Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2011

Os 15 anos ninguém esquece

30 de junho de 2011 5

Nossa blogueira Janete da Rocha Machado nos brinda com mais uma história bacana de outros tempos na Zona Sul. Ela já é conhecida dos nossos leitores por seu empenho em resgatar a história da região. No texto abaixo, Janete (de vestido rosa na foto) também revive momentos, mas, dessa vez, da própria memória pessoal, sem deixar, claro, de oferecer curiosidades históricas.

Viver em Ipanema – Meus 15 anos

Por Janete da Rocha Machado, blogueira

Quando revisitamos antigos álbuns de família, reencontramos o passado. Às vezes, não nos recordamos, por inteiro, do momento vivido naquele período, mas acabamos interpretando a imagem e transformando uma lembrança em história. 1978 foi o ano de minha festa de 15 anos. Residindo em Ipanema desde a infância, a comemoração não poderia ser em outro lugar. Meus pais acertaram tudo e diferentemente das demais festas daquela época (pois não quis debutar), a minha foi no Clube Regional de Porto Alegre, hoje parte da sede da AABB, na Avenida Coronel Marcos. O espaço disponibilizava uma infraestrutura adequada para uma festa jovem, com salão de festa e pista de dança, bem ao gosto dos adolescentes.

Ao ritmo dos Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta arrepiando nas pistas ao som dos Bee Gees, nos divertímos de forma saudável e alegre. Era a época das Frenéticas, das sandálias plataforma, das meias coloridas de lurex e das blusas tomara-que-caia, resultado da influência da telenovela brasileira da época, Dancin Days, de Gilberto Braga, produzida pela Rede Globo. Na política, ainda se vivia sob a égide da ditadura com episódios de repressão e violência, porém, acontecia, nos bastidores dos quartéis, a preparação, lenta e gradual do fim do regime.

Em dezembro de 1978, o presidente Ernesto Geisel revogou o AI-5, dando um passo decisivo no processo de redemocratização do país. E ao passar a faixa para o seu sucessor, João Batista Figueiredo, iniciava-se um novo período na história do Pais. E nós, ainda muito jovens, vivíamos o momento sem prestar muita atenção a esses episódios. Na economia, os principais problemas continuava sendo o crescimento da taxa de inflação e da dívida externa, resultado ainda da crise do petróleo de 1973, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) triplicou o preço do barril, ocasionando uma crise sem limites.

Entretanto, no Brasil, todos os problemas decorrentes da crise eram mascarados pelo Milagre Econômico, fruto da propaganda nacionalista do regime. Foi nesse período que, apesar da convivência comunitária do bairro, começamos a sentir, de fato, os problemas decorrentes da recessão. Na música, foi a década da discoteca, devido ao surgimento da “dance music”, ritmo que, ao resgatar o desejo pela dança, transformava atores em celebridades, como John Travolta. Era uma febre dançante que assolava o mundo. Importava o ritmo, o balanço e a quantidade de decibéis. E eu vivia as alegrias e os sonhos de minha primeira festa, embalada pelo ritmo das paradas de sucesso, entre elas, a rainha: Donna Summer.

Amigos, o primeiro namorado, o longuinho rosa, o bolo com as 15 velinhas, tudo fazia parte daquele cenário de sonhos. Hoje, quando quero recordar aqueles momentos juvenis, abro meu álbum de retratos e ao folhear as páginas (já) amareladas e gastas pelo tempo, lembro-me daquele clube à beira do Guaíba, da alegria da festa, do som vibrante, dos doces e dos figurinos coloridos da época. Retornam, também, vivas, à lembrança, as imagens das pessoas queridas que já se foram, como meu pai, meus avós e amigos.

A saudade bate forte e as lembranças remetem-me para aquele lugar mágico e para aquele momento inesquecível. Assim, como Em Busca do Tempo Perdido, onde Marcel Proust recorda e recupera sua vida por meio de fotos antigas, delirando entre a realidade e a ficção, misturando os personagens da obra com as memórias de sua infância e adolescência.

Domingo de festa junina e evento beneficente

29 de junho de 2011 0

Que o frio dê uma trégua neste domingo porque a agenda da região estará movimentada. No Clube do Professor Gaúcho – CPG (Avenida Guaíba, 12.060), às 15h, associados e não associados darão a largada em mais uma festa junina. O evento contará com brincadeiras típicas, casamento caipira e pescaria. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Outra festa que deve aquecer o domingo é o galeto dos 80 anos da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) na Casa do Gaúcho (Rua Otávio F. Caruso da Rocha, 301 – Parque Maurício Sirotsky Sobrinho). Os ingressos está á venda por R$ 20 (não inclui bebidas) na sede da Spaan (Avenida Nonoai, 600). Além de ajudar a entidade que atende vários idosos, os participantes poderão aproveitar músicas e shows nativistas e sorteio de prêmios. Informações: 3247-7400.

Jazz e Bossa Nova no BarraShoppingSul

28 de junho de 2011 0

Hoje, a partir das 20h, a banda Delicatessen se apresenta na praça Rosa dos Ventos do BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300). A programação é gratuita e integra as comemorações do mês dos namorados.

O repertório mistura jazz e bossa nova em estilo intimista, cool e requintado. Formado pela cantora Ana Krüger e os músicos Carlos Badia (violão), Mano Gomes (bateria) e Nico Bueno (baixo), a banda busca inspiração na fonte das canções americanas e recria os standards do jazz com a delicadeza e a simplicidade da bossa nova.


Ajude com o beijo

25 de junho de 2011 0

São João foi na sexta-feira, mas, neste sábado, o santo será celebrado com muita criatividade e solidariedade em um salão de beleza da Zona Sul. A partir das 10h, a Estética Alison Salles (Av. Wenceslau Escobar, 1801, Tristeza) promoverá o Arraial Alison Salles, com músicas, delícias juninas, pescaria com brindes e o mais legal: uma banca do beijo beneficente.

A ideia é angariar fundos para o Educandário, entidade de Ipanema que ajuda crianças e adolescentes com deficiência. Os participantes podem curtir a brincadeira junina e ainda ajudar quem precisa por apenas R$ 1. Vale dar uma passadinha por lá e colaborar com a iniciativa

Festa Junina no Cristal

24 de junho de 2011 0

Neste sábado, a partir das 10h, tem festa junina na Praça José Alexandre Záchia (Avenida Chuí), no CRistal. Haverá oficinas culturais, shows e bancas de comidas e bebidas. A programação é aberta à comunidade e se estende até as 17h.

A festa faz parte da 3ª edição deste ano da Volta do Povo na Praça, um projeto do Fórum de Justiça e Segurança do Cristal, que busca movimentar e revitalizar o local.


Mobilização pelo bairro

24 de junho de 2011 0

A edição do ZH Zona Sul que chega hoje para assinantes de Zero Hora da região e em alguns pontos que recebem cortesias traz um exemplo de mobilização comunitária que deveria ser seguido em todos os bairros.

Na terça-feira passada, os moradores da Vila Assunção movimentaram a etapa local do 5º Congresso da Cidade (foto), no salão da Igreja Nossa Senhora da Assunção. Chovia e a temperatura não era das mais convidativas para sair de casa à noite, mas a comunidade levou suas demandas aos representantes da prefeitura.

O resultado desse empenho em prol do bairro, você pode conferir na reportagem de capa do caderno desta sexta-feira. Os moradores da Vila Assunção apresentaram suas queixas e apontaram deficiências no bairro. Agora, estão organizados para melhorar o lugar em que vivem. No próximo dia 14, como informa o ZH Zona Sul, haverá nova reunião. Se você perdeu o encontro de terça, vá preparando sua colaboração.

Para os moradores de Tristeza, Pedra Redonda e Vila Conceição, a edição do Congresso da Cidade está marcada para 4 de julho, no Centro Comunitário de Desenvolvimento, na Landel de Moura, 430. É um compromisso comunitário aparecer por lá.

Leitor registra belas imagens

22 de junho de 2011 1

Com uma vista privilegiada, o morador da Avenida Guaíba José Carlos Grando capta lindas imagens do pôr do sol na Praia de Ipanema, a poucos metros de casa. Confira abaixo alguns registros enviados pelo leitor:

Exposição homenageia Porto Alegre

21 de junho de 2011 0

Começa oficialmente hoje às 19h30min, a mostra fotográfica PortOnírico, assinada pela fotógrafa e artista visual Vera Carlotto, no Chairs Resto Lounge. Até 7 de agosto os moradores da região poderão conferir os trabalhos que mostram a cidade por um olhar diferenciado. Vera fez as fotos e depois as manipulou digitalmente, interferindo na estrutura inicial. Foram impressas 15 imagens, entre elas a do viaduto Otávio Rocha (na foto abaixo).

SERVIÇO

O que: Exposição PortOnírico

Quando: coquetel de abertura hoje das 19h30min às 22h. Exposição de 22 de junho a 7 de agosto, todos os dias das 11h30min às 14h30min. Terça a sábado das 19h30min às 23h30min.

Onde: Chairs Resto Lounge (Rua Dr. Barcelos, 431)

Leitores degustam prêmio do Café ZH

18 de junho de 2011 1

Durante o Café ZH, realizado em 20 de maio no Paseo Zona Sul, presenteamos os primeiros leitores que trouxessem sugestões ao caderno com cortesias fornecidas pelas lojas e restaurantes do shopping. Um dos brindes era uma pizza grande da Babbo Giovanni que o leitor Flavio Ferlauto e blogueiro Luiz Pedro Borgmann, acompanhado da esposa, degustaram na quarta-feira passada (na foto).

Tanto Ferlauto quanto Borgmann mandaram e-mail com o registro da confraternização e elogiaram a qualidade do atendimento e da pizza:

- As pizzas são da melhor qualidade, recomendamos a todos os amigos e leitores esta opção gastronômica da Zona Sul – escreveu o blogueiro.



Icaraí terá outro trecho revitalizado

17 de junho de 2011 0

Mais um trecho da Avenida Icaraí está recebendo novo asfalto. Dentro do programa de Revitalização Asfáltica, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), iniciou hoje, os serviços de fresagem no trecho entre a Avenida Divisa e a Rua Itapitocai.

Na próxima semana, será executado o recapeamento asfáltico no local. Assim como já feito no trecho que vai da Diário de Notícias até a passagem do Arroio Cavalhada.

Noite beatlemaníaca

16 de junho de 2011 0

Os fãs dos Beatles já têm um calendário organizado para discutir sua paixão pelo quarteto de Liverpool. A cada dois meses, ocorre na Fnac Porto Alegre, no BarraShoppingSul, o The Beatles Day, em que o bate-papo gira em torno da história da banda.

A segunda edição do evento será nesta quinta-feira, às 19h30min, e contará com a canja da The Beatles Fan Club Band, grupo do Zé Lennon, do Portal Beatles Brasil. Desta vez, um convidado especial vai reforçar a noite beatlemaníaca.

Smam realiza podas no Sétimo Céu

15 de junho de 2011 0

Texto e fotos enviados por Alfredo Fedrizzi

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atendeu ao pedido da Associação dos Moradores do Sétimo Céu e deu início à poda de árvores no bairro que, por estarem com suas copas muito fechadas, aumentavam a insegurança nas ruas do bairro.
Depois de incidentes ocorridos nos últimos meses, a associação dos moradores se mobilizou. Reuniu-se com a Brigada Militar pedindo mais policiamento, e entrou em contato com a secretaria.
Nesta semana, o subsecretário da Smam, André Carús, esteve na comunidade com técnicos e moradores, demarcando as árvores que precisariam ser podadas, para permitir a entrada de mais luz nas ruas e na praça do bairro.
Segundo o diretor da Associação dos Moradores do Sétimo Céu, Joe Kerber, existem muitas árvores velhas, sem cuidados  e precisando de podas que melhorem a iluminação pública.
- Essas podas deixarão todos mais seguros, pois as ruas estarão mais iluminadas - diz Kerber.
O serviço de poda deverá continuar por mais alguns dias. A associação também está jardinando a praça e a entrada do bairro.



Uma loja reciclada

14 de junho de 2011 1

Quem passa em frente ao número 2.098 da Avenida Wenceslau Escobar já deve ter notado que três contêineres viraram loja no local (foto ao lado). O dono da franquia é o goleiro do Internacional, Lauro Cruz, que resolveu investir nessa proposta ecologicamente correta. Foram necessários apenas 15 dias para fazer as reformas dos contêineres que vieram do porto de Rio Grande.

Lauro explicou que depois de 20 anos de uso essas estruturas ficam inutilizadas e que uma das vantagem para o investidor é de não precisar pagar pelo ponto de venda, arcando somente com o aluguel do terreno. Inaugurada em 5 de maio, a loja tem outras propostas sustentáveis, como o deque feito de casca de arroz prensado e as araras para roupas feitas de corrimão de ônibus.

Veja abaixo os contêineres logo que chegaram, em foto enviada pelo Lauro:


Livros no Strip Center

13 de junho de 2011 0

O Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, com ajuda dos lojistas do Zona Sul Strip Center, inaugurou no centro de compras uma extensão da Biblioteca Luiza Landell de Moura, espaço que existe no clube. A iniciativa pretende instigar a leitura entre os moradores da região. Os livros serão emprestados sem custo.

Todos os livros disponíveis - por enquanto são apenas 25 títulos - foram doados pelas sócias do clube e pela comunidade. Quem quiser colaborar pode doar obras de qualquer gênero diretamente na biblioteca, no Zona Sul Strip Center, na Avenida Wenscelau Escobar, 2.770.

Culinária no súper

12 de junho de 2011 0

Uma iniciativa muito legal vai levar os amantes da culinária ao supermercado. Não, não se trata de comprar ingredientes, mas de preparar os pratos ali mesmo, dentro do súper. Os clientes do Nacional da Avenida Wenceslau Escobar poderão aprender receitas em uma cozinha que foi montada dentro da loja.

As aulas serão gratuitas e ministradas pelo chef Jorge Nascimento. Os participantes também receberão o passo a passo impresso de cada prato. O evento foi batizado de Dia D Culinária e exige que os interessados façam uma inscrição prévia no local. As aulas começam nesta segunda-feira, às 18h, e seguem até quarta-feira.