Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de fevereiro 2012

Nova linha de ônibus na região

24 de fevereiro de 2012 1

A partir das 6h da próxima terça-feira, a Zona Sul contará com mais uma linha de ônibus, a A16 – Dorival Castilho/ Parque Lavoura. A novidade atende a pedidos da comunidade e fará um percurso de oito quilômetros.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o tempo de cada viagem será entre 25 e 30 minutos e a integração para a área central será realizada com as linhas que circulam na Juca Batista e não terá custo, mesmo para quem paga com dinheiro. A linha será operada pelo consórcio STS, responsável pela maioria dos ônibus que circulam na região.

A EPTC monitorará os primeiros dias de operação da A16 - Dorival Castilho/Parque Lavoura e avaliará ajustes ou reforços, se forem necessários. Confira o itinerário e os horários da linha:

Itinerário

Terminal Rua Dorival Castilho Machado esquina Rua A

Rua Dorival Castilho Machado

Av. Juca Batista, contornando a rótula com Edgar Pires de Castro

Av. Vereador Roberto Landell de Moura até as escolas Tancredo Neves e Vila Lavoura

Av. Juca Batista na rótula com a Rua Cirino Prunes

Terminal na Dorival Castilho Machado, esquina com Rua A.

Horários: 6h/7h/10h/12h/13h/17h/18h/19h

Orelhão ganha novo visual

15 de fevereiro de 2012 0

Quem pensa que os telefones públicos estão desvalorizados encontra na Avenida Pereira Passos a prova contrária disto. Inspirado em ideias europeias o proprietário do Copacabana Center, Nilso José Poletto, 53 anos, investiu no embelezamento da cabina telefônica do local. Há cerca de três meses um orelhão foi instalado no estacionamento e, com autorização da rede telefônica, desde o final de janeiro a tradicional estrutura côncava se transformou em uma agradável casinha.

– Fica mais resguardado para a pessoa telefonar e é bonito – comenta Poletto.

A proposta, segundo o proprietário, não ficou na prática do mesmo jeito sugerido no projeto. Por isso, até o final do feriadão de Carnaval, a casa será refeita e seguirá os padrões de madeira e janelas já existentes na guarita da segurança (abaixo).

Osmar Augusto Barbosa Rosa, 39 anos, trabalha há um ano e meio como vigilante do centro de compras e defende que usar orelhão não é coisa do passado, pois todo shopping tem.

– Tem gente que estaciona os carros e desce só para ligar, acho que dá problema com o celular ou algo assim. O pessoal ainda usa, eu uso – afirma.

Curiosidade na Pinheiro Borda

09 de fevereiro de 2012 5

A construção de um prédio, com formato redondo, em uma das principais vias de retorno da Zona Sul tem chamado a atenção. O edifício localizado na descida da Avenida Pinheiro Borda, no Cristal, é uma obra privada e abrigará escritórios de uma única empresa.

O engenheiro civil Eduardo Futuro informou que a divulgação de mais informações ainda não pode ser feita.

Uma praça desconhecida

07 de fevereiro de 2012 2

Muitos moradores acham que ainda é uma área pertencente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mas a Praça Tomocaré, entre as ruas Coroados e Bororó, é pública e está sob o comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

A área abrigava a Associação dos Servidores do Dmae e tem campo de futebol, brinquedos, cancha e prédio, todos abandonados. A surpresa maior fica por conta da vista que o terraço da construção oferece. Subindo dois lances de escada é possível ver boa parte da Capital, incluindo os bairros Cristal e Tristeza, e, claro, o Guaíba.

Por causa do cercamento frontal, algumas pessoas acreditavam que o local era fechado ao acesso público. Hoje pela manhã, depois de um encontro entre representantes da Associação dos Moradores da Vila Assunção (Amoa) e a Smam, a revitalização da área se tornou um dos objetivos dos moradores.

Relembre antigos carnavais

03 de fevereiro de 2012 0

O ZH Zona Sul vai aproveitar a deixa do mês do Carnaval para relembrar as folias de antigamente que movimentavam os salões e ruas da região. Se você mora ou já morou na Zona Sul e tem fotos e boas lembranças de outros carnavais, envie suas recordações para o e-mail zonasul@zerohora.com.br.

As colaborações serão publicadas na edição impressa do caderno e também aqui no blog. O material deve ser enviado até o dia 13 de fevereiro. Vale mandar fotos antigas, cartazes de bailes e relatos.

Duas ruas da região serão pavimentadas

01 de fevereiro de 2012 0

O prefeito Fortunati e o secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo, assinaram a ordem de início das obras de pavimentação de 20 vias da cidade. Nessa lista, duas estão na Zona Sul: Rua Professor José Alberto Optiz, no Cavalhada, e o Beco 3 da Rua Curupaiti, no Cristal.

Ambas haviam sido demandas da população nas votações do Orçamento Participativo de 2002. Segundo informações da prefeitura, o próximo passo será uma reunião entre Smov e as empresas para acertar a logística das obras. Esse encontro deve ocorrer ainda em fevereiro.

Programa para cultivar as tradições

01 de fevereiro de 2012 1

Toda quarta-feira é dia de treino de tiro de laço e gineteada na Cabanha Figueira (Rua Chrispim Antonio Amado, 1.260, bairro Lami ). Quem admira as tradições gaúchas e pratica o tiro de laço como um esporte pode aproveitar essa atividade na Zona Sul a partir das 17h. Não é cobrado nenhum valor de entrada para assistir, só é cobrada a corrida do boi para o laçador, que pode levar o cavalo ou alugar um da Cabanha para laçar.

Propriedade de Claudio Flores de Fraga e Cíntia Mendes dos Santos, a área tem 35 hectares e a atividade principal é a Hospedaria de Equinos. O turismo rural também faz parte da rotina da Cabanha, que integra o roteiro dos Caminhos Rurais de Porto Alegre e do Domingo no Campo.