Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Professores de cinema

15 de outubro de 2013 0

Eles nos ensinam a ler, nos guiam nos primeiros passos do conhecimento científico _ e, mesmo quando estamos sem vontade, buscam nos motivar a ver nos livros mais do que um peso na mochila. No Dia do Professor, o  Zoom parabeniza a todos aqueles que fizeram da profissão um sacerdócio e, para homenageá-los, fizemos uma lista de filmes sobre mestres inspiradores.

 

- Ao Mestre, Com Carinho (1967) - Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) vai dar aulas em uma escola londrina repleta de alunos pobres e indisciplinados. Ele sofre horrores na mão dos alunos, mas acaba conseguindo se impor e ganhar a amizade dos estudantes.

 

- Conrack (1974) – Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um professor branco (e racista) que aceita a dar aulas em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, que falam um dialeto próprio. Conroy (John Voight) decide dar a melhor educação para seus alunos, mas enfrenta grande resistência.

- O Preço do Desafio (1987) - Jaime Escalante (Edward J. Olmos), um imigrante boliviano, está determinado a não permitir que os alunos de um colégio público norte-americano não fracassem na vida. Persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática. Baseado em fatos reais.

- Meu Mestre, Minha Vida (1989) - Convidado para assumir a direção de uma das piores escolas de Nova Jersey, professor Clark (Morgan Freeman) usará métodos pouco ortodoxos para colocar alunos e subordinados nos trilhos. Sua postura autoritária, porém o fará conquistar inimigos.

- Sociedade dos Poetas Mortos (1989) - Quem assistiu não esquece de John Keating (Robin Williams), um professor de literatura que usa métodos pouco ortodoxos para inspirar os alunos de um colégio interno altamente conservador.

- Mr. Holland – Adorável Professor (1995) - O filme passa em revista a trajetória profissional de Glenn Holland (Richard Dreyfuss), um músico que sonha em compor uma sinfonia, mas que precisa se sustentar do magistério para tentar o plano realidade.

- A Corrente do Bem (2000) - Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, desafia os seus alunos a criar algo que possa mudar o mundo _ e tem a vida transformada quando a ideia de um deles funciona.

- Escola do Rock (2003) - Aparentemente, Dewey Finn era um fracassado, mas quando vai lecionar em uma escola de música, faz de tudo para repassar seu conhecimento musical para um grupo de talentosas crianças.

- O Sorriso de Monalisa (2003) - O pensamento e o modo de vida da professora Katherine Watson (Julia Roberts), considerado muito avançado para os conservadores dos anos 60 _ inspira as alunas a repensarem suas escolhas.

- Vem Dançar (2005) - Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário para dar aulas para alunos problemáticos de uma escola pública de Nova York. Para isso, o usa o hip hop.

- Escritores da Liberdade (2007) - Jovem e idealista, a professora Gruwell (Hilary Swank) leciona em uma escola paralisada pela violência e pela tensão racial. Para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, lança mão de métodos diferentes de ensino.

- O Grande Desafio (2007) - Baseado em fatos reais, o filme mostra a jornada do professor Melvin Tolson (Denzel Washington)na preparação dos alunos de uma faculdade pública para competir contra estudantes de Harvard num campeonato de debates.

- Entre os Muros da Escola (2008) - O professor François Marin tenta manter o idealismo apesar da dura realidade das salas de aula de uma escola de Ensino Médio na periferia de Paris.

- Verônica (2009) - Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro, que se envolve profundamente com Leandro (Matheus de Sá), um aluno de 8 anos que teve os pais assassinados e que corre o risco de morrer.

- Preciosa (2009) - Pobre, grávida de um filho de seu próprio pai e agredida constantemente pela mãe, Precious (Gabourey Sidibe), trilhava um caminho inescapável para a infelicidade. Em sua trajetória surge, entretanto, a professora Ms. Rain (Paula Patton) que, lecionando para garotas “fora da curva”, faz com que Precious descubra sua autoestima e lute por um novo recomeço de sua vida. Baseado em fatos reais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Envie seu Comentário