Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Declínio da fertilidade

16 de março de 2014 2

A fecundidade das mulheres diminui ao longo da vida. Durante a vida intrauterina, existem 6-7  milhões de óvulos no feto feminino. Já ao nascimento, são somente 1-2 milhões de óvulos e este número segue declinando de forma que na adolescência restam entre 300.00-500.000 óvulos e apenas 1000 na época da menopausa.

Desta forma, a fecundidade das mulheres inicia lentamente seu declínio em torno dos 32 anos e de forma mais rápida após os 37 anos. Este declínio também aparece nos resultados da fertilização “in vitro” (FIV). Em mulheres abaixo de 35 anos, a taxa de nascimento na FIV é de 41%, mas somente 12% em mulheres entre 41-42 anos e apenas 1% para mulheres acima de 44 anos.

À medida que a idade aumenta, o risco de outras doenças que também causam infertilidade, como miomas, obstrução tubária e endometriose, também aumenta. Da mesma forma, mulheres que são fumantes, tiveram cirurgia em ovário, fizeram quimioterapia ou têm história familiar de menopausa precoce, também têm maior risco de infertilidade.

Assim, fica o alerta para que as mulheres estejam atentas sobre o efeito negativo da idade sobre a fecundidade e também para que as mulheres acima de 35 anos que estão tentando engravidar não esperem mais do que seis meses de tentativa para iniciar a investigação de infertilidade.

Postado por Isabel de Almeida

Comentários (2)

  • camila urban diz: 17 de março de 2014

    ola, me chamo Camila, tenho 35a, estou fazendo investigação de infertilidade, há um ano sem contracepção, realizei na ultima segunda(10/03/14)uma videolaparoscopia, verificou-se: tuba à D obstruída e tuba à E tortuosa.
    Estou desesperançosa, qto a minha idade tem a possibilidade de engravidade, caso necessite de inseminação??
    realizarei uma histerosalpingografia, para confirmar diagnostico das tubas
    PORFAVOR CASO CONFIRME PRECISO DE AJUDA!!!

    se possível resposta, desde já grata!

    camila urban

Envie seu Comentário