Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2011

Festa junina no Educandário

31 de maio de 2011 0

No próximo sábado, o Centro de Reabilitação São João Batista, o Educandário, deve se tornar um arraiá bem animado. O pessoal da casa está organizando uma festa junina, mas para que o evento saia do papel, é preciso a ajuda da comunidade.

Vale doar pinhão, pipoca, pão para cachorro-quente, sagu ou até levar pratos prontos, como pastéis e pés-de-moleque, para enriquecer as barraquinhas. Os voluntários também poderão colaborar como atendentes e auxiliares de cozinha na festa. A entrada na festa é franca, o estacionamento é gratuito, e toda renda será revertida em beneficio da instituição que sobrevive fundamentalmente de doações.

As crianças atendidas no Educandário receberão fichas para consumirem o que desejarem durante a festa, somente funcionários, comunidade, voluntários e outros parceiros pagarão pelo que consumirem. Quem estiver disposto a ajudar pode entrar em contato com o pessoal do Educandário pelo fone 3246-5655 ou ir até o local na Rua Ten. Cel. Mário Doernte, 200, Ipanema.

Debate para ilustrar

30 de maio de 2011 0

A escritora Cristina Dias e a ilustradora Laura Castilhos comandarão, nesta terça-feira, às 19h, um encontro para discutir a literatura infantil, mas o bate-papo terá um foco bem definido: a análise das imagens que essas obras trazem.

O mote das discussões será a pergunta “Livro de imagem é literatura?”, considerando o papel das ilustrações nas publicações e a possibilidade de elas estarem no cerne da construção de um novo gênero literário. O evento é uma parceria da livraria Estação dos Livros, que fica no Paseo Zona Sul e sediará o papo, com o Grupo de Ilustração. A entrada é franca.

Encontro saboroso

30 de maio de 2011 0

O Restaurante Tirol, que abriu suas portas no Paseo Zona Sul, vai sediar o próximo Jantar da Confraria do Cordeiro, grupo fundado por Marília Forster de Freitas Lima em 1999. A ideia do encontro, que chega a sua 121ª edição, é difundir o uso da carne de ovinos.

O evento será nesta segunda-feira, às 20h. É preciso confirmar presença pelo fone 3084-7727. O jantar custa R$ 35,90 por pessoas, mas as bebidas são pagas separadamente. Que quiser se munir de informações para descobrir o universo saboroso da carne de cordeiro ainda terá a chance de comprar, durante o evento, o livro As Melhores Receitas da Confraria do Cordeiro, do jornalista Danilo Ucha.

Ciclo de debates na Livraria Nobel

27 de maio de 2011 0

A Livraria Nobel Zona Sul (Av. Otto Niemeyer, 2.364) está com uma iniciativa bem interessante neste fim de semana. Sábado, estreia o Ciclo de Encontros com a Comunidade, que vai debater vários assuntos. No primeiro encontro, o tema Educação Precisa Começar em Casa: o Limite na Hora Certa deve nortear as discussões.

A palestrante convidada para esta primeira edição é a psicóloca clínica Giovana de Andrade Chassot. O ciclo tem entrada franca e começa às 16h. As vagas são limitadas, e a livraria oferece estacionamento gratuito. Informações pelo fone 3242-4005.

Brechó para ajudar a Aldeia

26 de maio de 2011 0

A Aldeia da Fraternidade está organizando para sábado o Brechó da Solidariedade. O evento será na pracinha em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Wenceslau Escobar, 2.380). Serão vendidas roupas em bom estado que foram doadas pela comunidade e peças novas, doadas por lojas.

O dinheiro arrecadado será destinado às despesas do atendimento de 300 crianças que frequentam, diariamente, a Aldeia. O espaço oferece aos pequenos alimentação, educação e lazer. Quem quiser apoiar a entidade como voluntário, com doações ou com alguma ajuda financeira pode ligar para o fone 3268-3313 ou comparecer na Rua Dona Paulina, 700.

Novo espaço para a arte

25 de maio de 2011 0

A arte contemporânea vai ganhar mais espaço na Zona Sul a partir desta quinta-feira. É o Plataforma – Espaço de Criação, criado pelos artistas-esquisadores Clóvis Martins Costa e Lizângela Torres. Independência criativa e experimentação são as palavras que orientam a empreitada na Rua Armando Barbedo, 356, onde ocorrerão oficinas, cursos e outras atividades culturais.

Para inaugurar o local, os idealizadores do projeto se uniram aos artistas  Ana Flávia Baldisserotto, Cláudia Barbisan, Elaine Tedesco, James Zortéa e Rommulo Vieira Conceição na exposição Experimento Zero. Os trabalhos estarão à disposição do público de segunda a sábado, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h. Quem gosta de arte não pode deixar de conferir a novidade na Tristeza. Um provinha do que tem por lá é a foto ao lado, obra de Cláudia Barbisan.

Flagrantes da natureza

25 de maio de 2011 2

Olhem o presente que a leitora Maria Helena Luce Schmitz dá aos leitores do blog na manhã desta quarta-feira.

O raio de sol foi fotografado em uma chácara da Zona Sul, em meio aos galhos das árvores. Maria Helena é uma apaixonada por fotos e não tem medo de ousar com as lentes.

Feira do Livro no CPG

24 de maio de 2011 0

Com o tema Ler, Reciclar, Transformar e Reconstruir o Clube do Professor Gaúcho (Avenida Guaíba 12.060)  realiza nos dias 27 e 28 a 7ª Feira do Livro, das 10h às 17h. Entre as atrações estão a Hora do Conto, apresentações de dança do Centro de Arte de Porto Alegre (Capa) e da Invernada do CTG Laço da Querência e a exibição do documentário Ilha das Flores, do diretor Jorge Furtado. Além disso, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará atividades educativas para as crianças.

Na sétima edição o homenageado será o escritor Moacyr Scliar e o patrono será o poeta e escritor Fabrício Carpinejar, que estará presente na abertura do dia 28, e fará sessão de autógrafos às 10h. Informações pelo fone 3248-5710 e 3248-4244.





Velejadores daqui na Holanda

24 de maio de 2011 0

Tem velejadores da Zona Sul desbravando outros mares. As duplas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (foto) , Fábio Pillar e Gustavo Thiesen e André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael participarão da Delta Lloyd Regatta, na Holanda. A competiçã começa na próxima terça-feira e segue até sexta.

Os atletas do Clube dos Jangadeiros segume em campanha para disuputar os Jogos de Olímpicos de Lonbres, em 2012. As duplas já competiram na Espanha e na França. Na Holanda, será mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf) e contará pontos para o ranking internacional de todas as classes olímpicas. Para acompnhar a regata, acesse deltalloydregatta.org

Anoitece, e o Café ZH se despede

20 de maio de 2011 0

Foto: Arivaldo Chaves

Está anoitecendo, e o Paseo Zona Sul consegue ficar ainda mais lindo com toda esta iluminação. A equipe dos cadernos de bairros de ZH está curtindo o começo da noite, o Natalicio já começa a lotar para o happy hour. Também está esfriando, para contrastar com a tarde quente e cheia de visitas que tivemos nesta sexta-feira, no Café ZH. Estamos aqui desde as 11h e ficaremos até as 19h. Você tem menos de uma hora para vir aqui nos trazer sua sugestão de reportagem. Corre pra cá!

"Que rua é esta?" pergunta o leitor

20 de maio de 2011 0

Foto: Arquivo Pessoal

Antônio Sartori, morador da Avenida Guaíba, na Vila Assunção, esteve no Café ZH para reclamar a falta de calçada na avenida. Ele questiona:

- Que rua é esta? É a na Amazônia, ou é na Avenida Guaíba.

O ZH Zona Sul vai preparar uma matéria sobre o assunto, aguarde.

Mimos dos lojistas do Paseo

20 de maio de 2011 0

Foto: Arivaldo Chaves

A equipe dos cadernos de bairros da ZH foi muito bem recebida no Paseo Zona Sul. Os restaurantes Tirol e a Babbo Giovanni ofertaram à comunidade vales com filés, do primeiro, e pizzas, do segundo. Além disso, a loja Paparico deu de presente um vale-compras. Para completar, a Prawer convidou repórteres e editores a experimentarem um delicioso waffle de doce-de-leite com sorvete. Obrigada pelos mimos, Paseo!

Um evento abençoado

20 de maio de 2011 0

Foto: Arivaldo Chaves

A irmã Maria Áurea Dotto e  Lídia Demeneghi, ambas do Santuátio Schoenstatt, vieram convidar a comunidade para o Jubileu de Prata do templo, no dia 17 de julho, com Santa Missa às 15h. As duas conversaram com a repórter Luísa Medeiros (à esquerda). A celebração contará com o arcebispo dom Dadeus Grings. O santuário fica a Carajá, 233.

Reencontro de santa-marienses no Paseo

20 de maio de 2011 0

Foto: Mariana Müller

Enquanto estas duas senhoras davam dicas e sugestões de reportagem para a editora Bruna Porciúncula (à direita), descobriram que se conhecem há muito tempo, de quando eram crianças. Mariza Carpes e Cristina Macedo, vizinhas no Vila Assunção, são de Santa Maria e se reencontraram no Café ZH. A coincidência emocionou as amigas.

- Olha o que a Zero Hora não faz pela gente? – brincou Mariza.

Com as fotos da Icaraí no notebook

20 de maio de 2011 0

Foto: Arivaldo Chaves

O morador Joni Luiz Cezar Weiss veio ao Café ZH com o notebook em punho. Ele recebeu a atenção da repórter Letícia Costa, do ZH Zona Sul, enquanto falava sobre os bueiros na Avenida Icaraí. Segundo ele, a má qualidade faz com que aquela via alague quando chove um pouco mais forte. Ele pede uma solução ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).