Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Viagens de avião durante a gestação

07 de julho de 2013 0


Com a proximidade das férias de julho, muitas gestantes perguntam se é seguro viajar de avião. As companhias aéreas têm regras bem estabelecidas para o embarque de gestantes e , antes de tudo, o obstetra deve ser consultado para avaliar os possíveis riscos de uma viagem durante a gravidez.

Sempre que possível, a gestante deve optar por viajar entre 14-27 semanas, pois é o período de menor risco e desconforto. Quando existem  situações de risco, como sangramento vaginal, trabalho de parto prematuro ou hipertensão, as gestantes devem evitar se afastar de seu local de moradia pelo risco de complicações.

Para as companhias aéreas, as grávidas com até 27 semanas devem preencher uma declaração de responsabilidade no momento do check-in. Entre 28-35 semanas é necessária a apresentação  de atestado médico autorizando a viagem, com data de no máximo uma semana antes do embarque. Para viajar entre 36-39 semanas, somente se a gestante estiver acompanhada de um médico responsável. Não são permitidas viagens na última semana de gestação (40 semanas) e nos 7 dias de pós-parto.
Em caso de gestação gemelar, as viagens a partir de 32 semanas só são permitidas com o acompanhamento do médico responsável.

Além disso, aqui vão algumas dicas:

- Em voos longos, é recomendável levantar-se regularmente para melhorar a circulação sanguínea nas pernas. O uso de meias elásticas próprias para gestantes também está indicado.

- Lembrar que o ar dentro do avião é mais seco, devendo-se beber bastante água. Também é conveniente usar  um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, isto aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.

- Porque a turbulência nem sempre pode ser prevista, durante todo o tempo que estiver sentada a gestante deve estar com cinto  de segurança, uma vez que o risco de trauma pode ser significativo.

- Grávidas têm vontade de urinar com mais frequência. Portanto, devem escolher um assento no corredor para ter mais mobilidade e vestir roupas  confortáveis e fáceis de tirar, como vestidos, para facilitar as constantes idas ao banheiro.

Seguindo estas recomendações e usando o bom senso, as viagens aéreas durante a gestação tendem a ser seguras e tranquilas.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário