Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Momento de escolher a carreira: Saiba quais são as 4 profissões do futuro

24 de fevereiro de 2017 4
Imagem matéria estudos_v2

Divulgação

Quem se depara com a inscrição em uma universidade sabe o desafio que é escolher a profissão que irá seguir por boa parte da vida. São muitos os fatores em jogo: identificação com a carreira, aptidão pessoal, mercado de trabalho… Pois, parece que, apesar do grande número de áreas de atuação disponíveis, grande parcela da população universitária se identifica com os mesmos cursos.
Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgados no final de 2016, 49,8% das matrículas no ensino superior no Brasil se concentram em apenas dez cursos. Isso parece fazer com que os vestibulares paradireito, administração e pedagogia, por exemplo, sejam mais procurados, certo? Pode ser que sim, mas também indica que há mais vagas para essas graduações, o que representa um grande número de profissionais formados ingressando anualmente no mercado de trabalho. Por isso, não basta obter boas notas durante a graduação: na busca por uma vaga, é importante ter diferenciais em relação a outros candidatos, como conhecer outros idiomas, morar fora do país e atuar em estágios na área.

 
As profissões do futuro
Áreas ligadas à saúde: Os profissionais responsáveis por saúde e qualidade de vida continuam fundamentais, especialmente por causa do envelhecimento da população.

profissoes-saude
Tecnologia da informação e comunicação: a tecnologia está mudando o mercado, desde formas de produção até de relacionamento interpessoal. Especialistas nessa área terão vasto campo de atuação.

 

profissoes-comunicacao
Educação: O aumento do poder de consumo – apesar da crise, 105,5 milhões de brasileiros estão na classe C, com renda média entre R$ 1.734 e R$ 7.475 – também acelera a procura por qualificação técnica e universitária, aumentando a demanda por serviços de educação.

 

profissoes-educacao
Energia e ecologia: Aqueles que atuarem com produção de energia a partir de fontes renováveis e com áreas ligadas à ecologia não só estarão bem cotados nos negócios do futuro, mas também ajudarão a mudar o planeta.

profissoes-ecologia
Os cursos com maior número de matriculados em 2015
Direito – 853.211
Administração – 766.859
Pedagogia – 655.813
Ciências Contábeis – 358.452
Engenharia Civil – 355.998
(dados divulgados em outubro de 2016)
Fonte: Censo da Educação Superior do Inep

Benefício Clube do Assinante ZH:

Aproveite benefícios especiais para aperfeiçoar seu currículo com até 50% de desconto. Nas instituições Universitário Escola Técnica, Faculdade Estácio, FGV, Univates e IDC sócios do Clube têm descontos.

Comentários (4)

  • Michael Borges Rodrigues diz: 5 de março de 2017

    Satisfação em participar desta Coluna pois, na Vez do meu Segundo Grau foi Bem Pouco Divulgado este Tipo de Informação que serve de um Baita Auxilio.

  • Jacques Farias diz: 6 de março de 2017

    É por essas e outras que têm mais advogados do que gente hoje em dia! O número de matriculados em Direito é assustador.

  • Gonçalves Ndinte diz: 14 de março de 2017

    Aqui em um dos cursos mais concorrido é o curso de Direito mas infelizmente os mesmo uma vez formados, não se faz sentir a sua presença na sociedade.

  • Aline Rosa diz: 19 de março de 2017

    Mas as áreas de atuação para quem cursa ciências jurídicas são muitas, é um curso bem amplo realmente: há formados que pretendem prestar concurso público p/ defensoria, polícia civil…outros que vão mais adiante, até mesmo chegando à magistratura. Nem só de futuros advogados se faz este povo todo. E aliás, os profissionais da advocacia também são gente viu; respeite para ser respeitado!

Envie seu Comentário