Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2014

Feira do Livro da Zona Sul começa hoje

25 de abril de 2014 0

10154401_722389484477796_5643204953375819669_n

Entre o meio-dia de hoje e às 18h de domingo, a Praça Comendador Souza Gomes abre as portas às ofertas dos livreiros e às barganhas da freguesia. Serão três dias de programação da 3ª Feira do Livro da Zona Sul que, em 2014, comemora um incentivo extra: a inclusão do evento no calendário oficial de Porto Alegre. A terceira edição chega ao tradicional espaço de convivência do bairro Tristeza com um calendário recheado por apresentações de dança, concertos musicais e participação de mais de escritores.

Iniciativa da Associação de Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET Zona Sul), com apoio da Feira de Artesanato da Tristeza (FAT) e da prefeitura de Porto Alegre, o evento conta com uma estrutura ainda maior e mais organizada do que as anteriores. Além das bancas de livros e das sessões de autógrafos, um palco armado na praça dará espaço a diversas expressões artísticas nos três dias de programação. Em 2013, 4 mil pessoas circularam pela feira — e, nesta edição, a expectativa é agregar ainda mais gente.

Confira a programação completa:

Hoje

Do meio-dia às 18h – Feira de Artesanato da Tristeza (FAT)
14h – Contação de história com Leila Pereira
15h – Sessão de autógrafo: À família com Afeto, de Cristina Canovas de Moura
16h30min – Apresentação de dança da Escola Estadual Três de Outubro
17h – Dança cigana, com Companhia de Dança Igah Hamaad

Amanhã

8h – Montagem do acampamento do Grupo de Escoteiro Nimuendaju
Das 9h às 18h – Feira de Artesanato da Tristeza (FAT)
10h – Oficina de leitura com a patrona da Feira, Christina Dias, e caminhada com professores da academia Equipe Sul
10h30min – Exercícios de alongamento com professores da Equipe Sul
11h – Sessão de autógrafo: Batidas de Okàn, de Rosane Castro
11h – Apresentação de música espírita e teatro, com Grupo Pétala
14h – Sessões de autógrafo: Novas Andanças, de Flávio Stefani, e Sobe e Desce com a Nina,de Kleiton Ramil
14h30min –Apresentação musical Violonada, com Dorotéo Fagundes
15h – Apresentação da Dança do Leão, com o Núcleo de Arte e Dança
15h –Apresentação de teatro de rua A Mãe e o Monstro
15h – Sessões de autógrafo: O Bolo, a Bala e a Bola, de Angélica Caetano; O Aniversário do Tiltapes, de Christina Dias; Enquanto Tempo, de Rubem Penz e Onze Casas Antes de Casar,de Ivone Izquierdo
16h – Abertura oficial da 3ª Feira do Livro da Zona Sul
16h30min – Apresentação de violão e música,com Juarez Arigony
17h – Dança cigana,com a Companhia de Dança Igah Hamaad
17h – Sessões de autógrafo: Catálogo de Fotografia Amigos para Sempre, de Lourdes Sprenger, Volta ao Mundo em 500 Poemas – 40 Anos de Estrada, de Rossyr Berny e No Cafundó das Estrelas, de Sergio Napp

Domingo

Das 9h às 18h – Feira de Artesanato da Tristeza (FAT)
11h – Vitrola de Histórias, com a escritora e contadora Leila Pereira e a musicista Karine da Cunha
11h – Sessão de autógrafo: Será que o Cachorro Fala,deVera Mastrausa
14h – Sessões de autógrafo: Rambo, um Peixe no Fandango, de Cláudia de Villar e Diário de um Magnus sobre o Caminho de Santiago de Compostela, de Magnus Casara
14h30min – Apresentação musical Violonada,com Dorotéo Fagundes
15h – Apresentação de violão e música, com Mariana Bavaresco
15h – Sessão de autógrafo:  Sherlock Cat, de Sinara Foss
15h – Bate-papo com Magnus Casara
15h30min – Apresentação de violão e música, com Ana Luisa Nicotti
16h – Apresentação de jazz, com Bárbara Sampaio Dance Studio
16h – Sessões de autógrafo: Fidalgo, Finório e Firula, com Leticia Möller e Yuji Schmidt; Tudo Passa, de Silvio Luiz Oliveira e A Literatura da Magia da Arte de Contar Histórias, de Gladis de Oliveira
16h30min – Apresentação de dança do ventre, com Companhia Maktub
17h – Dança cigana, com a Companhia de Dança Igah Hamaad
17h – Sessões de autógrafo: U Boats Mergulhando na História, de Nestor Magalhães e Um Dia de Gato, de Valesca de Assis
17h30min – Show de clássicos românticos, com Cristiano Nichelle

Amanhã é dia de ZH Zona Sul!

24 de abril de 2014 0

zona-sul

Nesta edição, você confere a cobertura completa da Feira do Livro da Zona Sul, que começa nesta sexta-feira: a programação completa e uma entrevista com a patrona do evento, Christina Dias. E mais:

— Blogueiro reclama da falta de locais adequados para estacionar motos

— Leitor-repórter: falta de sinalização em obra na ciclovia da Padre Cacique se transforma em transtorno aos ciclistas

Não percam!

Amanhã é dia de ZH Zona Sul!

17 de abril de 2014 0

ZS

Nesta edição, você confere:

— De onde vem o mau cheiro? Moradores reclamam de odor sentido desde o início das operações da ETE Serraria, enquanto Dmae afirma que não é de lá

— Procissão do Encontro ocorre nesta Sexta-Feira Santa na Zona Sul

— Blogueiros: mato alto e lixo jogado em rua da Tristeza são alvos de reclamações

— Café ZH Zona Sul: veja quem circulou pelo encontro dos leitores com a equipe do caderno

— Conheça seu vizinho: Bárbara Pustai, moradora da Vila Nova e criadora do blog O Mundo na Cozinha

E mais! Não percam!

Procissão do Encontro na Zona Sul

16 de abril de 2014 0

FOTO 2

Pela primeira vez, a Paróquia Nossa Senhora das Graças promove a Procissão do Encontro, uma manifestação realizada na Sexta-Feira Santa e herdada da cultura portuguesa. A celebração é marcada pelo encontro entre Jesus e Maria a caminho do calvário. Às 19h30min, os fieis sairão da Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Wenceslau Escobar, 2.380) com a imagem da Mãe Dolorosa, enquanto os devotos da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Padre Reus, 1.133) deixarão o local com a imagem de Jesus. No meio do caminho entre as duas igrejas, as imagens se encontram. A celebração é tradicional em cidades portuguesas e também na região litorânea de Santa Catarina, em Minhas Gerais e no interior de São Paulo.

Saiba mais
O que: Procissão do Encontro
Quando: Sexta-Feira Santa, 18 de abril
Horário: a partir das 19h30min
Local: duas procissões saem no mesmo horário, uma da Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Wenceslau Escobar, 2.380) e outra da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Padre Reus, 1.133)

Reforma do Parque Tristezense: não foi dessa vez

11 de abril de 2014 0

10388715-Tristezense1.JPG-09_04_2014-13.23.17

Na última segunda-feira, a presença de retroescavadeiras e caminhões da prefeitura no Parque Tristezense foi comemorada por moradores do bairro. Tudo indicava que a reforma batalhada há pelo menos quatro anos teria, enfim, começado — mas a realidade foi outra.

O início da revitalização do campo de futebol foi iniciado pela Secretaria Municipal do Esporte (SME) e pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Porém, a Equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) solicitou que a obra fosse interrompida. A justificativa é que o projeto de revitalização do parque já está finalizado e, agora, corre a fase de orçamento dos trabalhos.

“As intervenções que estavam sendo realizadas pela SME e pela Smov não são as que estão especificadas no projeto construído em parceria entre Smam e comunidade. Embora contemplem a pista e o campo, há questões técnicas a serem levadas em conta, como tamanho e material. Assim, para buscar um entendimento que beneficie a comunidade, mas respeitar o projeto já aprovado em encontros com os moradores da região e usuários do Parque Tristezense, a Smam irá se reunir com a SME e a Smov ainda esta semana”, disse a Smam, por meio da sua assessoria de imprensa.

O projeto, que será executado com recursos de um empreendimento a ser instalado na região, inclui a reforma do campo, a construção de pistas de caminhada e a substituição de bancos e brinquedos. A Smam alega que a interrupção da obra não implica em perdas para a comunidade e que a área receberá obras de revitalização em sua totalidade.

Amanhã é dia de ZH Zona Sul!

10 de abril de 2014 0

zs

Nesta edição, você confere:

— Às vésperas da terceira edição da Feira do Livro da Zona Sul, licitação para revitalização da Praça Comendador Souza Gomes deverá ser lançada

— Começam melhorias no Parque Tristezense, mas Smam determina a interrupção da obra

— Café ZH Zona Sul: quem circulou pelo evento no Machry

Não percam!

Sábado é dia de brechó na Tristeza

04 de abril de 2014 0

008 (2)

Neste sábado, 5 de abril, ocorre o brechó beneficiente da Paróquia São Mateus. Será das 9h às 16h na Rua Sargento Nicolas Dias de Farias, 568 (ao lado da Praça da Tristeza). Entre os itens à venda, estão  roupas, calçados, bolsas e bijuterias e artigos de bazar. Os preços são camarada: variam de R$ 5 a R$10.

Para mais informações: 3268-1212

Visita ao mirante do Cristal será cobrada

02 de abril de 2014 0

 

Foto de Vera Petersen, Divulgação

Inaugurado no dia do aniversário de Porto Alegre, em 26 de março, o mirante da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, às margens da Avenida Diário de Notícias, já está aberto para visitação da comunidade. No entanto, o acesso à estrutura, de onde se tem uma bela vista do Guaíba, passará a ser cobrado em junho.

De acordo com informações do Departamento Municipal de Água e esgotos (Dmae), responsável pela obra, a cobrança deve garantir a manutenção do local
Pelo menos até maio, a visitação segue de terças a domingos, das 14h às 19h, com agendamento prévio pelo site do Dmae. O passeio dura cerca de 40 minutos e pode ser feito por grupos de, no máximo, 20 pessoas. A obra integra as melhorias na parte de saneamento feitas por meio do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que já está operando e tratando parte do esgoto coletado em Porto Alegre.

Festa no shopping

01 de abril de 2014 0

Samba de Santa Clara

Nesta terça-feira, está marcada a segunda edição do Party at the Mall, no BarraShoppingSul. O evento irá reunir moda, música e lifestyle, transformando o shopping em uma grande festa. A programação marca o lançamento das coleções de outono/interno.

A partir das 19h, os clientes poderão participar de ações em diversas lojas, já que cada lojista terá uma atração especial para o evento: lançamentos, desfiles, descontos especiais nas novas coleções, coquetel, serviços exclusivos e atrações musicais. Quem circular pelos corredores poderá aproveitar, ainda, a programação exclusiva com shows e outras ações interativas. Às 20h30, a banda carioca Samba de Santa Clara se apresenta na Praça Rosa dos Ventos, com repertório em homenagem a Jorge Ben. O espaço também contará com outras bandas e DJs.

Os clientes ainda poderão registrar o clima de festa na Cabine de Selfie que estará à disposição em um dos lounges, tirando uma foto e compartilhando nas redes sociais com a hashtag #partyatthemall.