Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Síndrome dos ovários policísticos e bebês prematuros

21 de setembro de 2014 0

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina presente em até 10% das mulheres em idade reprodutiva. É caracterizada pela presença de ciclos menstruais irregulares e longos, ovários policísticos, aumento de pelos e acne e resistência à insulina. Esta síndrome está associada com hipertensão arterial e diabete. A obesidade está presente em 30-70% das mulheres com SOP.

É sabido  que a SOP tem influência negativa  sobre a fertilidade e sobre a gestação. Diversos trabalhos têm correlacionado a presença de ovários policísticos com maior risco de abortamento, pré-eclâmpsia e diabete gestacional. Recente estudo realizado na Bélgica comparou gestantes obesas com gestantes de peso normal, ambos os grupos com diagnóstico de ovários policísticos.

Os resultados mostraram que as gestantes obesas tiveram uma incidência maior de nascimentos prematuros. Este dado reforça a importância de orientar as mulheres jovens e obesas a perderem peso antes de engravidar, como forma de prevenir efeitos negativos sobre a gestação e o bebê.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário