Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Conhecimentos sobre saúde reprodutiva

31 de março de 2014 0

Recente pesquisa nos Estados Unidos entrevistou 1000 mulheres entre 18-40 anos, de vários grupos étnicos, buscando identificar seus conhecimentos e práticas acerca de assuntos como gestação e saúde reprodutiva. Deste grupo, 80% tinha ensino médio completo ou mais.

Os resultados mostraram que a maioria das mulheres não relaciona menstruações muito dolorosas com endometriose e possível infertilidade. Cerca de 1/3 das entrevistadas desconhece a influência das doenças sexualmente transmissíveis sobre a fertilidade e 1/4 desconhece as implicações negativas da obesidade sobre a gravidez.

Além disso,  70% das mulheres entrevistadas entre 18-24 anos desconhece o risco da idade materna avançada sobre anormalidades cromossômicas no feto. Aproximadamente 40% das mulheres entrevistadas acreditavam que os ovários produzem novos óvulos durante a vida reprodutiva, o que não é verdade, pois os óvulos estão prontos desde a vida embrionária e vão sendo reduzidos durante a vida. Também, cerca de metade das entrevistadas acreditava, erroneamente, que algumas posições durante o ato sexual favoreciam a gestação, bem como ter relações sexuais mais de uma vez por dia aumentava as chances de concepção.

Em resumo, este estudo mostrou que existe um conhecimento limitados das mulheres acerca de suas questões reprodutivas e que existe uma carência de estratégias e informações por parte das equipes de saúde. Embora este estudo seja americano, é bem provável que os resultados no Brasil também apontem neste sentido, reforçando a necessidade de informações consistentes e confiáveis para as mulheres jovens.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário