Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Arte na orla de Ipanema

10 de março de 2014 1

6782069-MAR_9713.jpg-17_02_2011-14.42.48

Bruna Vargas | bruna.vargas@zerohora.com

Quem voa tranças, tênis e bicicletas na orla de Ipanema aos finais de semana terá um motivo para desacelerar no dia 16 de março. Ou melhor, mais de 80.

Pelo menos 84 artistas, entre músicos, performers, artistas plásticos e escultores já confirmaram presença na ação cultural Arte e Artista na Orla. Seja na areia, no gramado ou no trapiche, quem passar pelo calçadão poderá conferir, junto à inspiradora paisagem, um pouco de arte feita do talento de dezenas de porto- alegrenses.

O evento, organizado pelaAssociação dos Moradores do Bairro Ipanema ( Ambi) ocorrerá das 10h às 19h, no trecho entre as ruas Ladislau Neto e Otelo Rosa. Mais do que uma exposição ao ar livre, a atividade contará com a presença de todos os artistas envolvidos, junto a suas obras.

Enquanto as obras de arte devem se espalhar pela areia e pelo gramado, apresentações musicais, performances e palestras serão revezadas sobre o trapiche, em um palco montado com a ajuda de moradores do bairro. A ideia é levar não só os vizinhos, mas também usuários da orla e, inclusive, gente de fora da região para prestigiar o domingo cultural em Ipanema.

— Conseguimos amplificadores, lonas e cadeiras com pessoas da comunidade e alguns pequenos empresários, que ajudaram com contribuições em dinheiro — diz Márcia Morales Salis, organizadora do evento.

A mobilização da vizinhança já é motivo de comemoração para a organização do Arte e Artista na Orla, que tem como objetivo, justamente, chamar a atenção para o uso cultural da orla, para além das atividades desportivas, por meio das manifestações artísticas.

Tanto empenho vem rendendo frutos. Fora o sucesso entre os artistas, que, com tamanha procura, acabou por provocar o encerramento precoce das inscrições, a iniciativa despertou o interesse de pessoas que vivem longe do Brasil.

— Recebemos o contato de uma artista que vive em Londres há 20 anos. Ela ficou sabendo do projeto e se ofereceu para realizar uma performance — conta Márcia.

Além de bandas e artistas conhecidos na região, como Zorávia Berttiol, Maria Tomaselli e Beto Babão, outros vieses da cultura serão abordados durante as atividades. A historiadora e blogueira do ZH Zona Sul Janete Machado, por exemplo, dará uma palestra sobre a história de Ipanema.

O Arte e Artista na Orla também será uma aposta em um tipo de atividade ainda pouco comum em Porto Alegre: promover a interação do espaço natural, marca registrada de Ipanema, com experiências artísticas que contribuam para a reflexão e a construção de uma cidade melhor.

— É uma ação cultural que é quase uma manifestação em prol da arte no espaço natural. Queremos que resulte em alguma coisa em prol das manifestações artísticas  — diz Márcia.

SERVIÇO

O que: Arte e Artista na Orla
Quando: domingo, 16 de março, das 10h às 19h
Quanto: entrada franca

Comentários (1)

  • Sonia Ritter diz: 13 de março de 2014

    Muito bom esse projeto! Gostaria de participar , temos uma CUTELARIA na zona sul .Grata!

Envie seu Comentário