Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2013

BarraShoppingSul dá início aos festejos natalinos

30 de outubro de 2013 0

imagem

O fim de ano está se aproximando e, com ele, as decorações natalinas. Nesta quinta-feira, 31 de outubro, o BarraShoppingSul dá início às celebrações com o acendimento das luzes da árvores de Natal e a chegada do Papai Noel. A cerimônia começa às 19h com a apresentação da Orquestra de Brinquedos. Até o dia 25 de dezembro, os frequentadores poderão visitar a Casa do Papai Noel, na Praça Rosa dos Ventos. No local, o cenário é composto por uma árvore natalina medindo nove metros de altura, além de bonecos animados e bichinhos de pelúcia. Os destaques ficam por conta do cachorro interativo, que conversa com os visitantes, e da presença do bom velhinho. Ao longo do período de festas, a Orquestra de Brinquedo fará apresentações especiais nos dias 30 de novembro, 7, 14 e 21 de dezembro.

Arquiteto da Zona Sul lança livro no Paseo

25 de outubro de 2013 0

capa Andre Huyer - A ferrovia do riacho - frente

O livro A Ferrovia do Riacho _ Do Sanitarismo à Modernização de Porto Alegre, do arquiteto e urbanista André Huyer, será lançado nesta sexta-feira, às 19h, no Paseo Zona Sul (Avenida Wenceslau Escobar, 1.823). A obra é resultado de uma pesquisa para mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, concluída em 2010. O trabalho foi orientado pela professora Célia Ferraz de Souza.
Consultando fontes primárias, a parte do estudo que se refere à ferrovia está condensada no livro, em uma linguagem fluente. Como se poderá ver, a Ferrovia do Riacho marcou época na cidade, e especialmente na Zona Sul, à qual foi determinante na urbanização. O trabalho de Huyer também revela ilustrações, dados e outros fatos históricos inéditos, bem como informações de costumes típicos da época. Uma exposição com as fotos do livro complementa o lançamento desta noite e ficará no local até 1º de novembro. A visitação é gratuita.

Acidente deixa estação do BikePoa desativada

24 de outubro de 2013 1

imagem

Inaugurada há menos de dois meses, a estação do BikePoa localizada na esquina das avenidas Chuí e Icaraí está fora de funcionamento. O motivo, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foi um acidente que danificou a estrutura. Em função da batida, os usuários do sistema de aluguel estão há pelo menos três semanas impossibilitados de retirar as bicicletas, conforme relatos de moradores. No final da semana passada, a estação foi retirada do local. A EPTC garante que está avaliando junto à empresa responsável pelo BikePoa a instalação da estrutura em um novo ponto próximo do atual, e que a operação deve ser retomada nos próximos dias.

Amanhã é dia de ZH Zona Sul!

24 de outubro de 2013 0

Zona Sul

Nesta edição, você confere:

— Duplicação da Rua Coronel Massot não sai do papel antes de 2015

— Roteiro: Sarau Literário Zona Sul homenageia centenário de Vinicius de Moraes

— Minha turma: Colégio Mãe de Deus promove festival de cinema

— O nome: moradora da Vila Assunção, Gisela Rodriguez finaliza seu primeiro romance

— Obras na Padre Cacique devem conter alagamentos na avenida

E muito mais! Não percam!

Trânsito será bloqueado na Avenida Icaraí

23 de outubro de 2013 0

imagem112345

O trânsito será bloqueado na Avenida Icaraí, entre a Rua Campos Velho e o Arroio Cavalhada, a partir das 9h de segunda-feira. A interrupção será somente no sentido Centro-bairro em função de obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A previsão é que os trabalhos durante 60 dias.

O sentido contrário da Icaraí terá circulação em sentido duplo, e as linhas de ônibus não serão alteradas. A orientação é que os motoristas evitem a via, utilizando a alternativa pela Avenida Diário de Notícias.

 

Festa dupla na Igreja Nossa Senhora das Graças

23 de outubro de 2013 0

No sábado, 26 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Tristeza, promoverá um jantar de despedida a dom Dadeus Grings, cuja renúncia de arcebispo de Porto Alegre foi aceita pelo Papa Francisco. O sucessor será Dom Jaime Spengler, que tomará posse em 15 de novembro.

O evento está marcado para as 21h e também celebrará o aniversário do pároco da Igreja das Graças, padre Sérgio Belmonte. Entre os convidados estão o próprio dom Jaime Spengler, dom Agenor Girardi e dom Irineu Wilges. Os convites para o jantar estão à venda na secretaria da igreja. Informações pelo telefone 3268-1341.

E a duplicação? Parou por quê?

18 de outubro de 2013 0

7636468.1 (9871759)-DSC_4684.JPG-01_11_2011-09.40.46

Leitor-repórter
Texto enviado pelo leitor Vitor  Guerra Sporleder

Há anos, a prefeitura encaminhou correspondência aos moradores da Rua Coronel Massot informando que seriam iniciadas as obras de duplicação da rua, sua antiga reivindicação. A obra foi iniciada mas ficou pela metade, pois somente o trecho entre a Avenida Wenceslau Escobar e a Rua Camaquã foi duplicado, e o trecho entre a Rua Camaquã e Avenida da Cavalhada foi atirado à própria sorte.

Abandonado e “esquecido” pela administração municipal, foi se deteriorando dia a dia chegando ao estado lamentável que se encontra hoje: um verdadeiro tobogã horizontal com remendos asfálticos irregulares, que tornam a passagem um verdadeiro martírio para os motoristas, pelo pula-pula dos veículos. Bem que a prefeitura poderia, pelo menos, recapar esse trecho, pois trata-se de importante ligação entre os bairros Tristeza e Cavalhada, tão ou mais importante que a própria projetada Avenida Tronco, e beneficiaria não só os moradores dali mas toda a população da Zona Sul.

Contrapontos

O que diz a Secretaria Municipal de Obras e Viação, por meio de sua assessoria de imprensa

A demanda atendida, o trecho de 700 metros, é uma contemplação de obra de OP. A parte restante depende de uma nova demanda da comunidade via OP. A solicitação de manutenção imediata foi repassada para a Divisão de Conservação. Há a possibilidade do trecho citado ser contemplado pelo Programa Integrado Socioambiental do Dmae.

Hoje é dia de ZH Zona Sul!

18 de outubro de 2013 0

imagem

Nesta edição, você confere:

— Dmae apresenta na segunda-feira à Fepam estudos que tentam justificar lançamento do esgoto do Pisa mais perto da orla

— Leitor questiona a demora do início da duplicação da Rua Coronel Massot

— Baile de debutantes da AABB está marcado para este sábado

— Encontro do grupo Chega de Demolir Porto Alegre ocorre neste sábado na Tristeza

— Estudantes do colégio João Paulo I discutem ecologia e ações voluntárias

Não percam!

Novo trecho duplicado da Edvaldo Pereira Paiva é liberado

10 de outubro de 2013 0

imagem111424

Um trecho de 500 metros duplicado da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, foi liberado nesta quinta-feira. A partir de agora, veículos podem transitar no sentido Centro-bairro nas três novas pistas desde o Estádio Beira-Rio até a Diário de Notícias — desafogando o trânsito que estava em apenas uma via.

Na direção contrária, bairro-Centro, o condutor vindo da Avenida Pinheiro Borda sai da Padre Cacique para a Edvaldo Pereira Paiva, encontrando três pistas livres também. Agentes da EPTC já refizeram a sinalização de trânsito na região, retirando os obstáculos. Com a mudança, o trânsito da Padre Cacique deve fluir com maior rapidez.

Evento beneficiará Natal de crianças pobres

04 de outubro de 2013 0

9823535-Natal Sopão 2007 023.jpg-01_10_2013-16.53.14

Claudio Gall
Blogueiro do ZH Zona Sul

Hoje, um evento terá caráter beneficente em prol de um Natal mais fraterno para duas vilas situadas na Tristeza: Vila Santa Bárbara e Vila Pellin. Durante o evento, haverá sorteios de brindes ofertados pelo comércio da região e apresentações culturais. O dinheiro arrecadado na venda de ingressos será destinado à compra de mantimentos para a sopa que é distribuída nas vilas citadas todas as quartas-feiras. Outra parte da verba será para a aquisição de brinquedos, os quais serão entregues as crianças das vilas no início de dezembro, quando ocorrerá uma festa regada a cachorro-quente, refri e outras atrações.

A Pastoral Ação Social João Paulo II da paróquia é formada por homens e mulheres que, voluntariamente, encontram-se às quartas-feiras na Igreja Nossa Senhora das Graças para preparar sopa ou um prato a servido nas vilas mencionadas. A intenção é levar um pouco mais de alento para aquelas pessoas que lá vivem. A preparação é feita durante o dia, e a distribuição, à noite, quando um voluntário leva, em seu veículo, as panelas com o alimento, distribuído de acordo com um cadastro previamente elaborado junto às famílias das vilas.

Serviço

O que: Risoto beneficente
Quando: hoje, às 20h30min
Onde: salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Wenceslau Escobar, esquina com a Otto Niemeyer)
Convites: R$ 12, à venda na secretaria da igreja.
Informações: 3268-1341

Amanhã é dia de ZH Zona Sul!

03 de outubro de 2013 0

imagem

Nesta edição você confere:

— Novo corredor de ônibus nas avenidas Cavalhada, Teresópolis e Nonoai deve começar a operar nos primeiros dias de novembro

— 20ª Corrida Pela Vida movimenta o Cristal neste domingo

— Grupo de Trabalho Orla Ipanema é lançado

— Minha turma: estudantes do Colégio Adventista de Porto Alegre celebram o Dia Nacional do Trânsito

— O nome: Fernando Beira Rio, o professor de história que comanda um salão de beleza na Tristeza

— Blogueiros: Evento beneficiará Natal de crianças, por Claudio Gall

Não percam!

Zona Sul debate novo Código de Limpeza Urbana

02 de outubro de 2013 0

O quarto encontro regional promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para apresentar o novo Código de Limpeza Urbana ocorre nesta quinta-feira, dia 3, na Zona Sul. Moradores estão convidados a participar da reunião, que contará com integrantes dos CARs, do Orçamento Participativo, vereadores e lideranças locais.
O projeto do novo código foi protocolado no dia 3 de setembro e ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores. O texto atualiza regras de 1990 e prevê multas rigorosas para quem descartar resíduos de forma irregular na Capital.

Reunião sobre o novo Código de Limpeza Urbana na Zona Sul
Quando: Quinta-feira, 3 de outubro, às 19h
Local: Auditório do Centro de Educação Profissional São João Calábria (Rua Aracaju, 650, Nonoai)

Corrida Pela Vida movimenta o domingo no Cristal

02 de outubro de 2013 0

Neste domingo, a Zona Sul será novamente palco de uma mobilização em prol do Instituto do Câncer Infantil. A 20ª edição da Corrida Pela Vida terá largada do BarraShoppingSul, às 9h para corridas e às 10h para a caminhada, e reunirá corredores, voluntários, empresas, escolas, academias e grupos de corridas que apostam na coragem de cada criança e adolescente que luta contra a doença. A expectativa do ICI é contar com a participação de 5 mil pessoas no evento.

O ICI-RS organiza a corrida em parceria com o Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), entidade responsável pela organização do percurso competitivo da corrida. Serão premiados os cinco primeiros colocados no ranking geral, e os três primeiros de cada faixa etária nas categorias femininas e masculinas. Empresas, escolas, academias e grupos de corrida com o maior número de inscritos receberão troféus.

A Corrida Pela Vida é uma marca registrada do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul e faz parte do calendário oficial de Porto Alegre. Os recursos arrecadados serão destinados para a construção do Centro Integrado de Apoio do ICI-RS, que funcionará na Rua São Manoel, 850, e unificará as atividades do instituto em um local.

Sobre o Instituto do Câncer Infantil RS

— É referência no tratamento da doença na América Latina, com índice de cura de 70% nos casos atendidos. Em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, todo o atendimento, serviço de apoio e continuidade do tratamento das crianças e adolescentes com câncer são assegurados por equipes especializadas.

— O ICI-RS também participa do desenvolvimento de pesquisas para o tratamento do câncer infanto-juvenil, com meta de atingir a cura em 100% dos casos atendidos.

— Os pacientes também contam com apoio pedagógico, psicológico e odontológico, medicamentos, e exames. Além disso, suas famílias também recebem apoio assistencial, roupas, calçados e alimentos.

— Mais informações pelo telefone 3331-8704 ou pelo e-mail icirs@ici-rs.org.br