Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2011

O encantador pôr do sol

29 de dezembro de 2011 0

A leitora Ilane Hofmann Gehrs nos presenteou com uma foto, enviada por e-mail, do pôr do sol registrado ontem em Ipanema. “É sempre um prazer sentar para ver o dia ir terminando lentamente em meio à poesia das trocas de cores, dos pássaros se recolhendo, das nuvens brincando até dormir”, escreveu Ilane.

Você também pode participar do ZH Zona Sul enviando sua contribuição para o e-mail zonasul@zerohora.com.br

Condomínio celebra o novo ano

29 de dezembro de 2011 0

Texto e fotos enviados pelo leitor Edemar Gaddo.

Estamos enviando algumas fotos do Jantar de Natal dos Moradores do Condomínio Residencial Jardim Zona Sul, realizado neste mês, encerrando nossas atividades sociais deste ano. Contamos com a participação de moradores, que se fizeram presentes, dançando e brincando com muita alegria.

O jantar preparado pelo chef Gilberto, com o auxílio da equipe organizadora, contou com música ao vivo e distribuição de brindes. A noite foi agradável, e todos já esperam pelo novos eventos de 2012.

Hora de curtir a colônia de férias

28 de dezembro de 2011 0

Para os moradores da Zona Sul que não terão descanso neste verão, as colônias de férias podem ser uma boa alternativa para manter a criançada ocupada durante o período de férias escolares. Na região, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) já divulgou a sua programação para a edição 2012.

De 2 de janeiro a 10 de fevereiro, crianças de quatro a 12 anos podem participar de uma programação preparada especialmente para o período. Entre as atividades, estão esportes variados, passeios, gincanas e brincadeiras na piscina. A colônia de férias do clube funciona de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 18h30min, e é aberta para associados e comunidade. Inscrições e informaçõesna Central de Atendimento ou pelo fone: 3243-1021.

Semáforo para pedestres na Wenceslau

21 de dezembro de 2011 0

Um dos grandes pedidos dos moradores da região será atendido ainda em 2011. Está marcada para a quinta-feira, 29 de dezembro, a inauguração de um semáforo para pedestres na Avenida Wenceslau Escobar, próximo ao Shopping Granville. O equipamento, que será acionado por botão, atende a demanda por mais segurança na travessia em um trecho com três empreendimentos comerciais.

Até 5 de janeiro outras mudanças, como a troca de placas de indicativas de estacionamento, devem completar o projeto de atualização da sinalização na avenida realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Obra para preservar a natureza

20 de dezembro de 2011 0

Zoravia e Carlos Urbim

Texto enviado pela blogueira Morgana Laux


No sábado passado, ocorreu na orla de Ipanema a instalação da obra da artista plástica Zoravia Bettiol para o projeto Artemosfera. A intervenção, que apresenta forma alada e uma frase de Carlos Urbim, tem por objetivo contribuir para a preservação da natureza no local.

Zoravia, que também é educadora, realizou uma apresentação no domingo para quem passava na orla de Ipanema. Com a sua personagem Filomena, criada na década de 1990, desejou refletir sobre consciência ecológica com o seu conhecido tom irônico. Questionada sobre o local da instalação, Zoravia diz que adora a preciosidade do Guaíba:

- Meu coração está ligado à natureza, à flora e à fauna. Nada melhor do que a zona sul.

Ações educativas para o trânsito da região

19 de dezembro de 2011 0

Os cruzamentos entre as avenidas Cavalhada e Otto Niemeyer, e, entre a Wenceslau Escobar e a Otto receberão as equipes de educação para o trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Detran. A ação faz parte da Operação Final de Ano e tem como objetivo alertar a população para os acidentes, traumas e consequências de ocorrências de trânsito.

Confira os dias e horários das ações educativas na região:

Quarta-feira, 21 de dezembro, às 8h: Avenida da Cavalhada com Avenida Otto Niemeyer

Segunda-feira, 26 de dezembro, às 15h: Avenida Otto Niemeyer com Avenida Wenceslau Escobar

Campeonato de vela no domingo

15 de dezembro de 2011 0

A largada para a Operação Verão, que promete uma série de atrações esportivas e culturais na orla, será na água. No domingo, a praia do Leblon, no Belém Novo, será o palco do Campeonato Gaúcho de Open Bic 2011. O evento contará com a participação de jovens e adolescentes do Projeto Vela Socia e contará com oito regatas.

A novidade deste ano é que os velejadores estarão estreando uma nova mastreação (mastros de taquara). Além disso, a competição classificará o campeão para disputar o mundial da classe, em Miami no ano que vem. As atividades começam às 10h.

Nova sinaleira na Eduardo Prado

15 de dezembro de 2011 0

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instalará amanhã uma nova sinaleira na Avenida Eduardo Prado, próximo ao Jardim Verde Shopping. O equipamento utiliza lâmpadas de LED, que gastam 85% menos energia.

Após avaliação técnica da gerência de planejamento de trânsito da EPTC, o pedido dos moradores será atendido.

Comemoração entre moradores

14 de dezembro de 2011 0

A Associação dos Moradores do Sétimo Céu (AMSC) realizou ontem o jantar de fim de ano. Mais de 70 moradores estiveram presentes na sede da AABB. A banda Radicais Livres ficou responsável pela música e houve também o sorteio de presentes doados por empresas da região. No jantar, organizado pelo advogado Joe Kerber e pela médica ginecologista Carla Goldani,  foi servido uma paella campeira acompanhada de saladas.


Revitalização da orla está a caminho

14 de dezembro de 2011 0

Nessa sexta-feira, às 9h30min, o prefeito José Fortunati assina o contrato para revitalização da orla do Guaíba. A intervenção compreende uma extensão de 5,9 km, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, em frente ao BarraShoppingSul. O projeto será desenvolvido pela equipe do arquiteto Jaime Lerner.
O trabalho, que será feito em etapas, iniciará no trecho entre a Usina e a primeira curva da Avenida Beira-Rio, sentido Centro-bairro. Entre as melhorias estão previstas as construções de um terminal para barcos de turismo, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outros. A previsão é de que as obras, que serão feitas com recursos próprios do município, iniciem entre abril e maio de 2012.

Nova sinaleira na Juca Batista

11 de dezembro de 2011 3

Começa a funcionar na segunda-feira, às 15h, um novo semafóro para pedestres na Avenida Juca Batista, em frente ao supermercado Zaffari. O local recebeu algumas melhorias viárias, como acesso facilitado de cadeirantes no canteiro central, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Com lâmpadas que reduzem em 85% a energia consumida, o semáforo será acionado por botão.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está atendendo um dos pedidos dos moradores da região, que clamam por segurança na travessia da movimentada avenida.

O diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires, já adianta que serão concluídos estudos para implantar um conjunto de semáforos na rótula da Juca Batista com a Avenida Eduardo Prado e um pardal próximo ao número 8.200, que regulará a velocidade máxima de 60 km/h permitida nesse trecho da Juca.

Dica ZH

Pedidos para instalação de sinaleiras podem ser feitos no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Avenida Erico Verissimo, 100). Outras informações no fone 156.

A história do Asilo Padre Cacique

09 de dezembro de 2011 1

Construção imponente que chama a atenção de quem passa por um dos principais caminhos à Zona Sul, o Asilo Padre Cacique foi o tema principal da edição de hoje do ZH Zona Sul.

Na capa mostramos a bela ação dos alunos do Projeto Pescar, unidade Procergs, localizada na Tristeza. Eles proporcionaram uma tarde animada aos idosos residentes do Asilo Padre Cacique. Vestidos de zumbis 18 jovens apresentaram o sucesso Thriller, de Michael Jackson. A coreografia animou os idosos mais destemidos que interromperam o lanche da tarde para dançar ao lado dos estudantes.

Na página 4, a historiadora e blogueira do ZH Zona Sul, Janete da Rocha Machado, nos presenteou com texto e foto sobre a história do Asilo Padre Cacique. Com imagens antigas da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim José Felizardo, Janete relembra o começo das construções localizada na avenida. Confira abaixo o texto e outras fotos históricas da entidade (clique nas imagens para ampliar):


Skate no Jardim Isabel

06 de dezembro de 2011 0

No próximo sábado, 10 de dezembro, a Praça Adel Carvalho, na Rua Conselheiro Xavier da Costa, Jardim Isabel, será o palco de uma competição de skate, de shows de bandas, oficina de grafite, brincadeira com palhaços e da prática do slackline.

O evento é realizado pelo Grêmio Estudantil Ipanema, do Colégio Marista, pela Revista Colegial e pela loja Companhia da Praia, com apoio da Associação Comunitária Jardim Isabel (Ascomjisa) e da marca Hocks. Também haverá um espaço para arrecadação de doações de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas. A ideia é fazer um dia de integração entre o colégio e a comunidade, com muitas atividades para todas as idades.

Confira as modalidades do campeonato de skate:

- Surfstyle: mirim até 15 anos e júnior a partir de 15 anos

- Street: mirim até 15 anos e júnior a partir de 15 anos

- Livre: para iniciantes

Inscrições na Loja Cia. da Praia (Zona Sul Strip Center) por R$ 10 até o dia 9 de dezembro. Se ainda houverem vagas, serão feitas inscrições no dia do evento.

Blitz no Dia Mundial de Combate à AIDS

01 de dezembro de 2011 0

A região recebe hoje um grupo de jovens que conversará com a população sobre a prevenção à AIDS. Eles divulgarão o projeto Cabeleireiros contra AIDS, que tem o objetivo de despertar o espírito de solidariedade nos profissionais da beleza, transformando-os em agentes difusores de informação para o combate à doença.

A blitz passará por pontos de grande circulação de pessoas. Na Zona Sul será na Avenida Wenceslau Escobar, 2.320 e arredores. Durante a ação, serão distribuídos preservativos e haverá a venda do Calendário 2012 produzido pelo projeto Cabeleireiros contra AIDS, ao custo de R$ 10. Toda renda obtida com a venda do calendário será destinada à Sociedade Viva Cazuza.