Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de janeiro 2013

Carros antigos na Zona Sul

25 de janeiro de 2013 1

Neste domingo, a turma do Vetern Car Club de Porto Alegre vai retomar os encontros na Zona Sul. Pelo menos, essa é a ideia dos organizadores da exposição de carros antigos, que vai tomar conta do estacionamento da San Marino, na esquina das avenidas Otto Niemeyer com a Wenceslau Escobar.

O evento será das 9h às 13h, com visitação aberta ao público e aqueles que são apaixonados por carros antigos ou tem alguma relíquia do automobilismo.


Robert Scheidt compete na Zona Sul

17 de janeiro de 2013 0

Dono de cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt volta a Porto Alegre depois de uma década ausente da raia do Guaíba. Ele participará, ao lado do técnico gaúcho Fábio Pillar, do Campeonato Brasileiro da classe Laser que começa no sábado no Veleiros do Sul.

Um dos maiores nomes da vela mundial, Scheidt começou sua carreira olímpica na classe Laser, na qual conquistou duas medalhas: ouro nos Jogos de Atlanta, em 1996, e prata em Sidney, em 2000. E foi oito vezes campeão mundial da classe Laser. Há oito anos estava velejando na classe Star, onde também obteve três medalhas, junto com Bruno Prada: ouro em Atenas, em 2004, Prata em Pequim, em 2008 e bronze, em Londres, 2012.

– Não venho com compromisso de ganhar o título, mas obviamente tentarei. O campeonato será importante para fazer uma comparação com meus atuais adversários. Enfrentarei uma gurizada que veleja muito bem e o nível dos campeonatos brasileiros é sempre forte – disse o velejador à equipe de comunicação do Veleiros.

Obra deixa trânsito em meia pista na Cel. Marcos

14 de janeiro de 2013 0

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza hoje a substituição de 107 metros de redes de concreto em um emissário de esgoto de 500 milímetros na Avenida Coronel Marcos, próximo ao número 1.460. O emissário é responsável pela condução dos esgotos coletados na Zona Sul até a estação de tratamento de esgoto Ipanema e futuramente na Estação Serraria.

A previsão é de que o serviço seja concluído na segunda quinzena de fevereiro. O investimento nessa frente de trabalho é de R$ 160 mil. Em razão das obras, a Avenida Cel. Marcos ficará bloqueada em meia pista ao tráfego de veículos, no sentido bairro-Centro, próximo à Travessa Pedra Redonda. O trecho bloqueado será de aproximadamente cem metros. Agentes da EPTC reforçarão o monitoramento no local.

Balada para a família no Chairs

14 de janeiro de 2013 0

Nesta terça-feira, tem um programa superbacana no Chairs Resto Lounge, na Tristeza. É o projeto Barulhinho do Bem, que pretende juntar adultos e crianças no mesmo ambiente.

O evento será das 19h às 21h e terá show ao vivo da banda Us Tiago (foto), que vai dar o tom da festa no melhor estilo pop rock, com som reduzido para não incomodar os pequenos.

A iniciativa contará com diversos brinquedos para as crianças, fraldário e cardápio kids. Convites a R$ 25 (por pessoa) e crianças não pagam. Informações pelo 3392-0700. O Chairs fica na Rua Dr. Barcellos, 431, Vila Assunção.

A Educação Ambiental e as Práticas das Religiões Afro-umbandistas

11 de janeiro de 2013 2

Confira na íntegra o texto do caderno de orientações sobre as práticas religiosas, tema da reportagem de capa do caderno neste 11 de janeiro.

Leia mais »

Oferendas viram lixo na orla do Guaíba

11 de janeiro de 2013 11

O cenário é um dos mais privilegiados de Porto Alegre: a orla do Guaíba, no bairro Espírito Santo. Porém, a atitude de alguns frequentadores do espaço em relação ao ambiente está bem longe do ideal. Assunto antigo, que gerou debates na Câmara de Vereadores e na prefeitura anos atrás, a colocação de oferendas em espaços públicos ainda não teve um desfecho que agrade a população em geral.

Na semana passada, o empresário Eduardo De Carvalho, morador da região, entrou em contato com a reportagem para falar sobre o tema. Ele ressalta não ser contra os rituais, mas defende que haja um local adequado para as oferendas, que não atrapalhe a liberdade dos outros cidadãos de usufruir da orla.

- Nós, que caminhamos na areia, teremos de parar de fazer isso por causa da sujeira. A situação está um horror, tem animais mortos. É o tempo de a prefeitura limpar e voltar tudo.

Conselheiro geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul (Ceucab/RS), o babalorixá Clovis Alberto Oliveira de Souza afirma que deixar animais em decomposição e alimentos apodrecendo em espaços públicos não condiz com as práticas religiosas defendidas pela entidade:

- Em 2005, lançamos uma campanha de conscientização ecológica e ambiental, para preservar a natureza e evitar transformar a oferenda em lixo. Até porque o slogan do conselho é A Natureza É o Nosso Altar. Em 2010, foi lançada uma cartilha de orientações.

Cartilha defende o equilíbrio

Entre os itens que compõem o caderno referido por Souza, está a orientação de que “a realização de cultos, oferendas e trabalhos deve estar em perfeita harmonia com o ambiente natural e as comunidades frequentadoras das áreas verdes, a fim de que haja equilíbrio e sintonia entre todos”.

A conclusão do texto ressalta que “as áreas verdes, praças, parques, margens de arroios, lagoas e açudes, bem como locais onde há vegetação nativa, devem ser preservados e tratados com o maior respeito e reverência, tanto por aqueles que levam as suas oferendas como pelos que ali têm o seu lazer ou exercem a sua profissão”.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) desenvolve um trabalho de orientação para que as práticas religiosas afro-umbandistas não impactem no ambiente. O conselheiro geral do Ceucab/RS segue na mesma linha ao dizer que respeitar os espaços públicos, deixando-os limpos, não atrapalha os rituais:

- Levar para casa os barcos e garrafas apresentados, por exemplo, faz com que a energia permaneça conosco – diz Souza.

Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), as coletas são feitas periodicamente, mas, na época de fim de ano e de proximidade com as homenagens a Iemanjá, a quantidade de material retirado aumenta. Quem deparar com esse tipo de situação pode entrar em contado com a prefeitura pelo telefone 156 ou pelo 3248-1725 (Seção Sul do DMLU).


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), volta seu trabalho em relação às práticas das religiões afro-umbandistas à educação ambiental. A equipe da Smam destaca os seguintes pontos:

Conscientização para uso de materiais biodegradáveis nas oferendas (evitar uso de saco plástico e vidros, por exemplo), visando a não agressão da natureza Incentivo à busca por um local apropriado para as oferendas.

O uso de velas requer atenção especial. O local escolhido deve estar limpo e as velas devem ser fixadas, para evitar que caiam e causem incêndios. Jamais colocar junto a raízes de árvores e em troncos ocos.

As bebidas alcoólicas deverão ser vertidas ao redor da oferenda, e o vasilhame, retirado do local na hora da saída.

Uma vez procedida a entrega do trabalho, nada impede que seja feita a limpeza do local.

Calçadão de Ipanema mais iluminado

11 de janeiro de 2013 0


Luiz Pedro Borgmann

Blogueiro

Para nossa satisfação, o calçadão às margens do Guaíba junto ao morro do Espírito Santos teve novas luminárias instaladas, com um modelo muito bonito e eficiente. Vale dizer que, do local mencionado, se obtém um dos mais belos panoramas das praias.

Já havíamos enviado material fotográfico ao ZH Zona Sul em julho 2012 relatando a falta de iluminação no local devido ao furto e à depredação, o que inibia os usuários de transitar por ali. Resta a nós, agora, portanto, zelar por este patrimônio público.

Confira no ZH Zona Sul desta semana

11 de janeiro de 2013 0

- Restos de alimentos, objetos e animais em decomposição deixados na orla do Guaíba após atos religiosos incomodam moradores da região

- Conheça o novo comandante do Rotary Zona Sul, Cesar Augusto Pancinha Costa

- Unidade do TudoFácil na Wenceslau Escobar oferece diversos serviços com agilidade