Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lula manterá texto do Ficha Limpa

01 de junho de 2010 0

No que depender do Planalto, o projeto Ficha Limpa – que proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados por crimes dolosos por mais de um juiz – deve ser sancionado sem alterações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve aprovar inclusive a alteração de última hora incluída pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que estabeleceu apenas para futuros condenados o impedimento de se candidatarem.
Lula será orientado em sua decisão pela Advocacia-Geral da União (AGU), que defende a sanção do texto no formato em que foi encaminhado pelo Congresso. O texto estabelece que pessoas condenadas por corrupção eleitoral, por compra de voto ou por gastos ilícitos de recursos de campanha ficam inelegíveis por oito anos.
O projeto também torna inelegíveis pelo mesmo prazo detentores de cargo na administração pública condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico. Juízes e integrantes do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente também não poderão se candidatar pelo prazo de oito anos, segundo a medida. Duas consultas submetidas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem esclarecer se as alterações na lei de inelegibilidades valerão para as eleições deste ano.

Envie seu Comentário