Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de julho 2011

Navegue nas delícias portuguesas

31 de julho de 2011 0

O ZH Zona Sul já falou desta dupla de descendentes de portugueses desbravadora da culinária do país ibérico. Agora, Maria Leonor (em pé|) e Clotilde Maria Bastian, moradoras da Zona Sul e criadoras da Duas Marias, empresa especializada em pratos portugueses, estão levando seu conhecimento para a Internet.

Dias atrás, elas lançaram o site www.duasmariasgastronomia.com.br, onde o internauta pode navegar por delícias tradicionais de Portugal e conhecer um pouco mais dos serviços que a dupla oferece em eventos e celebrações.

Smam libera a licença prévia para obra da Avenida Tronco

29 de julho de 2011 2

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) emitiu nesta sexta-feira a licença prévia para a duplicação das avenidas Divisa, Tronco e Teresópolis. O documento se refere ao trecho entre a Avenida Icaraí e o viaduto da Avenida Teresópolis.

Entre as condições e restrições do documento constam a preservação de toda a vegetação na área até a emissão da Licença de Instalação e a compatibilização do projeto com os vegetais declarados imunes ao corte, raros e ameaçados de extinção. Também deverá ser prevista a implantação de projeto paisagístico e de arborização que priorize espécies vegetais nativas. A licença é válida até 28 de outubro.

A licença prévia é concedida na fase preliminar do planejamento em função do porte e do potencial poluidor do empreendimento. Ela aprova a localização e atesta a viabilidade ambiental, apontando requisitos básicos que devem ser seguidos daqui para a frente. Essa licença ainda não autoriza o começo dos trabalhos.

Praça do Cristal receberá melhorias

29 de julho de 2011 0

A prefeitura anunciou melhorias na Praça Alexandre Záchia, no Cristal. Segundo informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), o espaço receberá serviço de drenagem e deverá ganhar um posto da Brigada Militar. A primeira medida deve ocorrer até o fim do ano.

As novidades foram repassadas a representantes do Quilombo do Sopapo, do CARs Cristal, do Fórum de Justiça e Segurança do Cristal e do Clube de Mães do Cristal em reunião na quinta-feira passada. A praça também poderá ser adotada por uma rede de supermercados. As tratativas, de acordo com a secretaria, estariam bastante avançadas.

Leitor alerta: carros tomam conta das calçadas

29 de julho de 2011 0

O leitor Anselmo Gangilher, morador da Rua Landel de Moura, enviou o seguinte e-mail à Redação: “Na Zona Sul, existe muito comércio e poucas vagas de estacionamento para os veículos, gerando muitos carros em cima das calçadas. Quem fiscaliza os abusos? Em alguns locais, o pedestre tem de se deslocar pela rua para passar como ocorre na Rua Dr. Campos Velho.”

A mensagem de Gangilher motivou a reportagem de capa do ZH Zona Sul, que circula hoje para assinantes de Zero Hora. Na pauta, uma prática comum entre os motoristas: estacionar sobre as calçadas, sem a preocupação de deixar espaço para a circulação de pedestres. Em uma rápida passagem pela região, encontramos facilmente exemplos que comprovam esse péssimo hábito. Os leitores descobrirão o que fazer quando flagrarem essas situações e o que a atitude pode acarretar ao motorista.

Nesta edição, uma das boas notícias é a recuperação de parte da pavimentação da Avenida Diário de Notícias que foi comprometida pelas obras do Projeto Sócio Ambiental (Pisa), desenvolvido para melhorar o sistema de esgoto da cidade. Corra lá e não perca mais um ZH Zona Sul.

Dona procura por cães desaparecidos

28 de julho de 2011 0

Texto e fotos enviados por Bianca Mattiello

“O labrador Capeto e a pastor alemão Bia já são adultos. O Capeto com dois anos e meio e a Bia com cerca de oito anos. Eles fugiram na noite do dia 19 de julho, terça-feira. A última vez que os vimos foi na Avenida Wenceslau Escobar no mesmo dia, logo depois do desaparecimento. Eles foram correndo em direção à Ipanema. Algumas pessoas viram eles na Rua Padre Reus na quinta-feira.

O Capeto é um labrador um pouco maior que o normal, ele tem duas manchinhas brancas bem pequenas, uma no peito e uma na pata esquerda, ele tem um cocuruto na cabeça, por ser cruza de uma labradora preta com um golden.
A Bia tem sempre a orelha esquerda mais abaixada, ela tem uma mancha branca no peito também, mas a dela é maior. Acreditamos que eles estão andando juntos.”
Se você souber informações do Capeto ou da Bia entre em contato pelos fones 8222-7792 (Bianca), 8406-4944 (Vilmar) e 8407-4665 (Eliane), ou pelo e-mail bibi_mattiello@hotmail.com



Estrelas mirins e badalação entre os dinos

27 de julho de 2011 1

O coquetel de lançamento da exposição Dinossauros da Patagônia, na noite de terça-feira, reuniu muita gente bacana e curiosos sobre a vida dos animais que viveram há milhões de anos no sul da Argentina. Entre as figuras mais animadas da festa, as estelas mirins Duda Bündchen e Bela Leindecker.

Sobrinha da top Gisele Bünchen, Duda, 4 anos, é uma fã confessa dos dinos e ficou animadíssima com o convite de marcar presença na estreia da exposição. Bela Leindecker, 12 anos, foi a DJ do evento. Ela é uma das revelações da nova geração entre blogueiros. Filha do músico Luciano Leindecker, do Cidadão Quem, a pequena descobriu o talento pela música ao cantar a musica Bubbly, hit da cantora Colbie Caillat, que virou sucesso no YouTube.

A Exposição Dinossauros da Patagônia é a atual atração no Barra. São 10 réplicas de fósseis originais dos répteis encontrados na Argentina . A entrada é franca.

Paseo transfere sessão do cinema ao ar livre

26 de julho de 2011 0

Prevista para começar às 19h30min de hoje, a exibição de Lisbela e o Prisioneiro foi transferida para a segunda-feira, 1º de agosto. Em razão da previsão de chuva forte  para a noite desta terça-feira, o Paseo Zona Sul acaba de informar a mudança de data.

Serviço

O que: segunda sessão do Cinema ao Ar Livre, com exibição de Lisbela e o Prisioneiro

Quando: 1º de agosto

Onde: Paseo Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, 1.823)

Resíduos são recolhidos da orla

26 de julho de 2011 0

Para retirar toda a sujeira trazida pelas fortes chuvas da semana passada, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) formou uma equipe de 30 funcionários que realizaram a limpeza na orla de Ipanema.

De sexta-feira, 22, até ontem, segunda-feira, 25, foram retiradas 45 cargas de caminhão-caçamba.


Mais cinema ao ar livre

25 de julho de 2011 0

Nesta terça-feira, às 19h30min, o Paseo Zona Sul promove mais uma sessão de cinema ao ar livre. Desta vez, será exibido Lisbela e o Prisioneiro, produção nacional com Selton Mello (foto) e Débora Falabella.

O ingresso é um agasalho ou um quilo de alimento não perecível. O centro de compras recebeu lareiras, aquecedores e pelegos para garantir conforto aos frequentadores. Avenida Wenceslau Escobar, 1.823.

Sujeira das cheias chega à orla

22 de julho de 2011 0

A chuva dos últimos dias no Estado traz consequências perigosas para quem navega no Guaíba. Hoje à tarde, já podia-se notar o amontoado de madeiras, trocos e outros resídios trazido pela correnteza para as margens do curso d’água na Zona Sul.

Nos clubes náuticos, como o Veleiros do Sul, já há alerta para os riscos de encarar as águas, especialmente a bordo de pequenas embarcações. A sujeira que chega já pode ser avistada da orla, como mostram as fotos.

Palmeira caída na Wenceslau

22 de julho de 2011 1

Elisabeth Laky Gatti, colaboradora assídua do ZH Zona Sul, enviou e-mail para a  Redação e  contou:

“Desde sábado, 18 de julho, esta palmeira (observem o coração vermelho nela) está na Avenida Wenceslau Escobar, na esquina com a Dr.Barcelos. Ela foi partida pela violência de um motorista que dirigia em alta velocidade na madrugada. Tentei achar o nome dele, mas não encontrei nos jornais. Espero que este motorista plante várias palmeiras como punição.”

A leitora também questionou de quem é a responsabilidade pela retirada do vegetal. A equipe do ZH Zona Sul encaminhou a queixa ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a recolhimento deve ser feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A questão foi repassada à Smam nesta sexta-feira.

Nova triagem para a Feira da Tristeza

19 de julho de 2011 0

A Feira de Artesanato da Tristeza, que ocorre todos os sábados das 9h às 17h, na Praça Comendador Souza Gomes, está com novas inscrições para artesãos interessados em expor. Dos 160 espaços disponíveis para os artistas venderem seus produtos, 74 foram ocupados por artistas da região. O restante está sendo oferecido na terceira etapa de triagem dos trabalhos.

Interessados em participar da feira devem entrar em contato com as artesãs Margaret Manzoli, pelo fone 3024-1431, Vera Monteiro, pelo 3266-5408, e Maria de Fátima, no 3737-9688, ou na própria feira.

Lição de solidariedade do Capa

16 de julho de 2011 0

Antes de entrarem em férias, as crianças do Colégio Adventista de Porto Alegre (Capa) deram uma lição de solidariedade, com o perdão pelo trocadilho. Na noite de quinta-feira, elas doram 26 cobertores para os moradores de rua que dormem sob o viaduto da Borges de Medeiros, no Centro Histórico. Com a ajuda de pais e professores, elas também garantiram a essas pessoas um bom lanche, com direito a pães frescos, bicoitos e chocolate quente.

Outros 20 cobertores foram encaminhados a famílias pobres da Zona Sul. A escola também organizou campanhas para arrecadar brinquedos e outros donativos e briques para levantar fundos e ajudar os mais necessitados. A criançada ensinou mas também aprendeu muito neste final de semestre letivo. Confira alguns depoimentos:

Bruno Dias Ulian, turma 42

“Nós fomos dar alguma coisa para quem tem pouco. Aprendemos a dar valor para as coisas que a gente tem.”

Ricardo Escandiel, turma 41:

“Eu me senti emocionado por ajudar outras pessoas. É importante ajudar as pessoas que não tem as mesmas oportunidades que nós.”

Adryan de Avila, turma 42:

“A gente não deve se envolver com drogas porque podemos ficar tristes e sofrer.”

Julia Ferrari, turma 43

“Eu não estava mais usando meus brinquedos e pude ajudar a quem precisa.”

Tamires Roldão, turma 43

“Eu pude deixar felizes as pessoas que precisam, doando e vendendo brinquedos no Brique da Escola Aberta.”

Gabriela Garcia, turma 44

“Eu fiquei feliz quando vi um montão de cobertores junto. Era uma “baita” pilha. Até ajudei a tirara de dentro do carro.”

Alena do Nascimento

“Eu me senti muito bem ajudando os pobres. Um pouco para nós, para eles é um muito.”

Alisson do Nascimento

“Se a gente estivesse na mesma situação gostaria de ser ajudado.”

Adriana Ferreira (quando voltava da ação)

“Como eu estou feliz, tem uma coisa aqui dentro do meu coração…”

Corais se encontram na AABB

16 de julho de 2011 0

Dentro de sua Semana Cultural, a Associação Atlética Banco do Brasil (Avenida Coronel marcos, 1.000) vai promover neste domingo um evento musical muito legal. É o Encontro de Coros Vozes do Rio Grande, em que coralistas de várias cidades do Estado se reúnem para soltar a voz.

O evento comeda às 16h30min, no salão Pôr do Sol. A entrada é franca e não é restrita apenas aos associados do clube. A programação completa da Semana Cultural da AABB acesse o http://www.aabbportoalegre.com.br/web/

Vias tiram o sono de moradores na Zona Sul

15 de julho de 2011 4

A edição do ZH Zona Sul desta sexta-feira traz duas reportagens em que, coincidentemente, vias da região estão tirando o sono dos moradores. E não se trata de barulho causado pelo trânsito. No bairro Cavalhada, a pavimentação da Rua Laguna está dando o que falar pela forma um tanto curiosa em que está ocorrendo.

No Cristal, é a obra da Avenida Tronco que tem tirado o sono de alguns moradores, que terão seus terrenos desapropriados para a colocação de famílias que hoje vivem no caminho por onde passará a futura avenida, obra dentro das melhorias para a Copa de 2014. O assunto já teria pautado até uma reunião entre o prefeito José Fortunati e a comunidade. Os detalhes desse impasse estão nas páginas centrais do ZH Zona Sul. Imperdível!