Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2011

Cem admiráveis anos

30 de novembro de 2011 0

“No último domingo a Fundadora do Patronato Lima Drummond, Maria Ribeiro da Silva Tavares, completou cem anos. Alcançar este marco certamente é um reflexo de sua dedicação em favor da ressocialização do apenado e da luta pelos direitos humanos. Dona Maria Tavares traz em sua bagagem lembranças de uma atuação vibrante, tendo sido a primeira mulher a entrar na antiga Casa de Correção, que beirava o Guaíba. Foi lá que a mesma interviu em uma rebelião, pois conseguiu desarmar os revoltos que tinham em punho facas e demais objetos cortantes.

Não obstante, conseguiu em juízo ficar responsável por 36 presos que a mesma transportava em um pequeno caminhão de casa ao trabalho e buscava. Foi então que começou a história do Patronato, que inicialmente era no porão de sua residência e depois mudou em definitivo para o seu espaço atual, na Avenida Teresópolis, 2.380.

Com um trabalho inovador e totalmente digno de reconhecimento, já recebeu diversos prêmios, tais como o Prêmio Direitos Humanos da RBS, o Prêmio Líderes e Vencedores da Federasul e da Assembléia Legislativa do RS, além de ter inúmeros artigos publicados, matérias e reportagens na mídia. Contudo, para esta senhora o que realmente interessa é o futuro de sua Fundação e dos seus anjos, modo que ela chama os apenados.”

Texto enviado por Thaís Schönerwald, neta da Dona Maria

Preparados para o Natal?

29 de novembro de 2011 0

Alguns moradores da região já estão começando a enfeitar a casa e a pensar nos pratos típicos do Natal. A pedido do ZH Zona Sul eles enviaram as fotos e receitas de como eles estão espalhando o espírito natalino na região. Confira abaixo as contribuições de José Bonifácio Glass, Patrícia Glass, Valéria Schneider e Francisco José:

Acima, a árvore que faz parte da  decoração de Natal instalada no jardim da residência de José Bonifácio Glass, na Vila Assunção. Abaixo a receita enviada por Patrícia Glass, que foi publicada na edição de 25 de novembro:

Valéria Schneider enviou a foto do gato Frederico. Ela disse que ele não quis ficar de fora do Natal e ajudou se enfiando em uma das caixas de enfeites.

Hoje de manhã recebemos a participação da família de Francisco José. Na foto aparece ArturHelena, enfeitando a frente da casa. Francisco José conta que eles já estão ansiosos pelo próximo final de semana, quando será montado o presépio.

Você também pode participar enviando fotos da decoração sendo montada, o passo a passo de um enfeite, a receita de uma iguaria, as informações sobre as festas na região e qualquer iniciativa ligada ao Natal. As fotos devem ter no mínimo 150kb. Mande para o e-mail zonasul@zerohora.com.br

Trilhas no Domingo no Campo

26 de novembro de 2011 0

Neste último final de semana de novembro, o Domingo no Campo traz como opção de lazer caminhada por trilhas de reserva natural. Estão incluídas visitas a uma horta pedagógica e uma granja. O roteiro é uma boa oportunidade de conhecer as pequenas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na Zona Sul da Capital.

O ônibus de turismo sairá às 10h da avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha (Redenção). Ao final das visitas, o ônibus retorna ao mesmo local do embarque, às 17h. Em caso de chuva forte, o roteiro será cancelado.

Para participar é necessário fazer reserva com as agências de turismo receptivo que oferecem o passeio:

Rota Cultural – 3348-1649 e 9985-8303 ou e-mail: alo@rotacultural.com.br
Bonete Tur  3019-0689 e 8454-5321
Pampas Viagens & Turismo 3251-5192 e 9186-7250 ou e-mail atendimento@pampasviagens.com.br
RMT Turismo 3062-1920 ou  e-mail rmtturismo@rmtturismo.com.br
TriLegal turismo 3221-7201 ou e-mail trilegalturismo@hotmail.com


Saúde e diversão para os moradores

26 de novembro de 2011 0

Neste sábado e domingo a AABB (Avenida Coronel Marcos, 1.000) promove um fim de semana de qualidade. Hoje, a partir das 11h, o clube oferece uma diversificada programação dividida em núcleos: ecologia, cultural, saúde, holístico e infantil, além do tradicional bazar de Natal, com venda de produtos artesanais em 50 estandes.

As atividades são abertas à comunidade. Informações pelo fone 3243-1001.

Clique aqui e confira a programação completa

Dia de comemoração

25 de novembro de 2011 0

O Instituto Gauchito realiza amanhã, a partir das 10h, a festa de final de ano. São 250 menores, de sete a 14 anos, dos bairros Ponta Grossa e Chapéu do Sol, atendidas pela entidade que terão um dia de muitas atividades, como gincana, avaliação médica e lanche coletivo. A festa será no Ginásio Colosso da Lagoa (Rua Emilio Dimari, 560).

Na ocasião, a diretoria do Instituto fará um balanço das atividades, iniciadas em abril de 2009, que visam a inclusão social por meio da educação e do esporte.

Serviço

O que: festa de final de ano do Instituto Gauchito

Quando: sábado, 26 de novembro

Horário: das 10h às 14h

Local: Ginásio Colosso da Lagoa (Rua Emilio Dimari, 560)

Recordar é viver

24 de novembro de 2011 2

Na tarde de ontem, o Chalé da Praça XV, foi o ponto de encontro entre leitores e jornalistas de Zero Hora. Nesse local histórico do Centro de Porto Alegre, onde ocorreu a segunda edição especial Café ZH, uma conversa relembrando o passado caiu bem. Na companhia da historiadora e blogueira do ZH Zona Sul Janete da Rocha Machado (de branco) e do fotógrafo Ricardo Chaves, conhecido como Kadão, recordamos fatos curiosos da Capital.

Um deles, ligado à Zona Sul, diz respeito a chegada de um Boeing, que se transformaria em um ponto de encontro de Ipanema, com o corpo e asas do avião, claro. Essa e outras histórias, Janete promete compartilhar com os leitores, tanto do ZH Zona Sul quanto do Almanaque Gaúcho, coluna comandada pelo Kadão. Aguardamos ansiosamente!

Livro "A Felicidade Possível" será lançado quinta-feira no Veleiros do Sul

20 de novembro de 2011 0

Será lançado nesta quinta-feira, 24 de novembro, o livro A Felicidade Possível, a partir das 19h30min, no Clube Veleiros do Sul. A obra é assinada por Christiane Ganzo e Denise Aerts _ Denise é médica e terapeuta de família e Christiane é psicanalista. Ambas são coordenadoras do Espaço Terapêutico Bororó25.

A proposta do livro é justamente orientar a descoberta de como se constrói a felicidade. De acordo com as autoras, há um sem número de conceitos abstratos para “felicidade” e pouco de concreto se faz para construir uma vida feliz.

Na visão de Christiane e Denise, enquanto uma pessoa busca soluções externas, ela não tem humildade, energia, nem foco, para a construção de suas próprias soluções. A felicidade possível começa aí e vive dentro de cada um, de forma singular e individual.

“Tristemente, muitas pessoas vivem fora de si, longe de suas próprias vidas, ocupando-se em ‘cuidar’ da vida alheia. Esse propósito, muitas vezes inconsciente e mascarado de amor, é a expressão de nosso desejo de controle. Não conhecemos nada tão adoecedor quanto a busca de controlar o incontrolável” (trecho do livro A Felicidade Possível).

Atividades do calçadão de Ipanema

19 de novembro de 2011 0

Hoje, das 9h ao meio-dia, a AABB promove mais uma edição do Dia da Qualidade de Vida. O calçadão de Ipanema receberá atividades como: alongamento, clube de corrida, aferição de pressão, orientação nutricional, auriculoterapia e teste de glicose.

O evento é gratuito e indicado para todas as idades. Para realizar esse evento a AABB conta com o apoio da Sporthfarma, Renata Rostirolla, MCM Lonas, Viva Agora, Ritter, Programa Guaíba Vive e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Imagens do Ipanema em Arte

18 de novembro de 2011 0

Na edição de hoje do ZH Zona Sul os quadros produzidos pelos artistas na Praia de Ipanema ganharam outra forma, a de fotografias. O olhar do fotógrafo Arivaldo Chaves propiciou imagens tão fiéis quanto as pintadas pelos artistas. Mas nem todos desenhos puderam ser reproduzidos, por isso, mostramos abaixo o resultado do trabalho e o depoimento de outros quatro artistas. Eles conseguiram como ninguém traduzir a beleza de Ipanema.

“A aquarela que pintei em Ipanema, nós chamamos à “plein air”, instantâneo, direto, em frente à paisagem, sem grandes estudos. Gosto muito disso, pena que aqui no Brasil quando a gente monta o cavalete na rua chama muita atenção. Não tive muito tempo de estudar aquele cenário, fiz um esboço e comecei a pintar, é muito legal. Gostei muito da iniciativa!”

Fernando Koboldt Machado, morador da Bela Vista

“Procuro, aquarelando, registrar a simplicidade de formas dentro da beleza de Ipanema”.

Marlene da Silva Cafruni, moradora de Ipanema

“Observei o tronco no cenário e enxerguei nele a arte do tempo na natureza, com linhas, cores e formas… Resolvi aquarelar.”

Elisabeth Laky Gatti, moradora da Tristeza

“Cheguei na orla com duas folhas em branco e um lápis grafite integral. A minha ideia era um desenho simples com material simples, mas com boa potencialidade expressiva. Logo vi um barco, simples como a minha proposta, mas carregado de representações, tais como a jornada, a travessia dos mundos, ciclo lunar e o feminino.”

Laura Gatti, moradora da Tristeza

Jantar beneficente no Plaza São Rafael

16 de novembro de 2011 0

Amanhã, às 20h, o Centro de Reabilitação São João Batista – Educandário em parceria com o Plaza São Rafael (Alberto Bins, 514), Plaza Flowers, Silvia Jóias, Boutique Tète à Tète, Vinicola Campos de Cima e ZX calçados realiza um jantar em prol das crianças com deficiência atendidas pela instituição.

Comandado por Jonas Bergamin o jantar terá coquetel, couvert, prato de entrada, prato principal, sobremesa e bufê de cafés, chás e trufas de chocolate com bebidas incluídas. O evento também conta um espetáculo de dança e música flamenca da escola Tablado Andaluz.  A direção do Educandário, pede o apoio de todos para ajudar comprando ou vendendo convites, no valor de R$ 160 por pessoa. Informações pelo fone 3246-5655, com Priscila Gauto.

Uma campeã precoce

16 de novembro de 2011 1

Júlia Fernanda Silva, velejadora de apenas 16 anos do Clube dos Jangadeiros e atual vice-campeã Sul Americana da Clase Laser 4.7, acumulou conquistas também na Clase Laser Radial. Ontem, a velejadora participou do Sul Brasileiro de Laser Radial em Antonina (PR), e foi campeã Sul Brasileira no feminino, 3º lugar geral (masculino e feminino) e 1º lugar Júnior (masculino e feminino).

Júlia começa agora a treinar visando o campeonato brasileiro que ocorrerá entre 17 a 27 de janeiro em Três Marias (MG), com o objetivo de ficar entre as cinco melhores velejadoras do Brasil.

Em outubro, ela participou da seção Conheça seu vizinho do ZH Zona Sul e mostrou suas impressões sobre a região como velejadora e moradora da Aberta dos Morros. Confira abaixo:

Semáforos na rótula da Juca com a Serraria

15 de novembro de 2011 4

Neste sábado, às 9h, devem começar a funcionar os semáforos na rótula da Avenida Juca Batista com a Avenida da Serraria. Segundo o diretor de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, a mudança ocorre no final de semana porque o movimento de veículos é menor e, assim, os motoristas tem mais tempo para se adaptar.

Em setembro, com o alerta do leitor Jorge Luiz Prestes Braga sobre a necessidade de um reforço na sinalização deste e de outros pontos da Juca Batista, a EPTC informou que estava sendo realizada as contagens de veículos e pedestres em ambos os sentidos da via. Agora, dois meses depois, Pires confirma que o órgão está atendendo uma reivindicação dos moradores.

Novo espaço de lazer na orla

14 de novembro de 2011 1

O leitor Luiz Pedro Borgmann nos enviou um e-mail avisando sobre uma nova obra no calçadão de Ipanema. Com ótimas fotos, ele comentava que não tinha a informação oficial, mas que ao perguntar para um dos operários que estavam sexta-feira passada no local descobriu que se tratava de uma nova área de lazer.

Fomos confirmar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e realmente: Ipanema terá mais espaço para lazer! Em frente ao número 1.452 da Avenida Guaíba, estão sendo construídos um playground, uma academia da terceira idade, colocados 18 bancos com encosto, equipamentos de ginástica e área de convivência, tudo por conta da Goldsztein, que adotou a área de aproximadamente 3.600 m². Segundo a Smam a obra está prevista para ser entregue no final de novembro.

Interferências na Diário de Notícias

13 de novembro de 2011 0

Neste final de semana, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza sondagens em dois pontos da Avenida Diário de Notícias. Haverá bloqueio de um terço da pista Centro-bairro, junto à Estação de Bombeamento de Esgotos Cristal. A outra sondagem será 18 metros adiante, no canteiro entre as pistas da avenida.

Os serviços prosseguem até o próximo dia 21, devido à construção de um poço de visita no ponto de interferência com a rede de esgoto pluvial, junto ao cordão da pista bairro-Centro da Diário de Notícias. A EPTC vai sinalizar o local.

Dmae realiza obras na Cavalhada

13 de novembro de 2011 0

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza desde a manhã de sábado até as 17h de terça-feira (15), a interligação da rede de esgoto cloacal no diâmetro de 400 milímetros na avenida Cavalhada,  em frente ao Colégio Santa Tereza de Jesus.

A obra, que será realizada durante o final de semana e o feriado para minimizar transtornos no trânsito, faz parte das ações do Projeto Integrado Socioambiental que vem sendo implementadas no bairro Cavalhada, com vistas à colocação de redes de esgotamento sanitário nesta região da cidade. Para efetivar o serviço, será necessário bloquear totalmente o tráfego de veículos entre as ruas Florinha e Santa Flora, no sentido bairro-centro.

As linhas do transporte coletivo que utilizam o trecho bloqueado serão desviadas a partir da Cavalhada, acessando a Santa Flora, Barbosa Neto, Florinha e retornando a Cavalhada. A linha 165 _ COHAB, sentido centro-bairro, será desviada pela Dr. Campos Velho e Cavalhada.

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão orientar e monitorar o trânsito na região.

Confira a alteração no trânsito no mapa:

Crédito: Divulgação, PMPA