Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Obesidade e produção de espermatozoides

09 de fevereiro de 2014 0

A obesidade é hoje um problema de saúde pública e pesquisas recentes mostram que o aumento de peso traz problemas para a saúde geral do indivíduo e também para a sua saúde reprodutiva.

Recente trabalho nos Estados Unidos acompanhou 500 casais que estavam tentando engravidar. Neste estudo, foram avaliados o índice de massa corporal e o grau de obesidade nos homens, além da avaliação de uma amostra de sêmen. A conclusão deste estudo é de que homens com sobrepeso ou obesidade têm uma maior incidência de alterações no sêmen, como volume reduzido e menor contagem de espermatozoides.

A explicação para a obesidade diminuir a produção de sêmen não é bem conhecida, mas sabe-se que os  fatores hormonais e o aumento da temperatura na bolsa escrotal, causada pelo excesso de gordura abdominal, podem estar implicados.

Este trabalho reforça a importância de implementar medidas que reduzam a obesidade como forma de prevenir problemas clínicos como diabete e doenças cardiovasculares, mas também como forma de proteger a fertilidade masculina.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário