Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de janeiro 2012

Prefeito vai a Curitiba conhecer estudo preliminar para a orla

30 de janeiro de 2012 0

Nesta segunda-feira, o prefeito José Fortunati vai a Curitiba para conhecer o estudo preliminar de revitalização dos primeiros mil metros da orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio.

O trabalho está sendo conduzido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pelo projeto. O encontro está marcado para as 18h. Também participam o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e representantes do Grupo de Trabalho da Orla, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Programa Viva o Centro.

No final do ano passado, o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados foi contratado pela prefeitura para desenvolver uma proposta de revitalização para os 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, bancos e quiosques, entre outras inovações.

Inscrições para oficina literária

27 de janeiro de 2012 0

Estão abertas as inscrições para a oficiona literária Desbloqueio da Escrita Criativa, ministrada pela escritora Valesca de Assis. Os encontros ocorrerão em 20 e 27 de março, 10,17 e 24 de abril e 8,15 e 22 de maio no Centro Cultural Zona Sul (Rua Padre João Batista Reus, 911). Vagas limitadas. Informações pelo centrocultural.edu@terra.com.br

Reunião pelo futuro da Pereira Passos

26 de janeiro de 2012 0

A Associação dos Moradores da Vila Assunção, organizada em meados do ano passado, já começa a se movimentar para ver suas reivindicações atendidas em 2012. No dia 1º de fevereiro, às 10h, o grupo deve se reunir com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

No encontro, os moradores pretendem apresentar uma lista de assuntos relacionados à Avenida Pereira Passos, alvo de queixas de uma reportagem assinada pelo blogueiro José Augusto Roth que será publicada no ZH Zona Sul desta sexta-feira. Entre os pontos discutidos está o paisagismo na avenida. A reunião será em frente à Estação do Corpo de Bombeiros, na Avenida Guaíba.

Obra de arte ilumina Avenida Guaíba

25 de janeiro de 2012 0

Desde o início desta semana, quem passa à noite pela Avenida Guaíba, em frente à Praça Araguaia, é surpreendido por uma novidade, ou melhor, três novidades: um trio de grandes esculturas com pétalas coloridas e auto-iluminadas está enfeitando a orla. A obra, adotada pela Tim, uma das patrocinadoras do circuito Artemosfera, foi criada pelos arquitetos Ceres Stochi e Nico Rocha e será inaugurada nesta quarta-feira, às 20h.

Mais do que ser um projeto de iluminação diferenciado, os postes tentam transmitir um rompimento com o tradicional ao unir elementos estranhos ao espaço. Nas palavras dos artistas, as Palmeiras Noturnas, como foram batizadas, são objetos híbridos, em parte esculturas e em parte mobiliário urbano.

O circuito de arte urbana Artemosfera é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim. O projeto tem o apoio de Tintas Renner e da Prefeitura de Porto Alegre.

Começa o conserto de pistas na Diário de Notícias

23 de janeiro de 2012 0

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza de hoje, 23, a sexta-feira, 27, a recuperação e melhoria no pavimento da Avenida Diário de Notícias, em frente à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal.

Para a realização do serviço, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou o bloqueio de meia pista ao tráfego de veículos, no sentido Centro-bairro, das 9h desta segunda-feira até as 20h de quinta-feira. O mesmo local ficará bloqueado, no sentido contrário, das 9h de sexta-feira, até as 18h de sábado.

O local foi alvo constante de críticas dos leitores do ZH Zona Sul que, nos últimos meses, indicaram os danos que o desnível no asfalto poderia causar aos veículos (confira abaixo):

Jovens campeões

23 de janeiro de 2012 0

Terminou no sábado, o  40º Campeonato Brasileiro de Optimist, sediado no Clube dos Jangadeiros. De 12 a 21 de janeiro, 122 competidores, de 8 a 15 anos, enfrentaram o sol forte e velejaram nas águas do Guaíba.

O primeiro lugar ficou com Leonardo Lombardi,  do Clube Naval Charitas, de Niterói, seguido por Rodrigo “Tintin” Luz, do Iate Clube do Rio de Janeiro. A campeã no feminino foi a catarinense Maria Luiza Rupp, velejadora do Iate Clube de Santa Catarina e a segunda colocada foi a baiana Luiza Cruz, do Yacht Clube da Bahia.

Confira os cinco primeiros na classificação geral:

  1. Leonardo Lombardi (CNC – RJ)
  2. Rodrigo Luz (ICRJ – RJ)
  3. Thiago Ribas (VDS – RS)
  4. Gabriel Eldstrodt (YCSA – SP)
  5. Felipe Rondina (ICB – DF)

Artista faz apresentação em Ipanema

22 de janeiro de 2012 0

Desde dezembro, a obra Liberdade, de Zoravia Bettiol enfeita as areias de Ipanema. A escultura faz parte do circuito de arte urbana Artemosfera.

Hoje, às 18h, a artista apresentará a performance Filomena e a Ecologia. Na ocasião, o tema ecologia é tratado com muito humor e exagero.

- A filomena diz absurdos. Por meio do riso, trato sobre ecologia – diz Zoravia.

As apresentações duram 15 minutos e serão repetidas ao longo do final da tarde. Será no calçadão de Ipanema, entre a Avenida Jardim e Rua Pirajá. Em caso de chuva será cancelada.

Lançamento do calendário 101 Viralatas

20 de janeiro de 2012 0

Esta é para quem adora animais e não deixa de ajudar aqueles que precisam. Nesta noite, a Fnac do BarraShoppingSul será o palco do lançamento do calendário da ONG 101 Viralatas, que traz imagens de animais acolhidos pela entidade de Viamão. O fotógrafo Rodrigo Bragaglia foi quem produziu as fotos, e ele estará na Fnac para uma sessão de autógrafos, às 19h.

O calendário já está à venda em diversos pontos da cidade, e parte da renda será revertida para bancar os custos de tratamento e manutenção dos animais da ONG. A exposição das fotos na Fnac fica aberta ao público até o dia 29. Vale conferir e ajudar.


ZH Zona Sul no súper

19 de janeiro de 2012 0

Os cadernos de bairros de Zero Hora começaram a ser distribuídos, gratuitamente, nos supermercados Nacional e BIG. Na região, os leitores podem adquirir o exemplar do ZH Zona Sul, todas as sextas-feiras, no Nacional da Avenida Wenceslau Escobar, 1.286, e nos supermercados BIG do BarraShoppingSul e da Avenida Eduardo Prado, 330.

Os jornais de bairros são produzidos e distribuídos por Zero Hora em cerca de 30 bairros da Capital. Além dos pontos cortesias, os exemplares chegam toda semana para os assinantes da Zona Sul, do Bela Vista e do Moinhos de Vento, e mensalmente, para Menino Deus, Petrópolis e Lindoia.

Arrecadando memórias

18 de janeiro de 2012 0

A leitora Angela D’Ornelas Ponsi está colaborando com uma pesquisa em comemoração aos 140 Anos da Carris. Encarregada de selecionar peças, documentos ou fotos de bondes e da cidade de Porto Alegre na época, ela busca ajuda para criar esse acervo.

Quem tiver algum registro pode enviar o material para o e-mail angelaponsi@globo.com ou combinar pelos fones 3307-6267 e 9808-8777, com a Angela. As imagens também podem ser entregues na sede da Carris (Rua Albion, 385).

Para quem não tiver a possibilidade de enviar, Angela já avisa: “caso não tenha scanner, basta solicitar que realizo esta tarefa, digitalizando ou fotografando os documentos em sua residência”.

Um dos antigos bondes da Carris está preservado no pátio de ateliê localizado na Otto Niemeyer

Palmeiras noturnas na orla

17 de janeiro de 2012 0

Em fase de instalação na orla do Guaíba, em frente a Praça Araguaia, a obra dos arquitetos Nico Rocha e Ceres Storchi, deve ser liberada oficialmente no domingo, 22 de janeiro. As instalações em formato de palmeiras fazem parte do circuito de arte urbana Artemosfera.

Responsável pela base de concreto e pela instalação elétrica, que irão respectivamente segurar e iluminar as palmeiras, Paulo Walter da Luz comenta que o trabalho começou na quarta-feira passada, mas a sequência de chuvas atrapalhou um pouco o andamento. O artista e arquiteto Nico Rocha explica que para o projeto sair do papel foram necessárias cinco equipes de trabalho. Agora, na reta final, falta retirar os andaimes e fazer o ajardinamento.

Confira abaixo as imagens do projeto, de como está a obra hoje e do teste com a iluminação feito à noite:

O PROJETO:

A OBRA NA TERÇA-FEIRA, 17 DE JANEIRO:

TESTE DA ILUMINAÇÃO NOTURNA (foto tirada com celular):

Blogueira retoma história do Beira-Rio

16 de janeiro de 2012 3

Texto enviado pela blogueira JANETE DA ROCHA MACHADO

De todos os monumentos antigos deixados pelo homem, poucos são tão icônicos como o Coliseu de Roma. Símbolo máximo do Império Romano, o conhecido Anfiteatro Flaviano é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônicos imponentes. Construído em torno dos anos 70 e 80 d.C, o Coliseu media 48 metros de altura e tinha capacidade para acomodar uma plateia de mais de 50 mil pessoas. Usado para espetáculos, entre eles, os famosos combates entre gladiadores, cujas disputas também serviam para cativar o povo com a política do “pão e circo”.

Passados os séculos, a humanidade preservou o hábito de construir estádios. Muitos princípios básicos da arquitetura e da engenharia, como o desenho das bancadas ou o posicionamento do palco central, são iguais aos dos tempos antigos. E isso se verifica no projeto Intitulado “Gigante para sempre”, que prevê a modernização do Complexo Beira-Rio, elaborado para atender a Copa de 2014 em Porto Alegre. Assim, a mudança se daria de outra forma. Atualmente, os lendários gladiadores de Roma, responsáveis pelo entretenimento do povo, cederam lugar aos talentosos guris com seu futebol arte, aquele jogo de craques a que todos gostam de assistir e de apreciar. Sucesso nos gramados, jogadores como Pelé, Zico e Ronaldo (fenômeno) marcaram de forma indelével o futebol brasileiro, transformando-o em uma referência no esporte mundial.

Em Porto Alegre, o Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio é o que abriga o Sport Club Internacional e toda a sua gigante torcida. Localizado às margens do Guaíba, por isso Beira-Rio, o prédio é uma homenagem a um cidadão português que, durante muitos anos comandou as obras de construção do estádio. Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, assim como o Coliseu, a história do Beira-Rio começa em 1956, quando o Internacional recebeu da prefeitura de Porto Alegre uma extensa área para a construção de seu estádio. O interessante é que essa área seria aterrada futuramente, ou seja, o clube ganhara um terreno dentro d’água. Mas, isso não foi problema, pois, com o tempo e muito trabalho, o prédio, inaugurado em 1969, transformar-se-ia não só no maior estádio de futebol do Sul do Brasil, como também em um ponto turístico importante da Capital.

Escolhido para sediar os jogos da próxima Copa, a casa dos colorados, após a remodelação, surgirá mais bonita e imponente diante de seus torcedores. Com a futura execução das obras, o complexo abrigará também um hotel, amplos estacionamentos, novos restaurantes e bares, tudo isso com o objetivo de atender às exigências e padrões internacionais estipulados pela Fifa. Desta forma, apesar do imenso período que separa esses dois templos monumentais, há muita semelhança entre eles. Igualmente significativos para o povo, tanto o Coliseu de Roma com sua política “panem et circenses”, como os atuais estádios de futebol com seus craques internacionais e suas torcidas apaixonadas, representam as alegrias de um povo. E isso, com certeza, faz-nos refletir sobre a importância desse acontecimento e de sua preparação. Desta forma, urge que acelerem as obras.

Igualmente, o país do futebol deverá se movimentar não só para atender as demandas da Copa, mas, principalmente, para resolver problemas que atingem diretamente seus cidadãos. É imperioso que as ações que serão implementadas nas áreas da segurança, saúde, transportes, entre outras, não sejam encerradas tão logo acabe mais uma edição desse evento esportivo.

Feira da Tristeza ganha site

14 de janeiro de 2012 0

A turma da Feira de Artesanato da Tristeza, que ocorre aos sábado na Praça Comendador Souza Gomes, organizou todas as suas atividades em um site.

Na página, os internautas podem conferir eventos, programação para 2012, quem integra a equipe organizadora e informações gerais sobre a feira. Quem quiser conferir a novidade, basta acessar http://feiraartetristeza.no.comunidades.net

Representante local em programa do GNT

13 de janeiro de 2012 0

Tem profissional da Zona Sul na nova temporada do programa Por um Fio, que retorna nesta sexta-feira, às 22h30min, à programação do GNT, canal 41 da NET. O cabeleireiro Cassiano Pellenz, 25 anos, integrante da equipe de Ricardo Valério na loja da Avenida Wenceslau Escobar, está entre os 12 participantes da atração selecionados entre três mil inscritos.

As gravações ocorreram em São Paulo, e Cassiano - que assinou um contrato se comprometendo em manter sigilo sobre o que ocorreu por lá durante três meses de trabalho - só adiantou que a maratona de desafios incluia desde a produção de penteados, até cortes, mechas e outras peripécias em madeixas. O grande vencedor do programa, apresentado por Juliana Paes, receberá R$ 100 mil. Vale conferir e ficar na torcida pelo representante da Zona Sul.

Bloqueios na Otto e na Cavalhada

12 de janeiro de 2012 0

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou bloqueios parciais de trânsito em duas importantes vias da região. A medida atende à necessidade de obras nos trechos. os serviços serão realizados diariamente das 9h às 17h:

Avenida Cavalhada (entre as ruas Santa Flora e Florinha): trânsito de veículos ficará em um terço da pista de 16 a 31 de janeiro.

Rua Otto Niemeyer (entre as ruas Gramado e Gaurama): trânsito de veículos ficará em um terço da pista até 26 de janeiro.