Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Estilo de vida e complicações na gestação

23 de março de 2014 0

Antes de engravidar, é comum que as mulheres procurem o ginecologista para receberem orientações. Para otimizar o aconselhamento preconcepcional, é importante conhecer o estilo de vida do casal e identificar quais hábitos estão associados com risco aumentado de complicações na gestação.

Recente estudo realizado na Holanda entrevistou cerca de 2300 casais sobre seus hábitos de vida, dados da gestação, do parto e do recém-nascido. As conclusões mostraram que mulheres obesas apresentaram maior risco de hipertensão e diabete na gestação e um risco menor de terem bebês com baixo peso. Mulheres que fumaram durante a gestação tiveram maior risco de ter bebês com peso menor do que o esperado.

Já os hábitos de vida paternos não mostraram relação direta com riscos na gestação. Entretanto, o estudo mostrou que, quando as mulheres eram obesas ou fumantes, usualmente o esposo também era. Como se sabe, é difícil para a mulher mudar seus hábitos de vida se o marido permanecer com hábitos não saudáveis. Desta forma, pode-se dizer que o homem pode causar um dano indireto para o futuro bebê. Por isto, o aconselhamento antes da gestação deve envolver o casal e não somente a mulher, pois comprovadamente um estilo de vida saudável, sem cigarro e obesidade, com alimentação equilibrada, diminui a chance de complicações na gestação como diabete, hipertensão e retardo de crescimento intrauterino.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário