Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um beijo é um beijo

27 de março de 2015 0
(Foto: Reprodução/TV Globo)

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Nos últimos dias, por várias vezes me perguntaram se eu escreveria algo sobre a campanha nas redes sociais contra a novela Babilônia e sobre o boicote proposto pela Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional (FPE). Boicote esse emfunção da abordagem homossexual do par formado pelas personagens de Nathália Timberg e Fernanda Montenegro na trama das nove da Globo.

Tive preguiça, confesso. Primeiro porque acho que as pessoas têm o direito de assistir ao que quiserem - o chato é quando querem impedir toda a sociedade de ver o que não acham adequado. Em segundo lugar, acho as que nem todos os evangélicos concordam em gênero número e grau com as lideranças da FPE, que me parecem excessivamente dispostas a buscar versar sobre temas polêmicos (que sempre geram holofotes).
Comentei que preferiria comentar alguma reação de Nathália e Fernanda – ambas com 85 anos de vida e mais de 60 de experiência nos palcos - sobre a repercussão do beijo de suas personagens. Em entrevista à Veja, Fernanda não me decepcionou.
- A cena já estava gravada quando, uma semana antes, um menino foi morto pelos amigos da escola por ser adotado por um casal gay. Não vi ninguém escandalizado (…). E vão se escandalizar com o beijo casto de duas atrizes experimentadas de quase cem anos de idade? - referindo-se ao assassinato de um garoto pelos colegas em Ferraz de Vasconcelos (SP), no início do mês.

****

Desde segunda-feira, nas redes sociais o que mais bomba é o texto da médica Emmanuelle Lira, que “desconstruiu”, em seis tópicos a polêmica do beijo gay na TV. Vou reproduzir, abaixo, o segundo tópico. Os demais você pode conferir no site do Diário (ou na página da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, que compartilhou essa pérola no Facebook).

“2. O Beijo gay é o mesmo que qualquer Beijo. Ser gay é uma característica de pessoas, não de Beijos. Não existe Beijo negro ou Beijo gordo. Ah, e também é facultativo. Ninguém é obrigado a beijar alguém do mesmo sexo.”

 

Envie seu Comentário