso, da Cruzeiro. Interessados em colaborar podem doar caixas de leite ou saquinhos de leite em pó até dia 9 de maio.

Os pontos de coleta estão instalados na sede da Escola Top 10 (Avenida Pereira Passos, 936, Vila Assunção) e nas duas casas de festa da Boom Mania (Shopping Paseo e Avenida Ipiranga, 8.165). Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3269-0202 ou pelo e-mail top10@escolatop10.com.br

Exposição Cisne Negro no Guaíba

29 de abril de 2011 1

De hoje até 6 de maio, pode ser conferida uma exposição fotográfica que usa de inspiração o filme Cisne Negro para denunciar a poluição no Guaíba. A mostra é de Cako Penteados e ocorre no Restaurante MatraCafé do Centro Comercial Jardins da Praça (Avenida Wenceslau Escobar, 2.320). A exposição pode ser vista de segunda a sábado, das 11h às 18h. No ZH Zona Sul de 18 de março a ideia do maquiador e cabelereiro Cassiano Pellenz esteve na capa.


Ciclofaixa revitalizada

28 de abril de 2011 2

No começo da semana foi concluída a pintura da ciclofaixa de Ipanema, entre a Avenida Guaíba e a Rua Dea Coufal. As equipes de sinalização viária da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fizeram a pintura do piso asfáltico, na tonalidade vermelha, de acordo com indicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e colocaram tachões.

O blogueiro Luiz Pedro Borgmann notou a mudança e mandou foto e texto comentando que estamos esquecendo de elogiar, confira abaixo:

“Os frequentadores do calçadão de Ipanema, assíduos ou não, certamente aplaudem o belo trabalho realizado pela prefeitura de Porto Alegre. O espaço destinado aos ciclistas foi totalmente reformado, sendo ainda colocadas faixas de segurança para os pedestres. Visitantes de outros estados mostram-se surpresos com o privilégio oferecido aos nossos ciclistas, em detrimento do espaço antes destinado aos automóveis. À prefeitura, parabéns por esta realização. Também é preciso saber elogiar.”

A verdadeira pronúncia do Titanic

27 de abril de 2011 4

O leitor João Krahe mandou um e-mail ressaltando a importância de explicar a forma correta da pronúncia do navio Titanic. Confira abaixo:

“Desde que em 1997 apareceu o filme sobre essa tragédia, filme esse que se não me falha a memória levou um monte de Oscar, por erro de pronúncia de uma emissora de TV, ficou gravado na mente dos brasileiros como se o acento, caso tivesse, fosse agudo na letra i, ou seja ficou conhecido como Titaníc. Caso tivesse acento, esse seria acento chapéu, como dizemos, na letra a, seria Titânic. Todos os navios dessa Companhia White Star Line, tinham como característica terem seus nomes terminados com as duas letras finais em ‘ic’ e sempre que possível fazendo menção a nome de cidades, mares, ou povos. Assim tinham os navios Baltic, Celtic, Oceanic, Adriatic, e os dois navios gêmeos do Titanic que eram o Olimpic e depois do desastre do Titanic, construíram rapidamente mais um para substituí-lo, o Britanic. A empresa concorrente da White Star Line, a Cunard Line tinha o nome de seus navios todos terminados com as duas últimas letras em ‘ia’. Assim tínhamos o Luzitania, o Aquitania, o Mauretania, o Germania, e o Carpathia que foi justamente o navio que primeiro chegou ao lugar da tragédia do Titanic e conseguiu salvar os 715 passageiros. Seria interessante esclarecer esse fato para que todos aprendam a pronunciar corretamente o nome desse navio, pois chega a doer nos ouvidos de quem sabe isso, escutar as pessoas pronunciarem errado esse nome.”

O BarraShoppingSul está com a exposição sobre o Titanic, saiba mais:

Visitação: até 22 de maio.

Bilheteria no Barrashopping Sul (acesso pela portaria B): de segunda a sexta, das 8h30min às 20h. Sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 10h às 20h.

Compra de ingressos para escolas: diretamente com a Diverte Cultural pelo telefone (11) 3883-9090 ou atendimento@divertecultural.com.br

Horário de visitação: de segunda a sexta e Domingo, das 11h às 20h. No sábado, das 11h às 21h. Horário exclusivo para as escolas, de segunda a sexta, das 9h às 11h.

Preços: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia entrada para estudantes que apresentarem carteira, comprovante de matrícula do semestre, ou três últimos boletos pagos, para professores que apresentarem carteira, para idosos com mais de 60 anos que apresentarem documento e para crianças de dois a seis anos que apresentarem documento. Entrada franca para menores de dois anos.

Hoje é dia de Sarau Literário

26 de abril de 2011 0

A 28º edição do Sarau Literário Zona Sul ocorre hoje, às 19h30min, no Iaiá Bistrô (Rua Xavantes, 636, Vila Assunção). Haverá participação da poeta Juliana Meira, da escritora Mariana Bertolucci e da cantora Clarice Bourscheid. A entrada é franca.

Comemoração de 50 anos do Pindorama

23 de abril de 2011 0

No caderno de 8 de abril, mostramos um pouco da história e da festa que a Associação Atlética Pindorama estava preparando para comemorar os 50 anos da fundação. O presidente Evaldir Souza nos enviou um e-mail com as fotos e informações da festa que ocorreu no sábado passado, dia 16. Confira abaixo:

“O nosso jantar-baile foi um sucesso, aproximadamente 300 pessoas, devido a reportagem publicada no último dia 8 na seção Memória. Estou enviando uma síntese do que ocorreu no nosso jantar: homenageamos as nossas madrinhas Srª Vera Lucia Nunes e Elia Rosa, o fundador da Associação Sr. Deverly Rosa dos Santos, Srª Eloy Guttierres Gaspary, nossa associada mais antiga, Sr. Jorge Expedito, o técnico de futebol dos anos 60, Sr. Luiz José Marques e sua esposa D. Estela, organizadores dos blocos de carnaval dos anos 60/70 e Srtª Cláudia de Souza Ferreira, advogada e grande colaboradora do clube. O jantar foi realizado pelo casal Jorge e Maderlei e o baile a cargo de Fabrício Teclados. Fizemos também agradecimentos a Gráfica Ipanema, que nos brindou com os convites do evento e a Alfaiataria Webber, que confeccionou camisetas alusivas à data.”


Hoje na região

22 de abril de 2011 0

Desde o último sábado, o trânsito da Zona Sul sofreu algumas alterações na Avenida Wenceslau Escobar. Neste período de adaptação dos motoristas e pedestres surgem algumas dúvidas. Para tentar solucioná-las, o ZH Zona Sul desta sexta-feira traz na capa um mapa grande com uma explicação geral das mudanças, e, na página 3, seis perguntas e respostas dos pontos específicos onde foram implantados semáforos ou de onde está proibida a conversão.

Nas páginas centrais, o caderno apresenta os campeões da coluna Em Foco, do fotógrafo Arivaldo Chaves. As cinco pessoas que, desde a primeira edição de 2011, mais acertaram o nome das ruas contam suas táticas para manter a boa colocação.

A seção Gastronomia dá uma dica para a Páscoa, com a receita prática e deliciosa de waffle de chocolate.

Participe do caderno com sugestões, textos e fotos para zonasul@zerohora.com.br

Horários de funcionamento dos shoppings no feriadão

21 de abril de 2011 0

De hoje até domingo, as lojas do shopping Paseo Zona Sul terão funcionamento opcional por causa do feriado, das 14h às 20h. A Praça Gourmet permanece com abertura normal, das 10h às 22h. Durante o sábado, dia 23, o funcionamento das lojas e da Praça Gourmet, será normal, das 10h às 22h. O Paseo Zona Sul está localizado na Av. Wenceslau Escobar, 1.823. Informações pelo fone 3025-7850.

No BarraShoppingSul o horário também será diferenciado durante os feriados de Tiradentes e Paixão de Cristo. Nos dias 21, 22 e 23, a praça de alimentação funciona em horário normal, das 11h às 23h, e, no domingo, dia 24, das 11h às 21h, sendo que os restaurantes gourmet abrem das 12h às 24h de 21 a 23 de abril, e das 11h às 23h no domingo. Nos dias 21 e 22 de abril, as lojas têm abertura opcional, funcionando das 11h às 23h, enquanto que no sábado abrem normalmente das 11h às 23h, e, no domingo, o horário é o mesmo que ocorre aos domingos regulares, das 14h às 20h.

No Zona Sul Strip Center, abrem hoje e amanhã, a Tabacaria, a vídeo locadora, a loja de chocolate e o salão de beleza. No sábado, dia 23, todas as lojas estarão abertas das 9h às 19h, e, no domingo o shopping estará fechado.

Educandário tem vaga para atendente

20 de abril de 2011 0

O Centro de Reabilitação São João Batista, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atende gratuitamente centenas de crianças com deficiência, localizado no bairro Ipanema da Capital está com vaga para atendente. A pessoa selecionada irá cuidar de crianças e pode ter ou não experiência, preferencialmente com curso em técnico de enfermagem.

A vaga oferece remuneração de um salário mínimo, passagens de ônibus e refeição no local. O horário de trabalho é das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3246-5655 ou pelo e-mail comunicacao@educandario.org.br

Da escola da Zona Sul para o Brasil

19 de abril de 2011 0

No último domingo, o professor da rede municipal de educação de Porto Alegre, Cassiano Noimann Leal (foto) participou do 37º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (Enapef) e 21º Congresso Científico de Educação Física, em Tramandaí. Cassiano apresentou o trabalho “O ensino do dodgeball em escola pública municipal de Porto Alegre: um relato de experiência”, que retrata a atividade pioneira deste esporte no Brasil, desenvolvida no ano de 2010 na E.M.E.F. Prof. Anísio Teixeira. Na edição do ZH Zona Sul de 3 de dezembro de 2010 divulgamos a prática do esporte na escola, mais conhecido como caçador ou queimada.

Exposição com trabalhos da Escola Pólo Infantil

18 de abril de 2011 0

O shopping Paseo Zona Sul promove até o dia 29 deste mês a exposição dos alunos da escolinha Pólo Infantil. O tema do evento “Como é o seu coelhinho da Páscoa? O meu é assim!” expõe o coelhinho que cada criança criou. Com a utilização de garrafas pet, cd, papel, palitos de picolé, de churrasco, os alunos desenvolveram cerca de 230 trabalhos. A ação prevê a aproximação dos moradores da Zona Sul com o shopping, integrando as crianças e suas famílias.

A exposição, aberta ao público e com entrada franca, pode ser vista todos os dias das 10h às 22h, na Av. Wenscelau Escobar, 1.823.

Atenção: mudanças no trânsito

16 de abril de 2011 0

A partir das 9h de hoje começarão a funcionar as mudanças no trânsito da Avenida Wenceslau Escobar, nos cruzamentos com a Castro de Menezes, Cel. Massot e Copacabana. Além das alterações de sentido, foram instaladas novas sinaleiras para facilitar as travessias de pedestre e organizar os cruzamentos. As linhas de transporte público que atendem a região também serão alteradas na área.

Confira as mudanças: 

- A conversão à esquerda da Wenceslau Escobar para a Castro de Menezes, sentido Centro-bairro, não será mais permitida. Os veículos devem ingressar à esquerda na Cel. Massot e seguir pela Cássio de Medeiros.

- Os veículos que circulam na Cel. Massot, sentido bairro-Centro, não poderão mais converter à esquerda na Wenceslau Escobar. Este acesso será pela Castro de Menezes ou Copacabana.

- Quem trafega pela Castro de Menezes, a partir da rua Bororó, próximo do Hospital da Brigada Militar, não poderá mais acessar à esquerda na Wenceslau Escobar. Para seguir em direção ao Centro, os condutores deverão fazer o laço de quadra pela Castro de Menezes, Copabacana e Puri.

As novas sinaleiras:

- A travessia de pedestres da Wenceslau Escobar com Castro de Menezes foi deslocada para as proximidades do supermercado e de pontos de parada de ônibus na Wenceslau Escobar, para atender a um maior número de pessoas.

- Novos semáforos nos cruzamentos da Cel. Massot com a Wenceslau e na Copacabana com Castro de Menezes para disciplinar a circulação.

- A sinaleira da Castro de Menezes com a Wenceslau Escobar, já existente, irá operar em dois tempos a partir de sábado, para aumentar a fluidez.

Clique aqui para ver o mapa das mudanças no site da Prefeitura

Caça ao ninho no Paseo Zona Sul

15 de abril de 2011 0

Nesse fim de semana, dia 16 e 17, as crianças podem participar de uma brincadeira que dá ovinhos de Páscoa no Paseo Zona Sul (Wenceslau Escobar, 1.823). A “Caça ao Ninho”, acontece do meio-dia às 18h, no interior do shopping. Na ação serão escondidos três ninhos contendo vale-ovinhos para serem trocados na loja Prawer. As charadas estarão nos mapas do Coelho Pirata disponíveis na entrada do shopping, no site e distribuídos nas escolas próximas ao Paseo na semana que antecede a ação.O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações pelo site www.paseozonasul.com.br/coelhopirata

Jantar beneficente para ajudar o Educandário

14 de abril de 2011 0

No dia 29 de abril, o Becco Restaurante (Cel. Lucas de Oliveira, 995), no bairro Bela Vista, oferece o Nhoque da Sorte e da Solidariedade em benefício do Centro de Reabilitação São João Batista – Educandário. O jantar acontece duas vezes por ano e tem sua renda revertida para a entidade que atende gratuitamente crianças com deficiência. Mais informações sobre o evento ou como ajudar o Educandário pelo e-mail comunicacao@educandario.org.br ou pelo fone 3246-5655.

Doações para crianças carentes

13 de abril de 2011 0

A moradora Adriane Lopes irá realizar no próximo sábado, dia 16, a Páscoa Comunitária, a partir das 17h. Uma ação solidária que ocorrerá na casa de religião da Rua Chico Pedro, 214, no bairro Camaquã. Foram distribuídos mais de 50 convites em uma comunidade carente, para que as crianças tenham acesso ao dia especial, com animação, ovos escondidos, cachorro quente e brincadeiras. A população pode participar levando alimentos da cesta básica que serão entregues às famílias das crianças.