Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Doença celíaca e reprodução

03 de agosto de 2014 0

A doença celíaca (DC) é uma desordem autoimune causada por uma resposta imunológica anormal a dietas que contêm proteínas do trigo, cevada e centeio, em indivíduos geneticamente suscetíveis.

A DC ocorre em adultos e crianças em aproximadamente 1% da população, mas somente 20 a 50% dos indivíduos afetados relatam sintomas. Os sintomas clássicos incluem diarreia crônica, distensão abdominal, fadiga, náuseas, vômitos e anemia. Entretanto, muitas vezes os sintomas gastrointestinais não são tão evidentes e podem levar tempo para serem reconhecidos. Além disto, muitas vezes os sintomas são atípicos e podem estar associados a menopausa precoce, infertilidade e abortamento de repetição.

Assim, embora sejam necessárias mais pesquisas para melhor estabelecer a relação entre DC e problemas reprodutivos, mais atenção tem sido dada à investigação de doença celíaca em mulheres com infertilidade sem causa aparente, abortamentos de repetição ou gestações com restrição de crescimento. Uma vez feito o diagnóstico, a instituição de uma dieta sem glúten pode melhorar as condições gerais de saúde e também a saúde reprodutiva destas mulheres.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário