Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2012

Mostra Cultural do Colégio João XXIII reúne trabalhos científicos

21 de novembro de 2012 0

A tradicional Mostra Cultural do Colégio João XXIII será neste sábado, 24, das 9h ao meio-dia. Guiada pela temática Colégio João XXIII: Cidade da Convivência, da Cultura e da Ciência, essa edição ocupará 15 espaços da instituição e reunirá todas as etapas escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Cerca de 50 trabalhos serão apresentados. Entre os destaques estão os oito projetos vencedores do 7º Salão UFRGS Jovem, realizado em outubro, no Campus Central da Universidade.

— Compartilhar com a comunidade os projetos de pesquisa produzidos no âmbito pedagógico durante o ano letivo é a principal finalidade da Mostra, que atua, também, como um evento social, reunindo famílias, professores, equipe técnica e funcionários — garante a supervisora pedagógica Mirian Zambonato.

Para facilitar a visitação do público, a equipe pedagógica produziu placas de localização que estarão na entrada do Colégio. Confira a seguir, os locais de exposição de cada Etapa Escolar.

* Educação Infantil; 6ª, 8ª séries do EF e 1ª, 2ª e 3ª séries do EM: Parque dos Saberes, Ginásio

* 6ª, 7ª e 8ª séries do EF: Alameda dos Números, em frente as salas 403 e 404

* 1ª e 3ª séries do EM: Via da Filosofia, parede externa da sala dos professores da 8ª ao EM

* 5º ano, 6ª série e Grupo Musical J23: Estação da Música, toldo central

* 6ª e 7ª séries; e 1ª série do EM e Confraria das Ideias: Beco das Ideias e Invenções, Lab. de Ciências

* 5º ano; 6ª, 7ª e 8ª séries do EF e 2ª série do EM: Praça das Viagens, Sala de Estar

* 6ª e 7ª séries: Rota da Expressão, Biblioteca

* 4º ano, 6ª e 7ª séries: Travessa Musical, Laboratório de Informática

* 1º, 2º e 4º anos: Vilarejo do Sentir e Viver, Corredor dos armários

* 1º ano: Rua dos Sentidos, Corredor dos armários

* 4º ano: Avenida da Cidade, Entrada da Etapa de 1º ao 5º ano

* 3º ano: Rua dos Quadrinhos, Sala 305

* 4º ano: Beco Ambiental, Sala de Música

* Projeto Mundo Passado a Limpo: Avenida Socioambiental, paineis verdes localizados na entrada da Escola

* 3º ano: Travessa da Arte, Corredor da Biblioteca

Abastecimento de água será interrompido nesta quarta na Zona Sul

20 de novembro de 2012 0

Nesta quarta–feira, a partir das 14h, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai interligar a rede adutora de água existente na Rua Darcy Pereira Pozzi, no Chapéu do Sol, com a futura estação de bombeamento de água tratada onde será instalado um grupo motor-bomba à diesel. A finalidade é ampliar a capacidade de abastecimento de água no sistema Belém Novo.

Para realizar os serviços será necessário suspender o abastecimento de água nos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Restinga, Pitinga, Quirinas, Aberta dos Morros, Hípica, Lami, Extrema, Lageado e Lomba do Pinheiro (paradas 13 a 21). A previsão de normalização do abastecimento é durante a quinta-feira.

O trabalho consiste na intersecção das tubulações de entrada e saída do grupo motor-bomba que será montado no local e a adutora existente que atualmente abastece o reservatório Restinga. Com isso, ficarão prontas as esperas para a montagem das bombas sem necessidade de suspender novamente o abastecimento para a instalação dos equipamentos, prevista para ocorrer em dezembro.

Com a conclusão das obras, prevista para janeiro de 2013, o sistema Belém Novo que abastece os bairros Aberta dos Morros, Restinga, Hípica, Belém Novo, Ponta Grossa, Chapéu do Sol, Lomba do Pinheiro, Lajeado e Lami estará com a capacidade de abastecimento de água ampliada em cerca de 300 l/s. Isso vai ocorrer após a realização de cinco grandes obras que estão em andamento e incluem a extensão de rede na Edgar Pires de Castro, duas adutoras e a instalação de novos grupos motor-bomba em duas estações. O investimento é de R$ 15 milhões.

Durante a realização deste trabalho, serão executados paralelamente outros serviços com o objetivo de minimizar a ocorrência das interrupções no abastecimento de água bem como o impacto da obra no sistema. Desta forma, o Dmae programou para o mesmo dia e horário, os seguintes serviços:

— interligação de nova bomba na Estação de Bombeamento de Água Bruta Belém Novo;

— interligação da nova adutora de água bruta na Estação de Bombeamento de Água Bruta Belém Novo;

— instalação de um registro no futuro entroncamento da adutora da Av. Juca Batista com a tubulação de saída da Estação de Tratamento de Água Belém Novo;

— substituição do tubo extravasor do reservatório Panorama.

Outras informações podem ser obtidas pelo Fala Porto Alegre, fone 156, opção 2. Ou pelo site do Dmae.


Leitor-repórter: Lixo divide espaço com animais na orla

01 de novembro de 2012 1

No último sábado, eu e meu marido deparamos com uma triste realidade da natureza em Porto Alegre. Estávamos sentados no antigo Timbuka, na Vila Assunção, admirando o Guaíba e o pôr do sol. Em uma parte pequena de areia, encontravam-se dois marrecos, um ganso e algumas tartarugas nadando. Tudo seria muito lindo se ali não houvesse tanto lixo espalhado.

Foi comovente ver aqueles indefesos animais em seu habitat e ter que viver no meio daquela poluição, não tendo culpa do lixo que produzimos. Uma cena que poderia ser um cartão postal da cidade se não fosse pela sujeira. Acredito que a prefeitura é capaz que monitorar estes pontos da cidade, para que os turistas tenham uma visão ecologicamente correta da cidade assim como fazer com que os cidadãos se orgulhem de Porto Alegre.


* Texto e fotos enviados por Karen Kaefer


CONTRAPONTO

O que diz o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), por meio de sua assessoria de imprensa:

O DMLU esclarece que monitora, permanentemente, toda a orla do Guaíba. Não é possível, porém, evitar que o Guaíba descarte lixo na areia. Assim como, infelizmente, é muito difícil conseguir que as pessoas ajudem a manter a orla limpa. Sobre o problema específico, o local é limpo duas vezes por semana ou sempre que a Proa, estabelecida na vizinhança, avisa o DMLU sobre o excesso de sujeira ali.