clicRBS
Nova busca - outros
20 mar10:36

VIDA ÚTIL: Fé. A força mais potente do universo

Kelly Meller – kellymeller@hotmail.com

Essa busca por uma vida melhor exige a todo instante dedicação e reflexão. É no dia-a-dia que avaliamos como anda a sintonia entre nossas crenças e nossas práticas. O tema é desafiador: Ser Feliz. Isso inclui viver relações harmoniosas, saber lidar com as dores e as dificuldades, enfrentar o desafio com coragem e autoconfiança, ajudar sem esperar nada em troca, ficar em paz.

“Por não sermos fiéis aos nossos pensamentos, palavras e atitudes, acabamos vivendo o dia a dia de forma incoerente”, afirma Luciana Ferraz, coordenadora da Brahma Kumaris, uma das mais importantes organizações espirituais do planeta.

Isso cria conflitos que nos impedem de saber o que queremos e como fazer para alcançar nossos ideais, desviando-se do crescimento espiritual. Acreditamos que um ser livre faz escolhas conscientes no pensar e no agir.

Quem não é fiel aos próprios valores se afasta das realizações pessoais, vive frustrado e torna a tristeza, a desilusão, o medo e a angústia visitantes assíduos ao seu dia a dia.

É real a importância em manter o foco e a concentração nas atividades e nos objetivos, evitando pensamentos inúteis ou negativos. Fazer benfeito tudo o que nos cabe também ajuda a construir uma identidade e a enxergar a vida com mais clareza e autoconfiança.

“É assim que a espiritualidade se manifesta dentro de você”, sintetiza a terapeuta Reikiana Márcia Cargnin. “Você se sente mais harmoniosa consigo e com a natureza, aprende a conviver com a verdade e a se responsabilizar pelos seus atos, e tem, finalmente, liberdade de decidir o que é melhor”, completa a terapeuta Márcia.

Esse treino não é fácil, exige disciplina, empenho e coragem. Alguns especialistas sugerem como caminho para conseguir viver a espiritualidade no dia a dia a instropecção e depois a divisão de todo conhecimento e sentimentos conquistados.

A BUSCA ESPIRITUAL

Leituras, palestras, seminários e cursos são formas de receber informação. O conhecimento como fonte de renovação é o canal para novos entendimentos e a grande chance de alterar velhas atitudes. Questione-se, avaliando se as informações fazem sentido para você, e como poderá usá-las como instrumento de transformação.

A FORÇA DA VERDADE

O que pensamos deve ser coerente em como agimos, senão travamos uma espécie de guerra interior. É preciso alinhar intenções, pensamentos, palavras e atitudes. Sendo verdadeiro, terá clareza, discernimento e sensação de alma lavada. Ser verdadeiro nos coloca diante do que somos e nos torna aliados de nós mesmos, sendo necessário dizer sempre a verdade, evitando a emoção. “Se não estiver preparado, não fale, nem reaja”.

MEDITAÇÃO É O CAMINHO

Os nossos problemas e pensamentos são como névoa impedindo-nos de ter clareza. Na meditação, criamos uma energia para enxergar nossas qualidades e nelas buscar força. A prática limpa pensamentos e atitudes negativas e aquieta a alma.

Para quem tem dificuldade e a mente muito agitada a solução é observar esses pensamentos, encarando-os como pensamentos passageiros. Uma hora a concentração virá.

FOCO

Estar em sintonia com a realidade é um grande desafio. Temos a tendência de colorir os fatos com as nossas cores, limitada e condicionada por experiências do passado. Foco é a questão. Uma dica é relatar a versão de um fato tentando escutar e avaliar se não acrescentou ao ocorrido expressões de suas neuroses e medos. Esse exercício ajuda a se ater ao real e estar sempre pensando no Foco.

“Espiritualidade não é um milagre nem algo que vem de fora para dentro, mas o momento de fazer uma transformação anterior”.

* Kelly Meller é Colunista do clicRBS Noroeste Missões

Por

Um Comentário »

  • Lauren disse:

    Visitando o site esbarro com esse texto que cai como luva. Era bem o que precisa ouvir e ler hoje, me ajudou muito.Já estava com saudades dos textos da enfermeira Kelly,gosto muito.

Comentários