Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2012

Primeira edição do Vela Quente ocorre hoje

28 de setembro de 2012 0

O Clube dos Jangadeiros realiza hoje, a partir das 19h, a primeira edição do Vela Quente, um evento criado para reunir os velejadores do Rio Grande do Sul e fomentar a prática da vela no Estado.
A ideia é promover uma série de palestras bimestrais, abertas ao público, dividir experiências e esclarecer dúvidas em relação ao esporte. Este primeiro encontro terá como tema Projetos Esportivos para a Vela. Entre os palestrantes estão: Francisco Freitas, velejador e vice-comodoro Esportivo do Clube dos Jangadeiros; Mario Dubeux, velejador e diretor Técnico do Clube dos Jangadeiros; João Bosco Vaz, vereador de Porto Alegre; e Edgar Meurer, secretario Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

Confira a programação do 1º Vela Quente do Clube dos Jangadeiros:

19h – Abertura e apresentação do Vela Quente, com o comodoro do Clube dos Jangadeiros, Renê dos Santos Garrafielo.

19h15min – Palestra “O atleta amador e a possibilidade de obtenção de recursos para ajudar no custeio do esporte”, com o vice-comodoro, Francisco de Paula B. de Freitas.

19h35min – Palestra “Procedimentos práticos para a utilização da Lei do Proesporte _ A lei municipal e a necessidade de mudanças”, com o diretor Técnico do Clube dos Jangadeiros, Mario Roberto Arantes Dubeux.

20h10min – Palestra “A importância do esporte como ferramenta de inclusão social e a preparação da cidade para a Copa do Mundo”, com o secretario Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Edgar Meurer.

20h30min – Palestra “O ideal da Lei do Proesporte e as mudanças necessárias para mantê-la pioneira e eficiente”, com o vereador de Porto Alegre João Bosco Vaz.
21h – Jantar de confraternização (por adesão).

Visita teatralizada na Fundação Iberê Camargo

28 de setembro de 2012 0

Neste sábado, o programa educativo da Fundação Iberê Camargo realiza uma visita teatralizada à exposição O outro na pintura de Iberê Camargo, para o público infantil, dentro da programação da Primavera dos Museus. As inscrições para a atividade, que é gratuita, terminam hoje.

Saiba mais:
No fim de semana da Primavera dos Museus, a Fundação Iberê Camargo convida as crianças a se aventurarem pelo mundo de Iberê Camargo em um encontro com artista e seus outros. A visita será pontuada por atividades práticas e jogos baseados nas obras da exposição.

Horários:
Das 14h30min às 16h: crianças de quatro a oito anos
Das 16h30min às 18h: crianças de nove a 14 anos

Inscrições pelo telefone 3247-8001. Mais informações pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br

ZH Zona Sul nas bancas

28 de setembro de 2012 0

No ZH Zona Sul que circula nesta sexta-feira você confere:

Dois arroios, um mar de problemas: chuva forte provoca alagamentos e volta a trazer transtornos para moradores da Zona Sul

Conheça os vizinhos candidatos: o ZH Zona Sul enviou questionamentos aos sete candidatos à prefeitura de Porto Alegre sobre mobilidade urbana, saúde, violência e uso da orla do Guaíba.  Veja as respostas deles.

Leitor-repórter trata do barulho gerado pela passagem de veículos sobre paralelepípedos da Rua Doutor Mário Totta

Chef Felipe Melo, morador da Aberta dos Morros, parte para a Nova Zelândia em busca de novos sabores

ZH Zona Sul nas bancas

21 de setembro de 2012 0

No ZH Zona Sul que circula nesta sexta-feira, você confere:

- Livros serão estrelas da praça: Praça da Tristeza vai sediar nos dias 27, 28 e 29 evento literário inédito na região (clique na imagem para ler a matéria). Saiba mais: www.bairrotristeza.org/feiradolivro

- A casa é deles: conheça soluções encontradas para adaptar apartamentos e casas aos pets e veja dicas de como tornar a casa melhor para os cães e gatos e seus donos

- Destaques do Instagram: #MissãoZH: outro ângulo do Estado – confira as fotos finalistas da missão para mostrar um outro ângulo do Estado que foram tiradas na Zona Sul

- Avenida Guaíba alaga novamente – água acumula sobre a pista e dificulta trânsito na Vila Assunção

Confira os serviços da prefeitura que funcionam no 20 de Setembro

19 de setembro de 2012 0

Nesta quinta-feira, feriado de 20 de Setembro, funcionam os seguintes serviços essenciais da prefeitura:

Fala Porto Alegre 156 — O sistema Fala Porto Alegre, que unificou o atendimento telefônico de demandas da população pelo número 156, está disponível todos os dias da semana para todos os serviços. As solicitações de serviços de trânsito, poda de árvores, água, esgoto sanitário, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, informações turísticas (opção 5), tributos municipais (opção 4), entre outras, poderão ser encaminhadas via 156. O 156 atende diariamente, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 7h às 23h. Para serviços de trânsito (opção 1), água, esgoto sanitário (opção 2) e denúncia de vandalismo (opção 3), o atendimento é 24 horas. Também 24 horas para registro no site e consulta por protocolo.

Limpeza Urbana — O DMLU trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. Todas as seções operacionais trabalharão das 8h às 13h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.

Água e esgotos — O Dmae atende 24 horas no Fala Porto Alegre — Fone 156 (opção 2), solicitações de serviços, esclarece alguns assuntos da área comercial, recebe denúncias de ligações clandestinas e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os postos de atendimento comercial do departamento no Centro, Azenha, Moinhos de Vento, Zona Leste e Zona Norte fecham nos finais de semana e feriados.

Esgotos pluviais — O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30min às 17h. Em caso de chuva, o horário poderá se estender. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone geral 3289-2200.

Assistência social — Unidades de Abrigagem Adulta: Albergue Municipal (Rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h, 3346-3238; Abrigo Municipal Marlene (Avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h; Abrigo Municipal Bom Jesus (Rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24h. Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h, telefone 3289-4994. Plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): 9955-0270.

Trânsito — Frota de ônibus da Capital circula com tabela horária de feriado. A EPTC atende pelo fone 156 (24 horas) para informações sobre trânsito e transporte. Outras informações de transporte nos sites da EPTC ou POA Transporte.

Linha Turismo — Funcionará no feriado do dia 20. O Roteiro Centro Histórico tem oito saídas diárias, às 9h, 10h, 11h e 12h pela manhã, e às 13h30min, 14h30min, 15h30min e 16h30min à tarde, e possibilidades de embarques e desembarques ilimitados no período de um dia. Os ingressos podem ser adquiridos diariamente, das 8h30min às 18h no Terminal da Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa). Reservas podem ser feitas apenas para grupos acima de 10 pessoas, exclusivamente por e-mail (reservas@turismo.prefpoa.com.br). Informações: 156 (opção 5) ou 3289 -0176. O Roteiro Zona Sul está suspenso durante este período, quando o ônibus passará por um processo de melhorias.

Centro de Informações Turísticas (CIT) — CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho (diariamente, das 8h às 22h), CIT Linha Turismo (diariamente, das 8h30min às 18h), CIT Mercado do Bom Fim (diariamente, das 9h às 18h), CIT Centro Histórico (de segunda a sábado, das 9h às 18h) e CIT Usina (de terça a domingo, 13h às 18h). O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 (opção 5), com atendimento das 8h às 22h.

Saúde — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo fone 192.

Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:

PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);
PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);
PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro);
PA Restinga (Rua Álvaro Diffini, 520, Restinga);
PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº — fone 3289-3456).

Hospitais:

Hospital de Pronto Socorro — (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) — funcionamento e atendimento plenos;
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Defesa Civil — A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Obras — A Divisão de Iluminação Pública (DIP) mantém equipe de plantão para atender emergências relacionadas aos equipamentos pelo telefone 3289-8582.

Meio ambiente — A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atende das 8h30min às 18h pelo telefone 156.

Disque Pichação — Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, fone 153, e pela Central de Atendimento ao Cidadão — Fala Porto Alegre, fone 156.

PGM — A Procuradoria-Geral do Município informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), localizado no Foro Central de Porto Alegre, não funcionará no feriado. Na sexta-feira, 21, o atendimento volta ao horário normal: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Guarda Municipal — O Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância atende escolas, postos de saúde e secretarias, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 340 prédios municipais, pelo fone 3289-7031 ou pelo 0800-6460153 — serviço 24 horas.

Conselho Tutelar — Atenderá em regime de plantão centralizado, a partir das 18h de quarta-feira, 19, até as 8h do dia 21, na Rua Giordano Bruno, 335 — bairro Rio Branco. Telefone: 3289-8485 ou 3226-5788 (ligações a cobrar).

Fazenda — A Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda não abrirá no feriado. O atendimento volta ao normal na sexta-feira, 21, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Indústria e Comércio — Feiras Modelo, Ecológicas, Mercadão do Produtor e Brique ocorrem normalmente. Atendimento da Smic (Licenciamento, Linha da Pequena Empresa, Microcrédito) fica fechado. Fiscalização acontece normalmente. Denúncias pelo 156.

Educandário pede doações para o Dia das Crianças

19 de setembro de 2012 0

O Centro de Reabilitação São João Batista — Educandário, entidade filantrópica sem fins lucrativos localizada no Ipanema, pede o apoio da comunidade para se preparar para o Dia das Crianças. A instituição precisa da doações de alimentos para montar cestas básicas para as famílias, brinquedos e voluntários para alegrar a festinha anual.

Há 73 anos a entidade oferece educação e tratamento clínico gratuitos para crianças e adolescentes com deficiências físicas. Segundo a presidente da instituição Eveline Borges Streck, toda doação é bem vinda:

— No momento, precisamos com urgência de folhas A4 utilizadas em atividades pedagógicas, açúcar, óleo de cozinha, achocolatado, bolacha Maria, suco em pó, ervilha, fermento químico, sardinha, coco ralado, granulado, molho de tomate, pão para cachorro-quente, salsichas, produtos de higiene e limpeza, tais como shampoo, condicionador, talco, desinfetante e água sanitária, além de roupas e brinquedos.

A instituição busca as doações mediante agendamento ou o doador pode entregar na entidade (Rua Ten. Cel. Mário Doernte, 200) no horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3246-5655 ou pelo e-mail secretaria@educandario.org.br, com Joyce Moraes.

Aqui na Zona Sul

18 de setembro de 2012 2

Confira o texto enviado pelo Blogueiro ZH Zona Sul Jefferson Azevedo Terra:


Foi aqui na zona sul de Porto Alegre que a minha pequena filha Caroline, de 15 meses, falou sua primeira palavra. Ela já tentava falar babá, dadá e auau. Mas, naquele dia, falou algo concreto. Algo profundo mesmo. Algo com início, meio e fim.

Estávamos passando pelo calçadão de Ipanema e reparei que os dois pequenos olhos da Carol brilhavam ao observar a paisagem pela janela do carro. Paramos em um supermercado, ela entrou no carrinho e falamos mais ou menos assim:

— Caroline, tu vais ficar aqui. Ficar aqui.

Ela ouviu, pensou, processou a informação e disse sua primeira palavrinha concreta.

Falou a palavra “aqui”.

E não foi um aqui qualquer. O aqui dela foi suave, açucarado, envergonhado, infantil e angelical.

Achei o máximo!

Senti que aquele “aqui” fazia referência ao lugar. Era como se ela tivesse dito “gostei daqui”, “quero ficar aqui”.

Agora vejo que aqui é uma das palavras mais completas da nossa língua.

Se você estiver na Avenida Guaíba, e alguém lhe perguntar onde fica a Avenida Guaíba? Nesse caso você infla o peito e responde:

- Aqui.

E se você estiver na Avenida Beira Rio e alguém lhe perguntar onde fica a Avenida Edvaldo Pereira Paiva? Você responde prontamente:

-Aqui.

Aqui é muito útil.

Aqui serve para quase tudo.

Alguns bobões chatos dizem que aqui não é uma das palavras mais difíceis da nossa língua. Mas qual o problema? Eu ficaria igualmente impressionado se ela tivesse dito algo como: “a Zona Sul é tudo de bom” ou “três pratos de trigo para três tigres”. Mas nem precisava tanto. O aqui dela já resumiu tudo. Por isso, nossa pequena é econômica nas palavras. Fala somente “aqui” e pronto.

Então, agora é assim: se um dia você passar pela nossa pequena Carol em Ipanema, na Avenida Beira Rio ou em qualquer lugar da Zona Sul, ela pode lhe olhar nos olhos, respirar fundo e falar “aqui”.

Veleiros do Sul realiza circuito de vela no Guaíba

13 de setembro de 2012 1

Entre os dias 15 e 23 de setembro, o Veleiros do Sul realizará uma competição da Classe Oceano da vela gaúcha, o XXI do Circuito Conesul de Vela Oceano.

Com o objetivo de unir as flotilhas de oceano de toda a região sul do país e do Conesul, o Veleiros passou a realizar o campeonato batizando-o como Circuito Conesul. Disputado durante dois finais de semana, têm destaque a 42ª Regata Troféu Seival, com percurso até o farolete do Barba Negra, a 23ª Regata Troféu Farroupilha, que vai até Itapuã e 15º Velejaço Farroupilha, que encerra o circuito, e vai até a Ponta Grossa, todos com chegada próximo a Ilha do Presídio em Porto Alegre.

As regatas Troféu Seival e Troféu Farroupilha, receberam estes nomes para homenagear a Revolução Farroupilha, na qual os “lanchões” usados por Garibaldi tinham estes nomes.

Confira a programação:

_ 15/09 (sábado), 13h — Regata de percurso médio classes BRA RGS A, BRA RGS B, J24 e Microtoner 19

_ 16/09 (domingo), 13h — Duas regatas barla-sota classes BRA RGS A, BRA RGS B, J24 e Microtoner 19.

— Após as regatas, confraternização no Hangar 1 do clube com premiação simbólica das regatas do dia ao primeiro colocado de cada classe.

— 20/09 (quinta-feira), 13h — Duas regatas barla-sota classes BRA RGS A, BRA RGS B, J24 e Microtoner 19

— Após as regatas, confraternização no Hangar 1 do clube com premiação simbólica das regatas do dia ao primeiro colocado de cada classe.

— 22/09 (sábado), 11h — 42ª Regata Troféu Seival: BRA RGS A e Bico de Proa acima de 27 pés (percurso até o Farolete do Barba Negra) 23ª Regata Troféu Farroupilha: BRA RGS B (Percurso até o Cotovelo) e Classe Microtoner 19 até boia 119. 15º Velejaço Farroupilha: Classes de Cruzeiro .

— 23/09 (domingo), 17h — Coquetel de entrega de prêmios e encerramento.

Prefeitura assina convênio para operação do catamarã no Cristal

12 de setembro de 2012 0

Agora é oficial: a prefeitura assinará nesta quinta-feira o convênio com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para operação do catamarã na Ilha da Pintada e no bairro Cristal.

A cerimônia será às 14h30min, no armazém B3 do Cais Mauá, no Centro Histórico, quando autoridades e imprensa participarão de um passeio de catamarã pelas futuras rotas.

Nos próximos dias, a Marinha e a Superintendência de Portos e Hidrovias devem conceder a licença de operação para o começo dos trabalhos. Já a estrutura do píer em frente ao BarraShoppingSul deve ser concluída em até 30 dias.

De acordo com o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a expectativa é de que o transporte esteja disponível à população até o final de outubro.

Nova polêmica para a área do Estaleiro Só

06 de setembro de 2012 18

Não deve se encerrar tão cedo a questão da utilização da área do Estaleiro Só, na zona sul de Porto Alegre. A empresa proprietária do terreno terá de rever o projeto inicial, que previa uma torre de 26 andares para o local.

Além de estabelecer uma altura máxima de 22 andares para o segundo plano, a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura solicitou alterações que permitam uma maior interação do projeto da BM Par Empreendimentos com a orla do Guaíba (leia matéria completa aqui).

O ZH Zona Sul quer saber a sua opinião sobre o tema. O que você acha da construção da torre comercial no espaço do Estaleiro Só? Deixe um comentário com a sua opinião, acompanhado de nome completo, e-mail e telefone para contato (os dados não serão divulgados).

Veja o que funciona no feriado de Sete de Setembro

06 de setembro de 2012 0

A prefeitura da Capital divulgou os serviços que funcionam no feriado desta sexta-feira, Sete de Setembro. Confira:

Fala Porto Alegre 156 — O sistema Fala Porto Alegre, que unificou o atendimento telefônico de demandas da população pelo número 156, está disponível todos os dias da semana para todos os serviços. As solicitações de serviços de trânsito, poda de árvores, água, esgoto sanitário, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, informações turísticas (opção 5), tributos municipais (opção 4), entre outras, poderão ser encaminhadas via 156. O 156 atende diariamente, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 7h às 23h. Para serviços de trânsito (opção 1), água, esgoto sanitário (opção 2) e denúncia de vandalismo (opção 3), o atendimento é 24 horas. Também 24 horas para registro no site e consulta por protocolo.

Limpeza urbana — O DMLU trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. Todas as seções operacionais trabalharão das 8h às 13h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.

Água e esgotos — O Dmae atende 24 horas no Fala Porto Alegre — Fone 156, “opção 2″, solicitações de serviços, esclarece alguns assuntos da área comercial, recebe denúncias de ligações clandestinas e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os postos de atendimento comercial do departamento no Centro, Azenha, Moinhos de Vento, Zona Leste e Zona Norte fecham nos finais de semana e feriados.

Esgotos pluviais — O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30min às 17h. Em caso de chuva, o horário poderá se estender. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone geral 3289-2200.

Assistência social — Unidades de abrigagem adulta: Albergue Municipal (Rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h, 3346-3238; Abrigo Municipal Marlene (Avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h; Abrigo Municipal Bom Jesus (Rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24 horas. Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h, telefone 3289-4994. Plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): 9955-0270.

Trânsito — Feriado com passe livre na frota de ônibus da Capital, que circula com tabela horária de feriado. A EPTC atenderá pelo fone 156 (24 horas) para informações e reclamações sobre trânsito e transporte. Outras informações de transporte nos sites da EPTC e POA Transporte.

Linha turismo — Em função do desfile militar que acontecerá no dia Sete de Setembro, algumas das principais ruas e avenidas que fazem parte do trajeto da Linha Turismo estarão bloqueadas, sendo liberadas a partir das 14h. Em função disso, não serão realizados os roteiros Linha Turismo no feriado.

Centro de informações turísticas (CIT) — CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho (diariamente, das 8h às 22h), CIT Linha Turismo (diariamente, das 8h30min às 18h), CIT Mercado do Bom Fim (diariamente, das 9h às 18h), CIT Centro Histórico (de segunda a sábado, das 9h às 18h) e CIT Usina (de terça a domingo, 13h às 18h). O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 (opção 5), com atendimento das 8h às 22h.

Saúde — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo fone 192.

Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:

PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);

PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);

PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro);

PA Restinga (Rua Álvaro Diffini, 520, Restinga);

PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº — fone 3289-3456).

Hospitais:

Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) — funcionamento e atendimento plenos;

Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (Avenida Independência, 661) — emergências obstétrica e pediátrica.

Defesa Civil — A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Obras — A Divisão de Iluminação Pública (DIP) mantém equipe de plantão para atender emergências relacionadas aos equipamentos pelo telefone 3289-8582.

Meio Ambiente — A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atende das 8h30min às 18h pelo telefone 156.

Disque pichação — Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, fone 153, e pela Central de Atendimento ao Cidadão — Fala Porto Alegre, fone 156.

PGM — A Procuradoria-Geral do Município informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), localizado no Foro Central de Porto Alegre, não funcionará no feriado. Na segunda-feira, 10, o atendimento volta ao horário normal: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Guarda Municipal — O Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância atende escolas, postos de saúde e secretarias, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 340 prédios municipais, pelos fones 3289-7031 ou pelo 0800-6460153 — serviço 24 horas.

Conselho Tutelar — Atenderá em regime de plantão centralizado, a partir das 18h de quinta-feira, 6, até as 8h do dia 10, na Rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco. Telefone: 3289-8485 ou 3226-5788 (ligações a cobrar).

Fazenda — A Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda não abrirá no feriado. O atendimento volta ao normal na segunda-feira, 10, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Indústria e Comércio — Feiras Modelo, Ecológicas, Mercadão do Produtor e Brique ocorrem normalmente. Atendimento da Smic (Licenciamento, Linha da Pequena Empresa, Microcrédito) fica fechado. Fiscalização acontece normalmente — Denúncias pelo 156.

Linha da Pequena Empresa chega ao bairro Tristeza

03 de setembro de 2012 0

Empreendedores da Zona Sul, especialmente aqueles que residem no bairro Tristeza, receberão os serviços do Sebrae/RS, através da Linha da Pequena Empresa. De 3 a 6 de setembro, o veículo adaptado estará na Avenida Wenceslau Escobar, 1.980, junto à Secretaria do Meio Ambiente (Smam).

Ao longo dos anos, o bairro, considerado fortemente residencial, tem se tornado um polo comercial para a Zona Sul. Micro e pequenos empreendedores que precisarem de instruções sobre formalização de pequenos negócios e microcrédito, informações sobre concessão de alvarás e capacitação em gestão empresarial podem participar da Linha da Pequena Empresa.

Esses serviços de orientação empresarial serão prestados por um técnico do Sebrae/RS e outro da Secretaria de Indústria e Comércio (Smic). Eles ficarão à disposição para atender, de forma gratuita, das 9h às 17h — sem fechar ao meio-dia. Desde o início do ano, foram realizados 2.475 atendimentos pela Linha, uma parceria do Sebrae/RS, da Smic e da Carris.