Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O clique que deu estilo ao glam rock

06 de junho de 2010 0

Montagem com fotos de Brian DuffyMorreu neste sábado o fotógrafo britânico Brian Duffy, aos 76 anos, de uma doença pulmonar. Entre as fotos mais famosas dele, teve uma, em especial, que ajudou a dar a cara do glam rock, ou glitter rock dos anos 70.

É capa de Aladdin Sane, disco que David Bowie lançou em 1973. Na época, Bowie ainda estava com o cabelo vermelho, espetado e com mullets do personagem Ziggy Stardust, o marciano-messias que protaniza a ópera-rock do disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972. Abre parênteses: Ziggy é um alienígena que chega para salvar a humanidade cinco anos antes do fim do mundo. Mas ele acaba sendo engolido pela fama e pelo estrelato, caindo na vala comum dos excessos do rock’n’roll. Ao fim, ele comete suicídio.

Voltando para a capa de Aladdin Sane, Bowie foi clicado sem camisa, apenas com uma maquiagem que simboliza uma espécie de raio. A consequência é que o clique entrou para os mais marcantes registros do rock’n’roll.

Na música, Duffy também fez fotos de John Lennon, Blondie, Black Sabbath e The Shadows. Mas ele se dedicou mesmo ao mundo da moda, fazendo, por exemplo, dois calendários Pirelli.

Na montagem acima, na ordem, fotos de Aladdin Sane, Shadows, Lennon e o escritor William Burroughs, o pai dos beats.

Envie seu Comentário